Minicurrículo: Carlos Alberto Moura (camoura.geo@gmail.com)

Graduação em Matemática – Licenciatura (ICNPF), Especialização em Geoprocessamento (IGC/UFMG), Especialização em Análise de Sistemas (ICEX/UFMG), Especialização em Design Instrucional (UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá/MG), Mestrado em Geografia, ênfase em Análise Espacial (IGC/UFMG).

Possui experiência profissional na Cemig (Companhia Energética de MG) como coordenador do grupo de geoprocessamento da TI, analista de sistemas, especialista em geoprocessamento, gestão de projetos de geoprocessamento.

Participou de projetos multidisciplinares em várias áreas técnicas da Cemig e com parceiros externos: Prefeitura de BH, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG), Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Viçosa.

Palavras-chave: Educação corporativa. Educação a distância. Design Instrucional.

  1. INTRODUÇÃO

A globalização, que é fenômeno mundial de integração social e econômica, tem transformado a sociedade em vários sentidos: no modo de pensar e de agir, na forma de se organizar, no jeito de se comunicar, de ensinar e aprender.

Com isso, as empresas, de forma geral, estão passando por inúmeras mudanças e vivem em permanente transição, o que se torna imprescindível a busca constante por respostas rápidas às novas realidades.

Além disso, há o surgimento contínuo de novas tecnologias de informação e de comunicação, que revolucionam os processos empresariais. As tecnologias vieram para otimizar os processos produtivos, na diminuição dos custos, no apoio à gestão, entre outras funções.

Todos esses fatores têm aumentado o nível de competitividade das empresas, que ocasionam na busca por melhorias de gestão. O aperfeiçoar contínuo dos processos viabiliza o ajuste das organizações às necessidades dos clientes e à competitividade na área de atuação.

Para o alcance de resultados sustentáveis das empresas é fundamental investir no desenvolvimento de seu capital intelectual, na formação dos funcionários, estimulando novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

As empresas de energia elétrica utilizam diversas tecnologias e sistemas informatizados em seus processos técnicos, financeiros e administrativos, com objetivo de otimizar a gestão das atividades ligadas às áreas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade. Entre as várias tecnologias, o geoprocessamento é muito utilizado em empresas de energia elétrica, principalmente em suas áreas técnicas, que envolvem o manuseio de mapas e de localizações geográficas. Uma das principais preocupações dessas empresas é com a capacitação especializada de seus funcionários, que necessitam constantes atualizações das tecnologias de geoprocessamento.

Este documento irá descrever proposta para implantar Plataforma Corporativa na modalidade de Educação a Distância, com ênfase nos cursos virtuais de geoprocessamento, em empresa de energia elétrica.

2. GEOPROCESSAMENTO EM EMPRESA DE ENERGIA ELÉTRICA

2.1. VISÃO GERAL

De forma geral, as empresas brasileiras de energia elétrica investem em recursos de geoprocessamento, com o objetivo de utilizar essa tecnologia para melhor gerenciar os seus sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Os sistemas de informações geográficas (SIG) visam a facilitar o manuseio de dados corporativos georreferenciados, de consumidores, bem como de dados ambientais e de infraestrutura, entre outros, aplicados sobre base de imagens georreferenciadas.

O SIG é eficiente ferramenta para efetuar consultas e análises espaciais, planejar e integrar informações georreferenciadas, visando à melhoria dos serviços prestados, bem como a identificação e planejamento de novos negócios. Além dos dados georreferenciados da própria empresa de energia elétrica, esses SIGs agregam também informações originárias de outras instituições federais, estaduais e municipais, relativas aos dados atualizados de divisões político-administrativas, meio ambiente, infraestrutura e transportes, de prefeituras, dentro de processo de parceria de intercâmbio de dados.

A utilização de recursos de geoprocessamento possibilita às empresas de energia elétrica gerir melhor os seus processos, ganhar agilidade na disponibilização de informações, atingindo melhores índices de qualidade, reduzindo custos e prazos ao atender às necessidades dos clientes.

2.2. SISTEMA ELÉTRICO (GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA)

2.2.1. Geração de energia elétrica

A área de Geração é responsável por produzir energia elétrica e injetá-la nos sistemas de transporte (transmissão e distribuição) para que chegue aos consumidores.

Em CEMIG (2018), com adaptações:

A energia hidráulica (energia hídrica) é obtida a partir da energia potencial de massa de água (rios e lagos) e pode ser aproveitada mediante o desnível ou queda d’água. Ela é gerada pela força da água do rio, que se transforma em energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas. A usina é construída no rio e formada por lago, barragem, casa de força, subestação elevadora e linhas de transmissão. O reservatório, é formado pelo represamento das águas, o que é possível pela construção da barragem. Na barragem é construído o vertedor da usina, abertura por onde sai o excesso de água do reservatório em tempos de chuva.
Para produzir a energia, a água sai do reservatório e é conduzida com muita pressão por enormes tubos até a casa de força, onde ficam as turbinas e os geradores. A turbina possui pás ligadas ao gerador. A pressão da água movimenta as pás, que criam um campo magnético, produzindo eletricidade. Em seguida, para que a energia chegue às cidades, é necessário aumentar a tensão, trabalho feito pelos transformadores elevadores das subestações. A energia elétrica é transportada por meio das linhas de transmissão.

2.2.2. Transmissão de energia elétrica

A área de Transmissão é encarregada de transportar grandes quantidades de energia elétrica provenientes das usinas geradoras.
No Brasil, o segmento de Transmissão se caracteriza por operar linhas em tensão elétrica igual ou superior a 230 kV (por exemplo: 230 kV, 345 kV, 500 kV).

Eletrobrás (2018) descreve como a energia elétrica é transmitida:
As usinas de energia elétrica são, geralmente, construídas longe dos centros consumidores (cidades e indústrias) e é por isso que a eletricidade produzida pelos geradores tem de viajar por longas distâncias, em um complexo sistema de transmissão. Ao sair dos geradores, a eletricidade começa a ser transportada por cabos aéreos, revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes torres de metal. Chamamos esse conjunto de cabos e torres de rede de transmissão. No caminho, a eletricidade passa por subestações, onde aparelhos transformadores aumentam ou diminuem sua tensão elétrica.

2.2.3. Distribuição de energia elétrica

A área de Distribuição é a etapa final no fornecimento de energia elétrica, é muito mais extensa e ramificada, pois deve chegar aos consumidores (domicílios e empresas).

Segundo a Abradee (2018), que descreve o sistema de distribuição de energia:

O sistema de distribuição de energia é aquele que se confunde com a própria topografia das cidades, ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmissão aos consumidores finais da energia elétrica. A energia distribuída é a energia efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa de distribuição.

As redes de distribuição são compostas por linhas de alta, média e baixa tensão.

2.3. TECNOLOGIAS DE GEOPROCESSAMENTO UTILIZADAS EM EMPRESA DE ENERGIA ELÉTRICA

Segue breve descrição das principais tecnologias de geoprocessamento utilizadas em empresa de energia elétrica:

  • SIG Desktop – Sistema de Informações Geográficas (SIG) em ambiente desktop – trata-se do software que é instalado na estação de trabalho do usuário, e que possui as funcionalidades que envolvem os dados georreferenciados: gerenciamento, visualização, consultas, análises, pesquisas, impressão, entre outros recursos.
  • SIG Web – trata-se do SIG que foi desenvolvido para trabalhar no ambiente web.
  • SIG Móvel – permite a visualização e coleta de dados georreferenciados em campo.
  • Banco de dados espaciais – permite o armazenamento dos dados georreferenciados.
  • CAD (Computer Aided Design) – Desenho técnico com auxílio do computador.
  • Imagens georreferenciadas – imagens de satélite, ortofotocartas.
  • Visualizador de imagens georreferenciadas na Web (Exemplo: Open Street Maps, Google Maps).
  • SIG para tratamento de imagens georreferenciadas – editor raster (editor de imagens georreferenciadas).
  • Gerenciador de imagens georreferenciadas – solução corporativa para gerenciamento e visualização de grandes volumes de imagens, de modelos digitais de elevação e de metadados.
  • ETL espacial – software que executa a extração, transformação e carga de dados espaciais.

3. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO AMBIENTE CORPORATIVO

3.1. RECURSOS HUMANOS, GESTÃO DE PESSOAS E A EDUCAÇÃO CORPORATIVA

De forma muito abrangente, o setor de Recursos Humanos (RH), responsável pela gestão de pessoas, deve atender às necessidades dos funcionários e aos interesses da organização, por meio de ações estratégicas alinhadas aos valores e objetivos da empresa.

Investir em mão de obra qualificada é uma das principais razões para que a empresa possa se desenvolver e se manter de forma competitiva no mercado. Para tanto, é necessário que a empresa adote política de RH, denominada Educação Corporativa.

As grandes empresas investem cada vez mais em recursos próprios na área educacional para garantir a formação e o desenvolvimento dos funcionários, em todos os níveis, de maneira continua. Com isso, transmitem aos seus funcionários os conhecimentos, técnicas, conceitos e competências necessários para que possam atingir os objetivos estratégicos da empresa.

