O maior evento de geotecnologia e drones da América Latina reconheceu os melhores projetos do setor através do Prêmio MundoGEO Connect e DroneShow 2019. Conheça os ganhadores

trofeus do premio mundogeo e droneshow 2019Um dos pontos altos do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceu na noite de 26 de junho passado no 5º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista: a cerimônia de premiação aos melhores do ano dos setores de geotecnologias e drones.

O Prêmio é realizado desde 2011, reconhecendo profissionais e instituições que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento dos mercados de geo e drones.

Além da votação online, foram reconhecidos também os melhores projetos enviados para os seminários, que foram selecionados pela equipe interna da MundoGEO, formada por Engenheiros Cartógrafos e Geógrafos.

Conheça em detalhes o projeto ganhador da categoria Cidades Inteligentes:

Transformação Digital e o uso da Inteligência Geográfica na Gestão Pública: Caso de Mandaguaçu – PR

Autor: João Renato Antoniazi (Mandaguaçu – PR)

Palavras-chave: Transformação Digital, Geoprocessamento, Inteligência Geográfica, Business Intelligence

Desafio: Mandaguaçu, região metropolitana de Maringá, houve nos últimos anos um grande processo de expansão urbana e de fluxos migratórios, sobretudo em razão com a proximidade de Maringá, resultando em um aumento populacional de 12 mil habitantes nos últimos dez anos. Como resultado, muitos serviços públicos começaram a entrar em colapso, tendo em vista que a gestão não cresceu no mesmo ritmo de crescimento da cidade. Por isso, problemas no setor tributário, colapso do transporte escolar, colapso da fiscalização de posturas além do baixo rendimento de alguma operações como a manutenção da iluminação pública, visitas das agentes de endemias e agentes de saúde da família motivaram a gestão a criar a divisão de Geoprocesamento, Tecnologia e Inovação sobre os preceitos de soluções baseadas em Inteligência Geográfica, Business Intelligence e Smart cities. Todo o detalhamento dos problemas e de como cada um deles foi resolvido encontra-se na documentação em anexo a partir do link.

Solução: Com recursos e equipe técnica própria, Mandaguaçu realizou, de maneira digital a partir de Tablets e receptores GPS, o recadastramento imobiliário de mais de 17 mil imóveis, recadastramento das atividades comerciais de mais de 800 atividades, o mapeamento cadastral de mais de 8 mil árvores e 5 mil postes além também de ser a única cidade do Brasil a realizar um censo demográfico municipal no ano de 2018. Também foram mapeado o local de residência de cada um dos mais de 3500 alunos da rede municipal de ensino para que com o uso da Inteligência Geográfica, baseados no princípio e organização espacial, os alunos fossem realocados de acordo com as escolas mais próximas de suas residências prevendo desta maneira uma redução considerável de custo e melhora na qualidade do serviço de transporte escolar. O município desenvolveu um aplicativo que utiliza a base cartográfica para que os formulários das ações e ocorrências possa ser preenchido indicando qual a geometria o fato está ocorrendo.

Resultados: A arrecadação com tributos de IPTU saltou de 850 Mil/ano em 2016 para previstos 5,7 Milhões em 2019. Também houve um aumento de arrecadação de tributos para atividades comerciais recadastradas que estavam em desacordo com a legislação Também foram elaborados estudos de identificação de árvores que estão muito próximos a postes prejudicando a iluminação pública noturna, fazendo com que o dinheiro público seja gasto de maneira assertiva com podas e cortes de árvores. Com o mapeamento dos locais de residências dos alunos, a Inteligência Geográfica tem permitindo o município realocar os alunos de acordo com as escolas mais próximas de suas residências o que resultará nos próximos cinco anos na extinção de 12 a 15 rotas escolares e uma economia de mais de 300 mil/ano. Com o app, a fiscalização de terrenos vazios saltou de 20 imóveis/dia para 150 imóveis. A iluminação Pública possui cerca de 98% dos postes em pleno funcionamento e agentes de endemias e saúde da família foram informatizadas.

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação