Notícia Patrocinada – Santiago & Cintra torna-se a primeira empresa do Brasil a comercializar drones certificados pela ANAC para voos BVLOS

certificacao drone ebeeEm solenidade nesta terça feira (16/4) pela manhã, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em São Jose dos Campos (SP), a empresa Santiago & Cintra Geotecnologias (S&C) recebeu o certificado da primeira Autorização de Projeto de RPAS (drone) para voos BVLOS no Brasil.

Os modelos Autorizados para voos BVLOS pela ANAC são os produtos da senseFly: eBee Classic, eBee Classic RTK, eBee Plus e eBee SQ.

Esses drones são comercializados no Brasil pela empresa Santiago & Cintra Geotecnologias.

Entenda a diferença entre BVLOS x VLOS

Realizando voos VLOS os usuários de qualquer tipo de Drone ficam limitados a voar em um raio de no máximo 500 metros. Para estender o alcance, seria necessário colocar um observador a cada 500 metros do ponto de lançamento, técnica está chamada de EVLOS, ou seja o VLOS estendido, o que acabaria aumentado o custo com equipe de campo.

Segundo Eduardo Oliveira, presidente da Santiago & Cintra, “com a certificação BVLOS, que elimina a necessidade de observadores adicionais em um raio de cinco quilômetros, os usuários podem cobrir áreas muito maiores ou ainda mapear áreas de difícil acesso, distantes do ponto de lançamento, entre outras vantagens”.

A S&C realizará um webinar específico sobre o eBee e as vantagens do BVLOS. Registre-se e garanta sua vaga.

Processo de autorização

Após quase dois anos da publicação da RBAC-E94, norma que regulamenta o uso de aeronaves não tripuladas para uso civil, a ANAC autorizou os dois primeiros projetos de drones do país para voos BVLOS.

Com estas aprovações, os RPAs modelos eBee Classic (S.O.D.A.), eBee Plus e eBee SQ, passaram a ser os primeiros e únicos drones autorizados a realizar voos de até 400 pés (120 metros) de altura e raio de 5 quilômetros de extensão, sem a necessidade de observadores e licença/habilitação de pilotagem para drones.

vlos e bvlos

O trabalho de certificação destes dois projetos se iniciou em 18 de dezembro de 2017 e envolveu o trabalho de engenheiros brasileiros e suíços.

drones ebeeAinda segundo Eduardo Oliveira, “a participação da senseFly foi fundamental. A qualidade técnica da linha eBee, auxiliou muito a agilização desse processo. Foi necessário o desenvolvimento de uma série de manuais, documentos, relatórios técnicos e ensaios (em laboratório, solo e voo) que comprovaram que tais RPAs da senseFly atendem a todos os critérios de segurança definidos pela norma”.

A autorização expedida permite que as aeronaves possam receber um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA – CAER, indicando a capacidade de a aeronave operar com segurança em voos com alturas até 400 pés (120 metros) e raio de até 5 quilômetros.

Para auxiliá-la nesse projeto, a Santiago & Cintra e a senseFly contrataram a AL Drones. A empresa é especialista em engenharia e certificação de Veículos Aéreos Não Tripulados. “A Autorização de Projeto ANAC para voos BVLOS envolve a demonstração dos requisitos da Regulamentação RBAC-E N°94, específica para Aeronaves Não Tripuladas. Os relatórios de certificação devem demonstrar que o RPAS (drones) cumpre com os requisitos aplicáveis, através de análises de engenharia e ensaios em voo. São horas de ensaio e engenharia para demonstrar à ANAC o cumprimento dos requisitos. O processo é trabalhoso, mas certamente aumenta a segurança da operação RPAS no país”, afirmam os sócios da AL Drones, André Arruda e Lucas Florêncio, responsáveis pelo processo dos drones senseFly. ”

Pioneira no mercado de atuação

A Santiago & Cintra foi a primeira empresa do país a comercializar drones profissionais para mapeamento e neste ano em que completa 40 anos de existência, torna-se a primeira empresa do mercado a comercializar drones certificados pela ANAC para voos BVLOS.

A Santiago & Cintra tem participação confirmada na feira DroneShow 2019, que irá acontecer de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP). O estande contará com toda a linha de drones profissionais de asa fixa da senseFly.

equipe santiago e cintra

Fonte: DroneShow