INPE e parceiros estão confirmados com estande e palestras no MundoGEO Connect, de 25 a 27 de junho na capital paulista

A VisionLog, empresa do grupo Centaurea Professional Logistics, foi a vencedora da licitação aberta pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em dezembro de 2018, assumindo o desafio e total responsabilidade pela movimentação do satélite CBERS-4A, desde a montagem dos pallets dentro das dependências do INPE, carregamento, descarregamento, desembaraço aduaneiro, até a sua chegada e entrega para o desembaraço no aeroporto de destino, em Pequim, na cidade de Beijing, na República da China.

O Aeroporto escolhido estrategicamente para o embarque, foi o de São Jose dos Campos, que receberá o avião 747-400F, afretado em caráter de Charter exclusivo pela VisionLOG, juntamente com a empresa russa, Airbridge Cargo – ABC. É a primeira vez que a empresa russa ABC autoriza, em caráter extraordinário, a descida da aeronave neste aeroporto.

A previsão de chegada da aeronave em São José dos Campos era na manhã do dia 27, operando o dia todo e previsão de decolagem na madrugada do dia 28, com destino e parada técnica no aeroporto de Tenerife, Ilhas Canárias, na Espanha e seguirá viagem para Moscou onde ficará cerca de 36 horas esperando a liberação de pouso, uma vez que a licença para pouso no aeroporto de Pequim – Beijing já foi obtida.

Considera-se estratégica a decisão desta parada, uma vez que o aeroporto na China tem prioridade e grande fluxo de passageiros e a logística permite que a aeronave chegue em ótimas condições, com suas autorizações já antecipadas, minimizando assim eventuais riscos de atrasos ou paradas adicionais, bem como manuseios extras da carga.

A realização de um projeto de grande porte e de uma carga única, com valor avaliado próximo aos US$ 69 milhões de dólares e com mais de 30 anos de investimentos diretos do Governo Brasileiro, por meio do instituto INPE e em parceria com a China para a realização do projeto, foi disponibilizada a todo o mercado dentro de uma concorrência pública e acirrada onde a VisionLOG foi vencedora.

A larga experiencia da equipe, composta por franqueados especialistas em comércio exterior, aliados ao diferencial de gestão do Grupo Centaurea, que prima por transparência e o dinamismo, permitiu a condução até aqui de todas as particularidades e detalhamento de cada etapa desta complexa e delicada operação. A colaboração de todas as franquias do grupo e agilidade nas decisões estratégicas para a realização deste desafio, bem como a sinergia criada por todos os integrantes do INPE e CAST e demais empresas subcontratadas, foi a chave para a realização deste projeto. “One Dream, one Team”, foram as palavras de ordem do INPE.

“A VisionLOG, empresa do Grupo Centaurea, tem foco no agenciamento de cargas de forma inteligente, com uma logística internacional diferenciada, profissionais capacitados para gestão da cadeia logística no transporte de cargas especiais, extra dimensionadas e de alto valor e complexidade agregados.

Estamos honrados por participar desta operação não só por conta da visibilidade que este projeto nos traz, mas por poder contribuir com o desenvolvimento da ciência e colaboração com projetos do INPE, que representa um marco histórico para a ciência e tecnologia e desenvolvimento do nosso País”, comenta Alessandra Lopasso, sócia-proprietária da VisionLOG – Grupo Centaurea Professional Logistic.

O Satélite CBERS-4A foi projetado e testado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE em conjunto com o CAST – China, com o objetivo de gerar imagens da superfície da Terra, usando equipamentos de sensoriamento remoto. Essas imagens, serão usadas nas mais variadas aplicações, como: agricultura, meio ambiente, recursos hidrológicos e oceânicos, florestas, geologia entre outros. Com tecnologia de ponta e câmeras de alta resolução, o Satélite CBERS-4A, faz parte do Programa CBERS e tem previsão de seu lançamento ao espaço, na China, no final deste ano de 2019.

Sobre o programa CBERS

No Brasil, o Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em parceria com o CAST – China Academy of Space Technology.

Firmada em 1988, a parceria teve grande repercussão internacional por ter sido o primeiro acordo de cooperação em alta tecnologia firmado entre dois países em desenvolvimento.

Sexto satélite da parceria, o CBERS-4A garantirá a continuidade no fornecimento de imagens que beneficiam o sistema de gestão do território do próprio governo, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento das empresas privadas, que geram emprego e renda com tecnologia espacial.

A política de livre acesso a dados públicos implantada pelo INPE já permitiu a distribuição gratuita, pela internet, de mais de 2.000.000 imagens dos satélites a cerca de 20.000 instituições do país. www.cbers.inpe.br

Geo e Drones na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor.

Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação