O 1° Hackaton do Sistema foi realizado no último fim de semana em Maringá (PR).

Com representantes de 30 cidades do país, a competição organizada pelo Crea-PR e Aprogeo-PR (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná), em parceria com a Unicesumar e apoio de várias instituições, incluindo o MundoGEO, teve 30 horas ininterruptas de duração.

Ganhadores

O tema do Hackathon foi “Fiscalização Inovadora, Sociedade Segura”. As 13 equipes presentes, com mais de 69 participantes no total, desenvolveram soluções e concorreram ao 9,5 mil reais em prêmios. Conheça os ganhadores:

1° EufraimBit

A equipe mostrou um site responsivo chamado AUD Crea, que visa otimizar o tempo dos fiscais através da aglutinação de dados de licitações. Essa reunião de dados é feita por um robô que lê diversos sites de prefeituras e unifica as informações referentes aos processos licitatórios em um único local. Este processo é feito atualmente de maneira manual pelos Agentes Fiscais, onde os colaboradores tem que garimpar uma grande quantidade de dados, fazendo com que a fiscalização se torne menos eficiente.

“É a nossa primeira participação, então a surpresa com o primeiro lugar foi enorme! Eu não tenho como explicar, é uma sensação incrível você saber que seu trabalho foi útil, que gerou algo importante e que teve impacto para um público, isso é sensacional! Só temos a agradecer o pessoal que ajudou a gente, os fiscais, os gerentes, a coordenação, os palestrantes, enfim, todo mundo! Sem eles, nada disso seria possível”, comenta o representante Matheus Gabriel Matos.

2° Pedreiros do Software

O objetivo da apresentação foi mostrar uma nova arquitetura para o TABFisc, reescrevendo os dados do Sistema, apresentando uma versão mais clean e otimizada do app que o Conselho já tem, otimizando o grande tempo gasto pelos fiscais na utilização desta ferramenta.

“A expectativa era alta com a premiação, já que temos experiências de outros Hackathons e vínhamos com um bom entroncamento anterior. O resultado foi positivo, valeu muito a pena essas 30 horas de trabalho duro e poder ajudar o Crea de alguma maneira”, comenta o representante Pedro Henrique Lobato.

3° FG Hightech

A solução visa a otimização do trabalho dos fiscais, realizando alertas ao profissional sobre o vencimento de ações, gerando uma maior economia de tempo e recursos. Dentro de um sistema simples, o profissional pode ver todos os seus processos e a atual situação deles, através de um filtro de CPF e CNPJ, podendo oficiar um Engenheiro ou empresa diretamente do APP.

“Tínhamos expectativa uma grande deste evento e o grande trabalho em equipe mostrou isso. A gente tinha esperança, mas não esperava, é uma sensação incrível! Sem palavras para este momento. Queríamos agradecer em especial aos fiscais, a nossa ideia surgiu de uma necessidade deles, a participação deles foi essencial”, comenta o representante Saulo Muzzolon.

As equipes que ficaram fora do pódio terão algumas de suas ideias consideradas futuramente pela equipe de TI e Fiscalização do Crea-PR.

Hachathons na Formação Profissional

O MundoGEO e a APROGEO-PR realizaram na última quinta-feira (15/8) a palestra online com o tema Hackathons: Contribuindo para o ecossistema da formação profissional.

O mundo contemporâneo é norteado por inovação e disrupção que exigem agilidade no aprendizado e uma alta performance na resolução de problemas.

Neste contexto nasceram os Hackatons, como um modelo para quebrar barreiras e acelerar ideias que permitam a criação de novas soluções e metodologias , em curto e médio prazo.

Iniciados no segmento de tecnologia, hoje os Hackatons são realizados para trazer inovações nas mais diferentes áreas, sempre na busca de novas formas de melhorar o mundo.

Assista o replay na íntegra

Imagens: Divulgação