A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE abre inscrições para o processo seletivo do curso de Especialização Lato Sensu em Análise Ambiental e Gestão do Território.

Serão oferecidas até 30 vagas, e o curso têm início previsto para março de 2020. Os interessados têm até 30 de setembro de 2019 para se inscrever pelo site https://portalence.ibge.gov.br/processoseletivo ou presencialmente na Rua André Cavalcanti, 106, 1° andar, sala 105, Santa Teresa – Rio de Janeiro, das 10h às 19h. Não há cobrança de mensalidade ou taxa de inscrição.

O processo seletivo possui duas fases de caráter eliminatório e classificatório: as provas, que serão realizadas em 11 de outubro de 2019, e as entrevistas, que acontecerão nos dias 9 e 10 de dezembro de 2019. Acesse o edital aqui.

Curso privilegia visão crítica sobre planejamento e gestão ambiental ou territorial

O curso tem como objetivo aprimorar a formação de profissionais, contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental e/ou territorial e de produção do espaço.

O programa tem uma carga horária de 468 horas/aula, distribuídas em três trimestres. O curso é integralmente presencial, com aulas de segunda-feira a sexta-feira, na parte da manhã. Também serão realizadas visitas técnicas e atividades de campo, preferencialmente aos sábados e com até oito horas de duração.

A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais de ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos. A conclusão do curso é condicionada à apresentação de uma monografia.

Em 1997 teve início a primeira turma do Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, em 2020 será 23º turma. O curso surgiu para atender à crescente demanda por profissionais habilitados para atuar na área de planejamento ambiental. Em 22 anos de existência, o curso já formou mais de 200 especialistas.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria acadêmica da ENCE, pelos telefones: (21) 2142-8723 / 3919 ou pelo e-mail ambiental@ibge.gov.br.

Estrutura dos cursos

No Mestrado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano de matrícula no curso ao desenvolvimento da dissertação. O prazo regular para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso de Mestrado.

No Doutorado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 24 meses e dedicar os dois anos restantes do curso à preparação para o Exame de Qualificação e ao desenvolvimento da tese. O prazo regular para defesa de tese é de 48 meses a partir do início do curso de Doutorado.

O programa de pós-graduação da ENCE tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas. A primeira estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais e a segunda, o planejamento e à condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O estado-da-arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay