Para quem não pôde estar presente no DroneShow e MundoGEO Connect 2019, realizado no fim de junho na capital paulista, ou para quem quer ir além e complementar sua capacitação para o mercado através de cursos e/ou fóruns, acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), o evento DroneShow & MundoGEO Connect PLUS. As inscrições já estão abertas.

Atendendo a uma demanda da comunidade por treinamentos práticos e avançados, com maior tempo para transmissão e discussão dos conteúdos, além de mais interação com os instrutores e participantes, serão realizados no DroneShow e MundoGEO Connect PLUS cursos sobre Geotecnologias e Drones aplicados em diferentes áreas da economia, apresentados por instrutores que são referências no mercado.

Realidade Estendida: Conceitos e Aplicações

O Curso Avançado: Realidade Estendida: Conceitos e Aplicações acontece no dia 5 de novembro das 9h às 18h30.

A realidade virtual e aumentada é uma das tecnologias que mais vem atraindo a atenção dos estudiosos e especialistas em Indústria 4.0.

De acordo com um estudo realizado pela companhia internacional Zion Market Research, a técnica tem potencial para atingir crescimento de 85% ao ano, no mundo todo, até 2021, impulsionando a Indústria 4.0 de forma singular e irreversível.

Um dos grandes benefícios da tecnologia é a sua flexibilidade de aplicações. Pode, por exemplo, simplificar a fabricação de produtos, agilizar a manutenção de equipamentos, permitir treinamentos imersivos e até melhorar a maneira como os clientes interagem com a tecnologia.

Este curso tem como objetivo desmistificar o uso de realidade virtual e aumentada em conjunto com as Geotecnologias, através do entendimento de conceitos, entendimento das tecnologias disponíveis e vivência de experiências através de exemplos práticos.

Público-alvo: O curso é destinado aos mais diversos profissionais e estudantes, como os das áreas de geografia, geologia, mineração, meio ambiente, engenharia que tenham interesse em conhecer a tecnologia e as potencialidades do uso das realidades estendidas nesse contexto.

Tópicos que serão abordados:
• Conceitos
– O que é realidade estendida
– Origem da tecnologia
– Evolução e histórico das aplicações
• Realidade Virtual
– O que é e onde se aplica
• Realidade Aumentada
– O que é e onde se aplica
• O surgimento da Realidade Mista
– O que é e onde se aplica
• Principais Hardwares e Softwares
– A evolução da capacidade computacional e o impacto nas XR’s
– Evolução de Hardwares
– Evolução de Softwares
– Principais ferramentas da atualidade
– O que esperar do futuro próximo
• Dados
– Tipos de dados necessários
– Aquisição e preparação de dados
– Modelagem 3 D
– Modelagem em 360 graus
• Cases e aplicações
– Principais usos da tecnologia: treinamento, Saúde & Segurança, comunicação e marketing, projetos de engenharia, dentre outros
– XR aplicada
• Experiências virtuais
– O que estamos fazendo hoje

A instrutora será Patrícia Procópio, PhD em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a tese: “Geovisualização em Ambientes de Realidade Virtual: Mudança de paradigma na Exploração Mineral”, geologia e especialista em Geoprocessamento pela UFMG.. Com mais de 20 anos de experiência em geotecnologias e geoinformação, é Founder da XR.Lab, empresa com foco em produção de experiências sensoriais e conteúdos digitais, sejam em realidade estendida, vídeos tridimensionais, 360graus, dentre outros (www.xrlab.com.br). É também CEO da MP Consultoria, empresa que atua na prestação de serviços e consultoria especializada em geoinformação e geotecnologias principalmente nos mercados de meio ambiente, mineração, engenharia e agronegócios, onde tem se destacado os projetos em GIS e realidade virtual e aumentada. Nos últimos anos tem se dedicado ao futurismo e na valorização do papel da mulher na mineração. Atuou ativamente junto à mineradora Samarco e Fundação Renova em ações de gestão de crise e gestão territorial, imediatamente após o acidente da Barragem de Fundão, no estado de Minas Gerais. Na Vale, por 17 anos, foi coordenadora de Geoinformação na Diretoria de Ferrosos. Profissional referência no tema em toda a Vale, foi responsável pela implantação do GISMineral- Infraestrutura de Dados Espaciais da Vale, GEDMineral-Sistema de Gerenciamento de Conteúdos da Diretoria de Ferrosos, GDMS-Sistema de Gerenciamento de Dados Geológicos, dentre outros sistemas corporativos. Destaque pela idealização e implantação do Centro de Tomada de Decisões Avançadas da Vale – Sala de Realidade Virtual. Projetos premiados: Excelência em IDE – Infraestrutura de Dados Espaciais (Mundo Geoconnect – São Paulo – 2014); Centro de Tomada de Decisões Avançadas da Vale (Geospatial World Excellente Awards – Amsterdam/The Netherlands – 2012); Sala de Realidade Virtual (Prêmio Inova Vale – 2010); Projeto GISMineral (Special Achievement in GIS Award – San Diego/USA -2010);Projeto GIS Vale (Special Achievement in GIS Award – San Diego/USA – 2006).

Por dentro do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS

Quem estiver no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS vai contar com conteúdos práticos e avançados relacionados a drones e geotecnologias. Serão 140 horas de conteúdo distribuídos em cursos, fóruns, mostra de tecnologia e rodadas de negócios.

Confira todas as atividades que serão realizadas nos três dias do evento:

DSMGplus-Insta-ImagemStories

Cursos Práticos
– QGIS para Mapeamento Temático
– QGIS para Análise Espacial
– Processamento de Imagens obtidas com Drones

Cursos Avançados
– Drones para uso em Mapeamento e Meio Ambiente
– Modelagem, Visualização 3D, Realidade Virtual e Aumentada
– Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Urbanos e Sinter
– Análise Espacial para Tomada de Decisões Estratégicas
– Tecnologias e Soluções para Monitoramento de Obras
– Descomplicando a Regulamentação para Trabalhar com Drones
– Instrumentos Geo norteadores para Smart Cities
– Topografia com Drones – Tecnologia, Métodos e Resultados
– Drones para Aerolevantamentos – Tecnologia, Levantamento, Processamento e Resultados
– Inspeções com Drones: Tecnologias, Cases de Sucesso e Tendências
– Construção Digital (BIM), Laser Escâner e Tecnologias Complementares
– Agricultura com Drones: Tecnologias, Métodos e Estudos de Caso

Fóruns
– 8º Fórum Empresarial de Drones
– 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities
– 1° Fórum de Observação da Terra – Soluções e Aplicações

Mostra de Tecnologia
– Espaço para exposição de produtos e serviços

Rodadas de Negócios
– Reunião entre expositores da mostra e potenciais clientes

Na mostra de tecnologia para negócios as empresas poderão mostrar suas soluções através de produtos e serviços. Serão organizadas também rodadas de negócios, mediante agendamento antecipado entre as empresas que participarem da mostra e os visitantes do evento. Um diferencial deste evento será a realização de Rodadas de Negócios, reunindo as empresas que participarem da Mostra de Tecnologia e contratantes potenciais selecionados pela MundoGEO entre os participantes e outros convidados.

As inscrições antecipadas com descontos especiais nas atividades do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS já estão abertas em droneshowla.com/plus.

DSMGplus-FB-CapaPáginaGrupo

Imagem: LEX Studio