Notícia Patrocinada

Detecção de Deformações na Barragem de Brumadinho Através do Processamento da Série Temporal de Dados Interferométricos do Radar Sentinel-1

No último dia 17 de abril, a empresa SulSoft apresentou, no XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, o estudo desenvolvido pela empresa Sarmap relacionado a detecção de deformações sobre o maciço da barragem a montante do Feijão, em Brumadinho (MG).

Os resultados da análise foram gerados a partir do processamento da série temporal de dados interferométricos do satélite Sentinel-1 no período entre 2015 a 2019, usando o software ENVI + SARscape 5.5.

O estudo revelou, conforme as ilustrações demonstram, uma acentuada taxa de deformação entre setembro de 2018 e janeiro de 2019, sobretudo nos pontos A (linha vermelha) e C (linha azul) do gráfico, correspondendo aos pontos onde o colapso da barragem se iniciou.

O estudo mostra que a técnica de monitoramento através de imagens SAR pode contribuir significativamente para a determinação de fatores de risco para esse tipo de barragem.