O maior evento de geotecnologia e drones da América Latina reconheceu os melhores projetos do setor através do Prêmio MundoGEO Connect e DroneShow 2019. Conheça os ganhadores

trofeus do premio mundogeo e droneshow 2019Um dos pontos altos do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceu na noite de 26 de junho passado no 5º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista: a cerimônia de premiação aos melhores do ano dos setores de geotecnologias e drones.

O Prêmio é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de geo e drones.

Além da votação online, foram reconhecidos também os melhores projetos enviados para os seminários, que foram selecionados pela equipe interna da MundoGEO, formada por Engenheiros Cartógrafos e Geógrafos.

Conheça em detalhes o projeto ganhador da categoria Topografia, Laser Scanning e BIM:

Uso de Laser Scanner Portátil para medição em Porões de Navio

Autor: Vinicius Freitas

Palavras-chave: Laser Scanner, Navio, 3D, Tridimensional, Liquefação, Estivagem

Desafio: Para quem trabalha em grandes navios cargueiros, talvez seja menos perigoso transportar resíduos tóxicos ou explosivos do que cargas granuladas, afirmam alguns especialistas do setor. Isso porque na última década, afundaram dez transportadores em média por ano em todo o mundo. Especialistas afirmam que cargas sólidas a granel – definidas como materiais granulares carregados diretamente no porão de um navio – podem repentinamente se liquefazer. Realizar medições Topográficas para cálculo de Volume de Pilhas de Minério de Ferro em Porões de Navios, com posterior cálculo de Densidade e situação do material estivado.

Solução: Utilização do Laser Scanner portátil ZEB-Revo da marca Inglesa, GeoSlam. Utilizando suportes para medição de todo interior dos porões dos navios.

Resultados: Melhor método para medição nos porões, por acessar todo interior com auxílio de acessórios, sem necessidade de acesso do operador ao interior dos mesmos. Cálculo de densidade do Material embarcado para estudo de comportamento da carga e situação do material estivado.

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

O MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceu de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Veja nessa síntese de 1 minuto como foi o evento:

Imagem: Divulgação