Por Luciene Stamato Delazari* e Leonardo Ercolin Filho**

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anuncia o lançamento da nova base cartográfica do Centro Politécnico, em Curitiba (PR).

O projeto UFPR CampusMap

A administração pública necessita de dados geoespaciais atualizados e confiáveis que representam o ambiente urbano. Estes dados podem ser obtidos por meio de dispositivos móveis (smartphones), mapeamento colaborativo e tecnologias de sensoriamento remoto como o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado).

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem uma estrutura física composta de 26 campus, em diferentes cidades do Estado do Paraná. Sua estrutura é composta por 14 setores, além dos campi de Jandaia do Sul e Toledo.

De acordo com o relatório “UFPR em Números” do ano de 2018, são mais de 11 milhões de metros quadrados de área de terreno, cerca de 500 mil metros de área construída e 316 edificações. São 6362 servidores, entre técnicos administrativos e docentes, cerca de 50.000 alunos de graduação e 10.000 de pós-graduação e grande parte da comunidade acadêmica desconhece o espaço no qual desenvolve suas atividades.

Se forem consideradas as pessoas externas à essa comunidade que circulam pelas dependências da UFPR, esses números crescem ainda mais: são prestadores de serviços terceirizados, entregas e a comunidade em geral. O desconhecimento do espaço e de suas características têm impactos diretos em questões como gerenciamento de recursos (materiais e humanos), da infraestrutura dos campi, tanto no interior quanto no exterior dos edifícios, segurança, dentre outras questões que podem ser suportadas pelo uso de uma base de dados geoespaciais atualizada como elemento básico para o conhecimento do espaço.

Em 2014, iniciou-se um projeto denominado “UFPR CampusMap”, no qual um dos objetivos consiste em mapear o interior dos edifícios que compõem os diferentes campi da UFPR. Entretanto, durante o desenvolvimento do projeto de mapeamento indoor, verificou-se que a base cartográfica disponível no campus se encontrava significativamente desatualizada, pois foi gerada no ano 2000.

Diante desse cenário, no ano de 2017, professores do Departamento de Geomática (DGEOM) deram início ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento de metodologias visando a geração de uma base de dados geoespaciais que permitirá aos diversos usuários do campus Centro Politécnico, o conhecimento e a gestão dos espaços da universidade.

Neste contexto, o campus Centro Politécnico foi definido como área para o desenvolvimento de um projeto piloto, no qual a metodologia de coleta, processamento, análise e divulgação de dados está sendo desenvolvida, testada e será validada para que possa servir de referência para as demais localidades de interesse. Maiores informações sobre o projeto encontram-se disponíveis na página www.campusmap.ufpr.br.

Dentre as principais etapas realizadas para a geração da nova base de dados geoespaciais, destaca-se a execução de um levantamento aerofotogramétrico na área do Centro Politécnico utilizando a tecnologia VANT, bem como o georreferenciamento que possibilitou a restituição estereofotogramétrica na escala 1:1000 da área do campus.

Tais atividades foram realizadas em parceria com as empresas Mundi Serviços de Geodésia Cartografia e Segurança de Trabalho Ltda e Brasil Sul Mapas Serviços Cartográficos Ltda, bem como o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR).

Foi utilizado para a execução do aerolevantamento um VANT modelo Phantom 4 fabricado pela empresa DJI que é uma empresa de tecnologia chinesa conhecida como um fabricante de veículos aéreos não tripulados, comumente conhecidos como drones, para fotografia aérea e videografia.

As especificações técnicas desse equipamento encontram-se disponíveis no site da DJI no link: www.dji.com/br/phantom-4/info#downloads. O aerolevantamento foi executado no dia 12 de novembro de 2017 e compreendeu 10 missões de voo (decolagens) para recobrir toda a área do campus Centro Politécnico.

O processamento para o georreferenciamento dos dados foi realizado utilizando técnicas de SfM (Structure from Motion) baseada em algoritmos de SIFT (Scale-Invariant Feature Transform) do programa Agisoft Photoscan.

O referencial planimétrico adotado no processamento foi o de coordenadas na projeção cartográfica Universal Tranversa de Mercator (UTM), Fuso 22 (Meridiano Central 51°W). O referencial altimétrico adotado foi o de altitudes ortométricas obtidas a partir de levantamento com tecnologia GNSS e ondulação geoidal calculada no programa MAPGEO2015.

Dentre os produtos gerados e disponibilizados na página do projeto, destaca-se:
• Nuvem tridimensional de pontos com densidade aproximada de 600 pontos/m²
• Mosaico ortoretificado com resolução espacial de 5cm
• Modelo digital de superfície com resolução espacial de 5cm
• Base cartográfica vetorial na escala 1:1000

Na etapa de análise dos resultados do controle de qualidade conforme critérios do Padrão de Exatidão Cartográfica de Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD), o georreferenciamento do bloco de imagens apresentou precisão planimétrica proporcional a escala 1:580 e altimétrica proporcional a escala 1:180.

Analisando a exatidão, foi possível comprovar que o georreferenciamento apresentou exatidão planimétrica compatível com a escala 1:290 e altimétrica compatível com a escala 1:240. Tanto sob o ponto de vista da precisão quanto da exatidão, notou-se que o georreferenciamento obteve resultados compatíveis com a escala 1:1000 para a classe “A” do PEC-PCD.

Os produtos gerados e outras aplicações podem ser encontradas no site UFPR Campus Map. Esta aplicação foi desenvolvida utilizando JavaScript®, LeafLet, BootStrap, HTML5 e CSS.

As aplicações desenvolvidas têm por objetivo demonstrar o uso da geoinformação para auxílio em atividades de gestão, como por exemplo: áreas de estacionamento, segurança, inventário de recursos, entre outros.

No mapeamento do interior dos edifícios foram coletadas as informações referentes a todos os ambientes existentes, classificados por Setor, Departamento, tipo (sala de aula, laboratório, por exemplo) e uso (acadêmico, administrativo, comercial).

Considerando a relevância do projeto no contexto administração dos espaços públicos e com o intuito de gerar a base de dados geoespaciais das demais unidades da UFPR, o Setor de Ciências da Terra criou o CEPAG – Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação.

O principal intuito desse centro de pesquisas é promover ações que possibilitem a gestão eficiente dos diversos recursos nos campi da UFPR através do conhecimento atualizado do território, cujo escopo envolve o desenvolvimento das seguintes atividades:
• Produzir e manter atualizada de forma sistemática e programada as bases cartográficas de todos os campi da UFPR
• Propor soluções de mapeamento para os diferentes usuários da universidade e da comunidade (prefeituras e órgãos governamentais)
• Homologar e gerir as bases de dados espaciais, em apoio às atividades desenvolvidas pela Superintendência de Infraestrutura da UFPR – SUINFRA
• Capacitar alunos de diferentes cursos de graduação na execução de atividades de mapeamento voltadas para a sua formação e atuação profissional no mercado de trabalho
• Oferecer cursos de capacitação em diferentes áreas de conhecimento relacionadas à geoinformação
• Oferecer serviços à comunidade, desde que justificado o interesse social, como parte da responsabilidade social da universidade junto a sociedade, que permitam o fomento sustentável da pesquisa e extensão
• Consolidar projetos existentes e permitir a ampliação de futuros projetos conjuntos entre os diferentes departamentos/laboratórios do Setor de Ciências da Terra
• Captar recursos via Agências de Fomento, por meio de projetos de pesquisa em parcerias com empresas privadas e outras instituições governamentais

De acordo com os professores Leonardo Ercolin Filho e Luciene Stamato Delazari, coordenadores do CEPAG, a expectativa é de que até o final de 2020 a UFPR possa contar com uma base cartográfica atualizada e unificada de todos os campi do estado, de modo que os diversos órgãos internos da UFPR possam planejar suas ações de administração e gestão sob uma base cartográfica única e consolidada.

Colaboram com as atividades do projeto UFPR CampusMap os seguintes alunos: Amanda Antunes e Rhaíssa Viana Sarot (Doutorado em Ciências Geodésicas), Marciano da Costa Lima (Mestrado em Ciências Geodésicas) e os estudantes de graduação Guilherme Lange, Priscila Borges Alves (Estagiários) e Gabriel Oliveira (Bolsista de Iniciação Tecnológica). Também integra a equipe do projeto o servidor técnico administrativo Edson Flávio de Souza.

*Luciene Stamato Delazari possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Nottingham (UK), na área de generalização cartográfica. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal do Paraná, bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico nível 1D. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia e SIG. Seus principais trabalhos estão relacionados ao desenvolvimento de implantação de SIG; avaliação de interfaces para produtos cartográficos, especificamente nos aspectos de interatividade e proposição de interfaces cartográficas considerando os diferentes usos e usuários de mapas; generalização cartográfica. É vice-coordenadora do Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG).

**Leonardo Ercolin Filho é Engenheiro Cartógrafo formado em 2001 pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Engenharia de Transportes e Informações Espaciais pela Universidade de São Paulo (2009) e Doutor em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atuou durante 15 anos em empresas públicas e privadas como engenheiro responsável técnico, gerente de projetos, assessor de planejamento e consultor de pesquisas e tecnologias desenvolvendo projetos de mapeamento. É Professor Adjunto do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná onde ministra disciplinas para os cursos de Graduação em Engenharia. Desenvolve pesquisas sobre calibração de sistemas fotogramétricos para aplicações de mapeamento com georreferenciamento direto e integração da tecnologia VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para uso em projetos de Fotogrametria e Topografia. Coordena o projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de metodologias para geração de base de dados geoespacial para uso em aplicações de gestão universitária e o Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG).

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagens: Divulgação