No ambiente empresarial, a Educação Corporativa tem papel muito amplo ligado à gestão de conhecimento e de competências.

3.2. UNIVERSIDADE CORPORATIVA

A Universidade Corporativa é infraestrutura que oferece o aprendizado contínuo, sustentando a vantagem competitiva inspirada em aprendizado permanente e também em alto desempenho.

Para Eboli (2004), as Universidades Corporativas devem ser a ponte entre a capacitação dos trabalhadores e as estratégias das empresas preocupadas com a conquista e a manutenção da competitividade no mercado.

Normalmente a Universidade Corporativa oferece cursos em diversas modalidades: presencial, totalmente a distância ou semipresenciais (blended learning), que combinam momentos presenciais com momentos a distância utilizando recursos virtuais, todos com aulas práticas e teóricas.

No âmbito do setor elétrico brasileiro, diversas companhias possuem Universidades Corporativas, que são responsáveis pelo trabalho de educação continuada, a capacitação, formação e treinamento de funcionários.

Segue o Quadro 1 com a relação de algumas empresas do setor elétrico e as respectivas Universidades Corporativas:

3.3. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Os cursos presenciais apresentam dificuldades que estão sendo avaliadas pelas empresas: possuem alcance restrito, limitações geográficas e de tempo, além do alto custo de logística para organizar e ministrar os cursos presenciais, pois envolvem deslocamentos, hospedagens, entre outras despesas.

A partir dessas dificuldades e com o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs), novas possibilidades foram avaliadas para a Educação Corporativa, principalmente a Educação a Distância (EaD), que possibilita sua realização por meio de cursos virtuais.

A modalidade Educação a Distância (EaD) surge, em meio a esse cenário, com sua metodologia inovadora, transpondo barreiras geográficas, face às diversas tecnologias de comunicação e informação utilizadas, como meio ágil, hábil e capaz de levar a educação para número maior de funcionários, que podem estar em qualquer lugar no mundo.

De acordo com o Ministério da Educação (em Brasil. MEC, 2018): “Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.”

A EaD apresenta-se nesse quadro como modalidade capaz de contribuir para o aprimoramento além dos limites da sala de aula convencional e vem para democratizar o acesso ao conhecimento, pois permite alcançar locais e pessoas onde em situação presencial não atingiria, tendo mais capilaridade na oferta dos cursos. A EaD é meio mais ágil de fazer com que os treinamentos cubram número maior de funcionários em menos tempo e com menor custo. A tecnologia contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da Educação a Distância, pois as barreiras até então apontadas que dificultavam os processos de aprendizagem foram vencidos. As características essenciais da Educação a Distância são a flexibilidade do espaço e do tempo, abertura dos sistemas e a maior autonomia do aluno.

3.4. EDUCAÇÃO CORPORATIVA A DISTÂNCIA (ECAD)

As empresas vêm sentindo a necessidade de desenvolver sistema educacional próprio, totalmente orientado para o mercado, bem como aprimorar suas relações com os funcionários, clientes, fornecedores e comunidade em geral.

Os programas tradicionais de treinamento já não atendem mais às necessidades de capacitação e atualização exigidas pela dinâmica do mercado. Como consequência as empresas enfrentam ambiente competitivo e buscam no processo de aprendizagem contínua forma de construir a inteligência corporativa competitiva, que possa responder proativamente às exigências do mundo globalizado. O crescimento da EaD tem estimulado mais demanda por parte das grandes empresas, que passaram a adotar o treinamento on-line como forma de aumentar o conhecimento dos funcionários.

No caso especifico do mundo corporativo, a redução dos custos para capacitar muitos funcionários e na possibilidade de propiciar a gestão do conhecimento na empresa valorizando sua própria cultura e faz tudo isso sem que o funcionário tenha que se deslocar para outro espaço, muitas vezes em outras cidades, estados e até mesmo países.

Segundo Ferreira, Valério e Souza (2010) a Educação Corporativa a Distância (ECaD) é forma de treinar e capacitar funcionários da empresa por meio de solução de EaD. Nesse sentido, o grande desafio das empresas é a implementação de cultura e política de EaD, que deve estar aliada aos princípios e práticas que norteiam e fundamentam a Educação Corporativa. A Educação a Distância apresenta muitas vantagens em relação aos tradicionais treinamentos presenciais, entre elas destaca-se a velocidade na difusão de conhecimentos e informações, bem como a facilidade em atingir quantidade maior de participantes.

