São Paulo recebeu o 2° Seminário Internacional: A Era BIM. Organizado pelo Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO), o objetivo do evento foi divulgar e compartilhar as novidades desta nova metodologia de construção civil, o Building Information Model (BIM).

Representantes do Ministério da Economia, Senai, Metrô de São Paulo estavam entre os debatedores. Além deles, executivos de Portugal, Alemanha e Reino Unido também trouxeram experiências de seus países.

O BIM utiliza um modelo virtual em três dimensões para projetar toda a construção antes de iniciar os trabalhos no canteiro de obras. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) possui extensa biblioteca pública com diversas modelagens de prédios, escolas e objetos.

“Os benefícios do BIM são imensos para a sociedade. Teremos obras públicas até 20% mais baratas, ganho de eficiência e, principalmente, muito mais transparência e redução de desperdícios de materiais e retrabalho”

ressalta Talita Daher, Coordenadora de Difusão Tecnológica

Um dos grandes cases apresentados foi o do metrô de São Paulo, que fez um processo interno muito organizado para implantar o BIM.

“Nós precisávamos que os nossos funcionários entendessem a importância do BIM e de como esta inovação seria benéfica para todos. Espero poder agora colaborar com estas iniciativas e trocar experiências com outras empresas”

explica Antônio Ivo Mainardi, Supervisor do Núcleo BIM do Metrô de São Paulo

BIM, Geotecnologias e Drones

A integração do BIM com Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay