O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( INPE ) convida a todos para conhecerem o Programa de Monitoramento da Amazônia e Outros Biomas (PAMZ+).

Será feita uma apresentação em tempo real sobre a metodologia usada nos projetos voltados ao monitoramento do desmatamento (DETER e PRODES).

A transmissão será ao vivo nesta sexta-feira (9/8) das 14h às 16h, aberta a toda a comunidade em: www.youtube.com/watch?v=1iwsnxjKo-w.

Após a apresentação, os responsáveis pelos projetos estarão disponíveis para conversar sobre o assunto. Dúvidas podem ser enviadas para o email prodes@dpi.inpe.br.

DETER e PRODES

O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE. O DETER foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos ligados a esta temática.

Por sua vez, o projeto PRODES realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. As taxas anuais são estimadas a partir dos incrementos de desmatamento identificados em cada imagem de satélite que cobre a Amazônia Legal. A primeira apresentação dos dados é realizada para dezembro de cada ano, na forma de estimativa. Os dados consolidados são apresentados no primeiro semestre do ano seguinte.

Imagem de capa do post: Rio Solimões em frente à sede de Fonte Boa, Amazonas. Satélite CBERS4, Sensor MUX, Data 05/08/2019, Bandas RGB765 (cor verdadeira / true color)