Prazo para inscrição com desconto nas atividades (cursos, seminários e fórum) do DroneShow e MundoGEO Connect 2019 termina nessa quarta-feira

regulamentacao e empreendedorismo com dronesConhecer a legislação que regula o uso comercial de drones e entender a jornada do empreendedor no setor é essencial para quem atua ou pretende atuar nesta área com qualidade, segurança jurídica e rentabilidade.

Para quem trabalha comercialmente com drones é preciso atender às regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), bem como do Ministério da Defesa (MD) caso a empresa atue com Aerofotogrametria. É necessário, ainda, conhecer os tipos de aeronaves, sensores e softwares para diferentes aplicações e situações.

Três atividades vão abordar a Regulamentação e o Empreendedorismo com Drones durante o DroneShow e MundoGEO Connect 2019, que acontecem de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A MundoGEO organiza estes eventos juntos desde 2016 e prevê reunir 4 mil participantes, 80 expositores e 100 palestrantes em mais de 30 atividades, gerando mais de 230 horas de conteúdo.

“A grande novidade do evento deste ano certamente será a presença, pela primeira vez, de representantes do Ministério da Defesa como palestrantes do DroneShow”, comemora Eduardo Freitas, Engenheiro Cartógrafo e coordenador de conteúdos da MundoGEO. “O MD estará no painel sobre novidades na legislação dos drones levando em conta as novas demandas do setor, os avanços tecnológicos e a garantia de segurança das operações”, complementa.

O prazo para inscrição com desconto nas atividades (cursos, seminários e fórum) do DroneShow e MundoGEO Connect 2019 termina nessa quarta-feira (10/4) às 23h59 (hora de Brasília). Veja a programação completa do evento e garanta sua vaga!

Pré-Curso: Regulamentação para trabalhar com Drones

Este curso tem como objetivo instruir os participantes sobre a legislação brasileira em vigor que deve ser atendida para operar os seus equipamentos de forma legal e dentro das normas das entidades reguladoras (Anatel, Anac, Decea e MD), com ênfase na prestação de serviços de filmagens profissionais, mapeamento, inspeções, agricultura, segurança, entre outras.

Serão apresentadas as normas de cada entidade, a sua base legal e a documentação exigida para cada tipo de uso e operação dos drones, comentando os sistemas de cada Agência e que devem ser utilizados em cada processo, desde a homologação junto à Anatel, o cadastro e habilitação pra operar drones junto à Anac e as solicitações de acesso ao espaço aéreo junto ao Decea, sem deixar de lado as boas práticas para as principais operações e como estar preparado para uma eventual fiscalização, fechando o curso com um resumo sobre a regulamentação do MD.

O instrutor será Carlos Galassi, Arquiteto com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e já editou um blog premiado sobre o tema. É operador de diversos modelos de drones, fotógrafo amador e sócio fundador da OCA Solutions, empresa atuante desde 2013 no mercado da construção civil com foco na consultoria e gestão de projetos e obras que utiliza drones para diversos serviços técnicos e captação de imagens especializadas. Em 2016 criou a CG Drone, braço da OCA que tem foco na legalização de equipamentos e operações e na capacitação de operadores para uso de drones recreativos ou comerciais. É ainda sócio fundador da ABPR – Associação Baiana de Pilotos Remotos e participante ativo da campanha Drone Consciente do DECEA.

Pré-Curso: Empreendedorismo na Prestação de Serviços com Drones

regras para empreender com dronesCom a rápida ascensão de novas tecnologias e metodologias de aquisição de dados nos últimos anos, a utilização de drones vem cada ganhando cada vez mais adeptos. A oportunidade de empreender e de inovar com drones foi vislumbrada por diversos tipos de profissionais para realizar desde trabalhos audiovisuais a projetos de engenharia.

Mas quais são os desafios de abrir uma empresa que presta serviços com drones?

Este minicurso tem como objetivo apresentar as etapas da jornada de constituir uma empresa prestadora de serviços com drones. Os desafios de criar e conduzir um negócio envolvendo drones são muitos. Neste curso, com base em experiências reais, foram reunidos os passos da jornada do empreendedor de drones.

O curso tem como foco dar subsídios para que o aluno consiga visualizar e entender as principais questões legais que enfrentará (em suas últimas atualizações), como Anac, Decea, MD, a documentação exigida, os objetos sociais necessários, e entre outros tópicos, os requisitos técnicos.

A instrutora será Janice Ferreira da Silveira, Engenheira Hídrica formada pela Universidade Federal de Pelotas (2015) e atualmente mestranda em Geotecnologias aplicadas aos Recursos Hídricos na UFPel. Possui experiência em projetos de recursos hídricos, como outorgas, irrigação e segurança de barragens, licenciamento ambiental e geotecnologias. Atua há mais de 5 anos na operação e gerenciamento de projetos com RPAs (Drones ou VANTs), tendo atuado em todo território nacional em projetos com Vants. Foi finalista do Prêmio Droneshow Latin América 2018 na categoria empresária do ano. É atualmente sócia-fundadora da Planah, empresa com foco educacional e na prestação de serviços com drones e da Vantum, a plataforma online de processamento, visualização e compartilhamento de imagens capturadas por vants.

7º Fórum Empresarial de Drones: Mercado e Regulamentação

A sétima edição do Fórum Empresarial de Drones – Mercado & Regulamentação apresentará dados atualizados do mercado mundial e nacional do setor, além de um panorama global e os pontos principais da atual legislação brasileira definida pelas agências reguladoras do setor.

Serão analisados os avanços tecnológicos, as novas demandas e os ajustes que a legislação poderá ter a curto, médio e longo prazos. Especial atenção será dada aos processos de fiscalização das boas práticas e aos mecanismos de orientação e punição das infrações administrativas e penais.

O mediador será Emerson Granemann, fundador e atual CEO da MundoGEO, empresa promotora de eventos e geradora de conteúdo nas áreas de geolocalização e drones. É coordenador dos Fóruns Empresariais destes setores. Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no setor de produção cartográfica, onde constatou a necessidade de conectar produtores e usuários da geoinformação. Decidiu então criar o evento MundoGEO Connect. Recentemente, percebendo o imenso potencial das aplicações dos drones, criou a DroneShow com foco no profissionalismo do setor e na segurança das operações nas áreas de infraestrutura, agricultura, segurança, defesa, meio ambiente, recursos naturais.

Dentre os palestrantes confirmados no fórum estão representantes da Anac, Decea, MD, Xmobots, SMX, dentre outras instituições.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Expositores confirmados no DroneShow e MundoGEO Connect 2019

Na feira do DroneShow e MundoGEO Connect, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: DroneShow