3.5. DESIGN INSTRUCIONAL

O Design Instrucional, também conhecido como Design Educacional ou gestão de projetos em tecnologia educacional, é termo bastante conhecido e utilizado na área de educação, principalmente na modalidade de educação a distância, onde diz respeito à engenharia pedagógica, e trata de conjunto de técnicas, métodos e recursos que podem ser utilizados em processo de aprendizagem em qualquer contexto, desde a modalidade de educação tradicional até a tendência de ensino on-line.

O termo Design Instrucional é amplamente empregado para se referir às várias etapas de criar e publicar cursos, em especial na modalidade de EaD, pois envolvem os processos de planejar, organizar, formatar, avaliar, desenvolver e implementar projetos educacionais, metodologias de ensino, materiais didáticos e atividades pedagógicas de naturezas variadas.

De acordo com Filatro (2008), o Design Instrucional corresponde à ‘ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos’.

3.6. O DESIGNER INSTRUCIONAL E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

O Designer Instrucional (DI) é o profissional que possui formação interdisciplinar e é responsável por analisar, planejar, desenvolver, implementar, gerenciar, executar e avaliar os cursos a distância.
Diante do processo de implantação de projeto EaD, as competências do Designer Instrucional abrangem diferentes áreas do saber, principalmente, a comunicação, a tecnologia, o design, as teorias da aprendizagem, a criatividade, o gerenciamento de projetos e a avaliação on-line.

Segundo Kensky e Barbosa (2007) o Designer Instrucional é “o profissional responsável por coordenar e desenvolver os trabalhos de planejamento, desenvolvimento e seleção de métodos e técnicas mais adequadas ao contexto em que será oferecido o curso. Sua atuação também engloba a seleção de atividades, materiais, eventos e produtos educacionais de acordo com as situações específicas de cada oferta educacional, a fim de promover a melhor qualidade no processo de aprendizagem dos alunos em cursos ocorridos em ambientes virtuais (ou fora deles)”.

O DI deve atuar juntamente com os demais membros da equipe multidisciplinar, sempre analisando e propondo materiais didáticos de acordo com o objetivo estabelecido para cada curso e de forma a atingir também os objetivos dos alunos. Ele também deve usar os conhecimentos pedagógicos e socioculturais, dar atenção às inteligências múltiplas, aos estilos de aprendizagem, às concepções de avaliação, e assim organizar o curso e os materiais, ser criativo e dinâmico, além de diversificar o uso de atividades e mídias para que tenha interatividade.

São relacionados os componentes da equipe multidisciplinar, coordenados pelo Designer Instrucional: conteudista (profissional que irá fornecer o conteúdo que será ensinado), revisor (profissional responsável por analisar o material elaborado), professores formadores / tutores (profissionais responsáveis pelo processo de ensino durante a aplicação do curso), ilustrador, fotógrafo, web designer, designer gráfico, animador, equipe de vídeo, editor de som, músico.

4. PLATAFORMA CORPORATIVA DE EAD PARA CAPACITAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO

4.1. VISÃO GERAL

Segue-se a proposta para implantar a Plataforma Corporativa de EaD para capacitação de tecnologias de geoprocessamento em empresa de energia elétrica.

A proposta consiste em estruturar a metodologia que irá abordar as etapas de planejamento, implantação e uso de plataforma de EaD baseada no ambiente corporativo de treinamento virtual (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) e que irá atender aos profissionais envolvidos com os processos técnicos que utilizam recursos de geoprocessamento na empresa de energia elétrica.

A seguir, são apresentados os componentes da proposta metodológica

4.1.1. Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs)
Para implantar a solução proposta é fundamental o envolvimento da área responsável pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) na empresa. Essa área é estratégica, alinhada aos negócios da empresa, pois lida com o armazenamento e tratamento dos dados corporativos, bem como gerencia toda a infraestrutura de informática e de telecomunicações utilizada pelos sistemas técnicos, administrativos e financeiros.

A solução proposta neste trabalho é baseada em sistema computacional a ser implantado no ambiente de TIC da empresa, sendo necessária, portanto, a utilização da infraestrutura de informática (hardware e software – servidores, redes, sistemas operacionais, aplicativos, antivírus).

4.1.2. Geoprocessamento Corporativo

O setor de Geoprocessamento Corporativo é responsável por planejar, desenvolver e implantar os projetos de geoprocessamento junto às áreas técnicas da empresa. Também coordena o sistema corporativo de informações geográficas (SIG), que disponibiliza dados georreferenciados para os usuários internos (dados vetoriais, imagens georreferenciadas, modelos digitais de terreno, entre outros).

4.1.3. Plataforma corporativa de EaD

A Plataforma Corporativa de EaD é a materialização da política empresarial de RH e está inserida no contexto da Educação Corporativa.

