Pelo 10º ano consecutivo, a Métrica participará da INTERGEO, maior feira de Geotecnologias do mundo, que acontece todo ano na Alemanha. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de setembro, e estará sediado em Stuttgart.

Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha e possui mais de 600 mil habitantes. Muitas vezes referida como o “berço do automóvel”, a cidade é considerada umas da mais importantes do mundo quanto à tecnologia e inovação, abrigando sedes de multinacionais e forte atração econômica.

Neste ano de 2019 a INTERGEO completa 25 anos de história e tem como tema principal “Conhecimento e ação para o planeta Terra”. Serão mais de 19 mil visitantes vindos de 114 países diferentes. Além disso, 640 empresas, vindas de 41 países diferentes, irão expor soluções, produtos e serviços voltados ao setor Geo.

Paralelamente à feira, também ocorre uma conferência profissional do setor, com palestras, workshops e painéis, e que neste ano contará com mais de 1.400 participantes e 230 palestrantes.

Daniel Janini, Diretor e Fundador da Métrica, comenta sobre a importância de participar deste grandioso evento com escala mundial:

“Eu sempre digo que não é preciso ser um profissional da área para participar da feira, basta ser apaixonado por inovação. A Geotecnologia, como qualquer tecnologia, evoluiu através da troca de conhecimento e de experiência entre os atores desse ecossistema e encontramos na INTERGEO o ambiente perfeito para o fomento dessas discussões”

Entre as tendências observadas pela equipe da Métrica no ano passado, destacam-se a utilização de tecnologias integradas que se complementam, como por exemplo, lasers scanners embarcados em drones multirrotores. Ainda na questão dos drones multirrotores, pensando no aumento de produtividade em campo, a tendência é que mais empresas tenham desenvolvido essa integração e isto estará refletido neste ano, nos stands voltados ao imageamento.

Inteligência artificial, BI, big data e conectividade entre dispositivos também continuarão sendo destaques cada vez mais explorados pelas empresas do nosso setor. Provavelmente teremos mais carros elétricos autônomos, equipamentos e soluções inteligentes para arquitetura, construção civil, meio ambiente e até mesmo científico-forense.

Por fim, o oferecimento de softwares como serviços é algo a se ressaltar. Foi um movimento muito forte ano passado e que provavelmente estará ainda mais consolidado agora em 2019. As maiores e principais empresas do setor já estão oferecendo seus produtos exclusivamente no modelo de adesão por período, com benefícios e serviços inclusos à parte técnica.

Segundo Eduardo Farto, Gerente da Métrica, este é outro ponto importante:

“A Métrica é pioneira em SaaS (Software como serviços) na área de geotecnologia no Brasil. Nosso modelo de comercialização está totalmente consolidado e os clientes muito satisfeitos com a qualidade de nossos serviços. Além disso, os profissionais sabem que precisam acompanhar as inovações, pois quem não se atualiza fica fora do mercado”

Este ano a Métrica planeja fazer transmissões ao vivo no Facebook diretamente da Alemanha, para trazer em tempo real e em primeira mão ao Brasil todas as inovações que estão sendo apresentadas na INTERGEO.

Nos vemos em Stuttgart. Até lá!

Tschüss!