Com o objetivo de procurar soluções tecnológicas para a questão das ocupações irregulares em áreas próximas a linhas de transmissão, a ISA CTEEP lançou um edital de pesquisa e desenvolvimento, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Dentre as propostas selecionadas, destacou-se a da parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), Imagem e Noví, de consultoria e assessoria em desenvolvimento sustentável. A pesquisa conta com investimentos totais previstos de R$ 4,9 milhões.

“Temos uma grande preocupação com essas ocupações que, além de trazer risco à segurança das pessoas, podem impactar no funcionamento do sistema de transmissão e afetar a sociedade”

explica Osni Campos, Gerente da área de Soluções Socioambientais da ISA CTEEP

E complementa:

“Esse projeto irá nos ajudar a identificar as melhores alternativas de ocupações sustentáveis e seguras das faixas, que respeitem as normas de uso permitidas para essas áreas”

Usos alternativos podem ser benéficos não só para a ISA CTEEP, como também para a população vizinha. Entre os usos que estão sendo levados em consideração, destacam-se parques lineares, hortas e geração de energia fotovoltaica, que além de prevenir a ocupação irregular da área, podem ainda contribuir com a qualidade de vida da população.

“O problema das apropriações de terra deve ser enfrentado com diversas abordagens, incluindo ações preventivas para evitar novas ocupações. Por isso ter um planejamento territorial e ambiental adequado, que leve em consideração a gestão da paisagem, é fundamental”

comenta o professor Paulo Molin, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar

Diante desse contexto, a proposta do grupo de pesquisadores foi utilizar a inteligência geoespacial, composta por um sistema autoalimentável e dinâmico.

Na prática, em um primeiro momento é mapeada toda a faixa de servidão, identificando todas as ocorrências de ocupações irregulares atuais. Esse banco de dados alimenta um modelo que ajuda a prever futuras ocorrências que, com ajuda de indicadores socioeconômicos e biofísicos, gera um mapa de probabilidade de futuras invasões.

Uma outra frente de trabalho utiliza imagens de satélite para detectar mudanças de uso e ocupação das faixas de servidão. Com base nos mapas gerados, uma equipe de monitoramento faz visitas direcionadas às regiões de criticidade mais alta, ganhando eficiência e eficácia no campo.

A equipe de campo compõe a terceira frente de trabalho – equipados com tablets dotados de GPS e software dedicados, avaliam as possíveis ocorrências, gerando relatórios, fotos e mapas que em poucos segundos alimentam o servidor central da ISA CTEEP e geram informações para tomadas de decisões imediatas.

A equipe conta também com drones equipados com sensores infravermelhos que mapeiam, qualificam e quantificam as ocorrências registradas. Por fim, os novos registros alimentam novamente o modelo de predição e dinamicamente atualizam o mapa de probabilidade de novas ocorrências, fechando um ciclo de gestão territorial usando inteligência geoespacial.

Existe, ainda, uma quarta frente de trabalho, em parceria com o IPEF, que utiliza as informações espacializadas para propor usos alternativos das faixas de servidão.

O projeto iniciou oficialmente em julho de 2018 e seguirá em execução até dezembro de 2019. Em contrapartida ao desenvolvimento da pesquisa, a UFSCar recebeu a doação de cerca de R$ 500 mil em equipamentos e software de geoprocessamento, contribuindo para o crescimento do Centro de Pesquisa e Extensão em Geotecnologias (CePE-Geo).

A pesquisa tem se mostrado eficiente também no engajamento de alunos de graduação e pós-graduação, com seis estudantes diretamente beneficiados por bolsas. Resultados preliminares devem ser publicados ainda esse ano em artigos e apresentações em congressos, além de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O estado-da-arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay