Inteligência geográfica para tomada de decisão será tema de palestra gratuita, no estilo bate-papo

A palestra online no estilo “talkshow” Inteligência Geográfica para Tomada de Decisão será realizada na próxima quinta-feira (28/3) às 19h30 (horário de Brasília).

O tema é mais que necessário, é imprescindível. A inteligência geográfica é mais do que apenas geolocalização. Ela é um ferramental cognitivo que habilita aquele que a utiliza a tomar as melhores decisões e mudar o curso dos acontecimentos.

Não basta conhecer a localização de um dado objeto ou fenômeno em um sistema de coordenadas. É preciso compreender a distribuição têmporo-espacial, ser capaz de reconhecer correlações e padrões válidos, e dar respostas e soluções a problemas reais a partir disso.

É verdade que a inteligência artificial já é capaz de processar os dados e mesmo encontrar relações e padrões com muito mais rapidez, mas sem a orientação e os conhecimentos de um profissional, a máquina pode criar algoritmos discriminatórios e errados, fazer análises vazias ou desastrosas, por não entender questões sutis de comportamento humano, mudança geracional, entre diversos outros fatores.

Além de estatística espacial, a inteligência geográfica ainda aborda o conhecimento avançado em Geografia, bases de dados geográficos e geoprocessamento, mas não só. Exige também conhecimentos em Tratamento da Informação, Programação e Gestão e Planejamento Urbano e Rural. Tudo isso, com “pitadas transversais” de conhecimento em História, Gerenciamento de Projetos, Administração Pública e Negócios, dependendo dos problemas de negócio com os quais se lida.

É um tipo de inteligência estratégica, que pode garantir a sobrevivência ou a vitória, e esse tipo é, hoje em dia, dos mais valiosos. Resumindo: vale a pena investir na inteligência geográfica.

Inscreva-se gratuitamente na palestra Talkshow: Inteligência geográfica para a tomada de decisão.

Capacitação com Inteligência Geográfica

O Instituto GEOeduc oferece um curso sobre SIG para Gestão de Cidades no Verão, que aborda conceitos e ferramentas de planejamento e SIG, aplicados a fenômenos sazonais típicos do verão brasileiro. Além disso, o aluno aprende a produzir mapas e painéis de BI para apoiar a gestão de cidades durante essa época do ano. É um curso que mostra como a inteligência geográfica pode apoiar a gestão pública em decisões de planejamento.

Fonte: GEOeduc

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem de capa: Divulgação