Novos programas de observação da terra estão surgindo para fortalecendo fortalecer as aplicações em águas interiores

O livro digital Introdução ao Sensoriamento Remoto de Sistemas Aquáticos – Princípios e Aplicações, resultado do esforço de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de colaboradores, já está disponível para download em www.dpi.inpe.br/labisa/livro.

A publicação é fruto de um esforço conjunto de seis autores, sob a liderança do Dr. Claudio Barbosa. Esse grupo é formado por membros do Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos localizado no Inpe, em São José dos Campos (SP).

O livro possui uma importância para o atual momento do sensoriamento remoto, pois novos programas de observação da terra estão surgindo para fortalecendo fortalecer as aplicações em águas interiores.

Os estudos de dinâmica dos constituintes na água e o monitoramento contínuo dos sistemas aquáticos são cada vez mais explorados em trabalhos científicos.

Nesse contexto, esse livro dedica-se em consolidar os conceitos do sensoriamento remoto em águas continentais.

O leitor terá acesso aos princípios básicos da óptica hidrológica, instrumentação aquática, satélites e sensores orbitais, e exemplos de aplicações.

Portanto, esse conteúdo é uma oportunidade para os novos usuários e profissionais com interesse no sensoriamento remoto de águas interiores.

LabISA

O Laboratório de Instrumentação de Sistemas Aquáticos (LabISA) foi criado no final de 2013 por um grupo de pesquisadores das divisões de Sensoriamento Remoto (DSR) e de Processamento de Imagens (DPI) da Coordenação de Observação da Terra (OBT) do Inpe.

Ele foi motivado pelo aumento no número de estudos voltados à aplicações de sensoriamento remoto para estimativa de propriedades físicas, biológicas e químicas de águas continentais, por ganhos tecnológicos recentes e pela demanda crescente do uso racional da água doce.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação