A Minsait, uma empresa Indra, afirma que as novas tecnologias devem atingir o setor de administração pública em breve, gerando melhorias aos cidadãos e reduzindo a burocracia no relacionamento com o setor público.

“Estamos em um momento de intensa mudança na economia e na sociedade, passando de um ambiente em que o físico predomina para outro em que o digital é a prioridade. Cabe então as administrações públicas apresentar um contexto de mudança acelerada e colocando o cidadão como o núcleo dessa mudança”

afirma Cristina Ruiz, diretora-geral de negócios de TI da Minsait, uma empresa Indra

De acordo com um estudo da Indra, que analisa os benefícios das novas tecnologias nos serviços públicos e o impacto nos modelos de negócios atuais, existem cinco principais ferramentas que devem ganhar força nos próximos anos. São elas:

  • A análise preditiva ajuda a antecipar o que pode acontecer no futuro, como a identificação de padrões de consumo para prever a demanda e economizar água, além de detectar possíveis ameaças à saúde com antecedência. Já a análise prescritiva é capaz de otimizar e recomendar o melhor caminho para qualquer consequência pré-estabelecida, o que permite adaptar as políticas de atendimento à dependência ou canalizar a ajuda pública.
  • Inteligência artificial é outro aliado para ampliar a capacidade cognitiva dos seres humanos. Graças às tecnologias de aprendizado de máquina, as plataformas de conversação e chatbots, é possível responder imediatamente às solicitações de informação dos cidadãos e reduzem a burocracia nesses chamados.
  • Sistemas de reconhecimento automático e leitura inteligente de documentos devem auxiliar os funcionários públicos, facilitando as tarefas rotineiras e reduzindo os tempos de processamento. A inteligência artificial agilizar a manutenção do transporte público, a coleta de lixo e até aumentar a capacidade das câmeras urbanas para detectar as más condições de uma estrada. Os drones também se beneficiam dessa tecnologia para a prevenção de incêndios e para uma manutenção mais segura e econômica das infraestruturas.
  • A realidade digital contribui para impulsionar o turismo de qualidade, atraindo visitantes e fazendo com que eles compartilhem experiências satisfatórias. A interatividade torna a realidade digital uma importante ferramenta para impulsionar o turismo, atrair a atenção dos estudantes e melhorar os tratamentos de reabilitação. Outra contribuição é a redução de custos com materiais e a eliminação de riscos na formação profissional. A Minsait tem projetos com a realidade mista e visão artificial, como o Smartt, integração do turismo e Cidades Inteligentes com mapas da cidade 3D e pontos relevantes, e Museus AR, guias no interior de museus que detectam obras interessantes e possuem guias de áudio.
  • Blockchain: proporciona aos serviços maior transparência e segurança, reduz os custos de transação e incentiva uma participação mais ativa nas decisões das autoridades garantindo a identidade digital e o anonimato. “Temos um ecossistema de blockchain próprio e temos capacidades de design estratégico, consultoria em tecnologia e desenvolvimento de projetos blockchain para promover a aplicação deste novo método na administração pública, em áreas como turismo e desenvolvimento comercial, a otimização de processos de licitação e gestão de informações cidadãs ou o registro inalterável de provas documentais”, afirma a companhia.

BIM e Geotecnologias

A integração de BIM com Geo estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem de capa: Pixabay