A partir da representação no espaço geográfico, é possível traçar melhores rotas, estimar tempos de deslocamento e definir custos de serviços

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de divulgar a publicação do Atlas CNT do Transporte – 2ª Edição. Este novo atlas contém mais de 100 mapas confeccionados no QGIS.

Conhecer a origem e o destino é fundamental para as operações de transporte de cargas e de passageiros. Por isso, os mapas sempre fizeram parte do dia a dia dos transportadores. A partir da representação no espaço geográfico, é possível traçar as melhores rotas, estimar o tempo de deslocamento e definir os custos do serviço.

A CNT disponibiliza a segunda edição do Atlas CNT do Transporte. Este trabalho – único no Brasil – mostra a distribuição da rede de transporte no território nacional, com informações sobre a infraestrutura e a operação dos sistemas rodoviário, ferroviário, aquaviário, aeroviário, além da integração multimodal. Além disso, apresenta informações sobre a evolução histórica das malhas, dados estatísticos e potencial de ampliação com a realização de investimentos.

Com este trabalho, a CNT espera levar aos transportadores e à sociedade a compreensão acerca da importância de uma visão sistêmica sobre o setor de transporte para o crescimento do país.

Geo e Drones na Indústria 4.0

Está chegando a hora! Acontecem de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Geotecnologia e Drones na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação