Espaço de integração levará experiência para os visitantes do evento

realidade virtual e aumentadaO MundoGEOXperience 3D – Maratona de Ideias Geográficas será realizado em paralelo ao DroneShow e MundoGEO Connect 2019, de 25 a 27 de junho em São Paulo (SP) e traz um espaço de integração, experimentação e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica.

AgroData Soluções Inteligentes mostrará o Vgis, uma plataforma de visualização que transforma suas informações de ativos de um formato GIS tradicional em hologramas impressionantes. Com o uso de um óculos de realidade aumentada os usuários poderão visualizar toda a estrutura de um projeto estrutura produzido em Toronto. Desta forma, é possível desenvolver ambientes e definir onde ficará, por exemplo, uma tubulação ou cabos elétricos com base no ambiente físico e testar virtualmente. Os produtos vGIS com tecnologia GIS são implantados em todo o mundo para simplificar serviços de campo.

A XR.Lab traz para o MundoGEO Connect um app na Google Play (apenas Android) para que os visitantes do evento possam ter uma experiencia em Realidade Aumentada, dentro do universo das Geotecnologias. Entre os destaques está o “Jogo Smart Cities”, onde os visitantes deverão encontrar quatro marcadores espalhados no andar do evento, que representam pontos importantes – como hotéis, restaurantes, monumentos culturais – no entorno da Praça da Liberdade, complexo turístico de grande relevância em Belo Horizonte.

Quando os 4 targets são coletados, o usuário poderá ver a área da praça, com os seus principais pontos de interesse “levantados” em Realidade Aumentada. A marca dará um brinde por dia ao primeiro participante que vir ao nosso estande (ou do MundoGEO), com o aplicativo contendo todos os marcadores carregados.

Outra experiência interessante será a possibilidade de conhecer uma Estação de Bombeamento de Adutora em Minas Gerais, em Imersão em Realidade Virtual. O projeto foi desenvolvido para empresa de Engenharia e Recuperação Ambiental e o modelo gerado através do projeto real, permitindo uma imersão tecnicamente fidedigna e sendo utilizado em ações como revisão técnica de projeto; audiências públicas; debates com representantes da comunidade e aprovações de licenciamento de projeto.

oculos de realidade virtualO público também poderá visualizar a Mineração de Brita no Vale do Paraíba em uma nuvem de pontos, que permite visualizar grandes quantidades de dados 3D. Assim é possível criar modelos CAD em 3D para um modelo desenvolvido em área de Mina, para análise visual de técnicos especialistas sobre a caracterização mineralógica e estrutural do terreno. Este modelo pode ser aplicado em trabalhos de reconhecimento visual, instrução técnica e análise de risco.

E por fim, a XR.Lab apresenta o “Serius Game” para Desktop, um Jogo aplicado para treinamento de ambientação em área operacional na Mineração. Projeto de criação de um jogo para treinar profissionais em ambientação, para trânsito em área operacional, testando os conhecimentos teóricos adquiridos previamente.

Participam também no espaço de experimentação as empresas Metro Cúbico e Leica Geosystems, além do Curso Técnico em Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0

Instagram-Imagem-Post-B3Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Fonte: DroneShow