Principal mapa digital da cidade de São Paulo participa da 9ª edição do evento MundoGEO Connect e 5º edição da DroneShow. Maratona de desenvolvimento estimula novas aplicações e melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. Conheça os projetos finalistas

hackatona geosampaA Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), convidou hackers, desenvolvedores, gestores públicos, estudantes, entre outros a elaborar soluções tecnológicas a partir dos dados do GeoSampa. A inovação deveria facilitar e qualificar a vida dos cidadãos de São Paulo.

O concurso Hackatona GeoSampa 2019, parceria entre o Município e MundoGEO – portal especializado em geolocalização e drones, com apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) – vai premiar os três melhores projetos na feira MundoGEO Connect2019 que acontecerá de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca.

Na Hackatona poderiam ser produzidos sites, aplicativos de celular, gráficos interativos e novos softwares e, ao final, a aplicação desenvolvida será entregue para uso gratuito da população.

Finalistas

Conheça os projetos finalistas (em ordem alfabética):

• Descobrindo e mapeando a diversidade tipomórfica em São Paulo: em busca da inteligência coletiva na cidade espontânea por intermédio do ‘BigData’ disponibilizado pelo GeoSampa
Fernando Gomes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

• Modelo de distribuição de arquivos estáticos do GeoSampa
Thomas Len Yuba – São Paulo Urbanismo

• Rios DesCobertos – O resgate das águas da cidade
Alexandre Sahade Goncalves – Estúdio Laborg

Os contemplados vão apresentar suas propostas ao público e à comissão durante o evento Hacktatona GeoSampa 2019, a ser realizado em 27 de junho, durante a feira MundoGEO Connect 2019, no Centro de Convenções Frei Caneca. A Hackatona GeoSampa vai premiar os três melhores projetos com cursos, mentoria, entre outras premiações que serão divulgadas oportunamente.

O Desafio

Durante o período de elaboração dos projetos, entre 27 de março e 13 de maio, os participantes receberam mentorias via webconferências. Finalizados, os projetos foram encaminhados à comissão julgadora, composta por profissionais de reconhecida atuação em dados geoespaciais, gestão urbana e tecnologia, contendo descrição dos materiais e métodos utilizados, bem como o objetivo da solução proposta.

As propostas foram avaliadas em cinco quesitos: interesse público, usabilidade, criatividade, sustentabilidade e qualidade técnica.

No primeiro critério foi analisada a contribuição da solução desenvolvida para melhoria da prestação de serviço público; em usabilidade, a facilidade e até mesmo a possibilidade da população contribuir com o serviço; em criatividade, se o projeto apresentou solução inovadora; em sustentabilidade, o potencial de continuidade do projeto, e por fim na qualidade técnica, o nível de conhecimento e embasamento técnico utilizado para desenvolvimento da solução.

Saiba mais sobre o GeoSampa

Principal mapa digital da cidade em formato aberto, o GeoSampa busca fortalecer a transparência do poder público – uma das diretrizes do Plano Diretor Estratégico.

Seu conteúdo é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis, entre elas Saúde, Habitação, Assistência Social, Educação, Transportes, Cultura, Verde, Segurança Urbana, Fazenda, Esporte, Urbanismo e Licenciamento.

A plataforma oferece diversos tipos de informações ao usuário, como localização de bibliotecas, museus e teatros, além de escolas públicas, equipamentos de saúde, terminais de ônibus e parques.

Trata-se de uma ferramenta multifuncional, onde também é possível verificar a área do rodízio municipal, locais de risco geológico e fotos aéreas antigas.

Lançado em 8 de dezembro de 2015, o GeoSampa permanece como referência em dados geoespaciais de São Paulo, tanto que em 2018 alcançou 1,3 milhão de acessos, número 40% maior do que o registrado no anterior.

Confira a programação completa da participação do Geosampa no MundoGEO#Connect2019:

agenda geosampa

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Fonte: MundoGEO Connect