A Camargo Corrêa Infra, empresa de engenharia e construção pesada, tem escrito sua história, focada na cultura de inovação, atrelada à utilização de tecnologia para se destacar em um mercado que ainda passa por grandes desafios.

Ao apostar na metodologia BIM (Building Information Modeling) , a empresa reforça seus pilares de transparência e inovação, essenciais para o desenvolvimento de grandes obras com complexidade, seu foco de negócios.

A parceria com a Autodesk para implantação e uso da metodologia BIM já existe há alguns anos devido à missão de ambas as empresas em disseminar a cultura de inovação.

Avançando em um mercado pouco inovador, no que diz respeito aos avanços tecnológicos, a Camargo Corrêa Infra investiu em práticas até então inéditas no mercado brasileiro, como, por exemplo, o uso de tecnologia móvel no canteiro de obras, possibilitada por meio do Autodesk BIM 360.

Reforçando seu reposicionamento de mercado, iniciado há dois anos, a construtora entendeu que deveria dar um passo além, e desenvolver uma metodologia que permitisse a democratização do BIM em suas operações. O que significou levar os modelos 3D e 4D para todas as equipes envolvidas na obra e desenvolver uma rede de colaboração e resolução das principais questões que afetam a produção e avanço do cronograma.

Para isso, foram disponibilizados tablets e smartphones aos profissionais que coordenam as atividades no canteiro de obras, de forma a que eles pudessem consultar os projetos executivos e a mais recente versão dos modelos 3D e 4D construídos a partir do BIM; registrar os principais problemas que podem impactar a produção, seja no projeto ou no campo, e direcioná-los aos profissionais que irão resolvê-los; e até mesmo realizar as listas de verificação de qualidade e socioambiental.

Hoje, a empresa ampliou o uso do BIM 360 e, a partir da metodologia Autodesk, para que todas as áreas usem as ferramentas para agilizar seus processos e reduzir as distâncias entre as obras e o escritório da companhia, em São Paulo.

Neste intuito, foi instalada uma tela interativa na sede paulista, onde profissionais da administração central podem acompanhar em tempo real as ações necessárias para o andamento das obras.

Por meio do BIM, a equipe jurídica pode ter acesso a uma obra em andamento para resolver alguma questão da sua área, por exemplo, ou os responsáveis pela área socioambiental podem checar e atualizar algum dado apenas acessando o sistema, permitindo que todos os envolvidos na obra recebam a informação em tempo real.

O profissional que coordena a obra em campo também é treinado para acessar o projeto e lidar com todos os detalhes da sua complexidade por meio de um tablet, por exemplo, de forma que o controle de cada passo da construção esteja literalmente em sua mão. Esse profissional também se comunica diretamente com a equipe no escritório da empresa reportando em tempo real o andamento da obra.

Como benefício imediato dessa prática, Januário Dolores, presidente da Camargo Corrêa Infra, destaca a capacidade de produzir de forma mais barata e eficiente, além da transparência absoluta:

“Hoje, este modelo de uso do BIM já está presente em seis projetos da Camargo Corrêa Infra, entre eles a estação Morumbi do Metrô paulistano e a linha do BRT de Salvador. O BIM 360 se tornou a plataforma de partida para a obra ser operada”

Nos dias atuais, a Camargo Corrêa Infra conta com quase 100 profissionais utilizando o BIM 360, acessando cerca de 11 mil documentos, entre projetos executivos, instruções de trabalho, normas técnicas, por exemplo; mais de duas mil listas de verificação de qualidade e socioambiental; além dos modelos 3D e 4D por meio de tablets e smartphones.

“Faz parte do nosso negócio ajudar pessoas e empresas a imaginarem e projetarem um mundo melhor, seja em processos ou obras complexas. No caso da Camargo Corrêa Infra, eles usam os dois recursos para levar excelência à população que se beneficiará de suas obras”

afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil

BIM e Geotecnologias

A integração de BIM com Geo estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem de capa: Pixabay