Ela é composta pelos seguintes componentes:

  • Metodologia – Trata-se do planejamento para a construção da Plataforma Corporativa de EaD, com as especificações necessárias, ideias básicas, propostas pedagógicas, entre outros requisitos.
    Contém a documentação necessária para o devido funcionamento da plataforma, com as características técnicas e operacionais.
  • Aplicação (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) – É a sala de aula virtual. É o sistema computacional que irá disponibilizar as aulas e gerenciar o andamento dos alunos no curso específico.
  • Conteúdo – Trata-se do material didático a ser fornecido aos alunos.

4.1.4. Funcionários (alunos) das áreas de Engenharia Elétrica

Os funcionários (alunos) dos cursos a serem implantados na Plataforma de EaD são oriundos basicamente das áreas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica da empresa. São os técnicos, engenheiros, gerentes e tomadores de decisões que necessitam ampliar seus conhecimentos sobre as tecnologias de geoprocessamento para uso nos seus processos.

4.2. PLATAFORMA CORPORATIVA DE EAD

A Plataforma Corporativa de EaD possui características que serão apresentadas nos seguintes componentes:

4.2.1. Gestão dos cursos

Este componente irá efetuar a devida gestão dos cursos de geoprocessamento no ambiente de EaD. A solução deverá gerenciar informações dos cursos a serem oferecidos e os respectivos alunos. Permitirá também elaborar análises dos dados disponíveis no AVA e emitir relatórios gerenciais. O componente de gestão de cursos é responsável pela comunicação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem e as Trilhas de aprendizagem, que serão descritos na sequência.

4.2.2. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é a sala de aula virtual. É o sistema computacional que irá disponibilizar as aulas e gerenciar o andamento dos alunos em cada curso específico, de forma individual.

O AVA é o sistema de gestão do ensino e aprendizagem (LMS – Learning Management System), ou seja, é o aplicativo desenvolvido para ajudar os educadores a criar cursos on-line, ou suporte virtual a cursos presenciais e semipresenciais, de alta qualidade e com muitos tipos de recursos disponíveis.

4.2.3. Trilhas de aprendizagem para capacitação em geoprocessamento

O conceito de ‘Trilhas de aprendizagem’ apresenta ideias e implementações práticas associadas ao plano de capacitação corporativo. O objetivo das Trilhas de aprendizagem é produzir conhecimento necessário para desenvolver competências, o que engloba conteúdo teórico, habilidades e atitudes, requeridas para o desempenho dos diferentes níveis ocupacionais no dia a dia profissional. Continuamente, essas competências aprimoradas é que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da empresa.

Segundo Freitas e Brandão (2005):

As trilhas de aprendizagem são sequências de cursos e atividades elaboradas em diferentes mídias com o objetivo de serem complementares entre si e de construírem o conhecimento a respeito de determinado tema.

Este assunto ganhou destaque porque representa estratégia de aprimoramento inovadora e eficaz, que propicia ao funcionário o aprendizado contínuo por meio de várias formas de aperfeiçoamento pessoal e profissional, integrado ao seu planejamento de carreira.

São experiências de aprendizagem planejadas para tornar o processo de absorção de conhecimento mais efetivo e adequado aos diferentes perfis de profissionais.

Para entendimento da proposta sobre ‘Trilhas de aprendizagem’ são relacionados os seguintes elementos:

a) Perfis dos usuários (Público-alvo da Plataforma Corporativa de EaD)

Profissionais da empresa de engenharia:

  • técnicos e engenheiros sem experiência em geoprocessamento;
  • técnicos e engenheiros com experiência em geoprocessamento;
  • analistas de geoprocessamento;
  • analistas de sistemas;
  • gerentes e tomadores de decisões – perfil genérico;
  • gerentes e tomadores de decisões – com perfil mais técnico.

Pré-requisitos necessários para a realização do curso on-line: conhecimentos básicos de informática, acesso ao computador e à internet.

b) Cursos a serem ofertados

Os cursos de geoprocessamento a serem oferecidos na modalidade EaD possuem as seguintes características:

  • Código do curso;
  • Descrição do curso;
  • Duração do curso (em horas);
  • Tipo do curso – com mediação ou autoinstrucional.

Os cursos com mediação irão utilizar o AVA para que haja a interação entre os alunos, professores e tutores. Esses cursos são normalmente teóricos e é importante que ocorra a troca de conhecimentos entre os participantes. O AVA será utilizado para consolidar as informações entre os participantes.

A mediação com os alunos é feita basicamente com o envolvimento do tutor, que tem as seguintes atribuições: corrigir e comentar os trabalhos realizados pelos alunos; ajudar os alunos a compreender os materiais do curso por meio de discussões e explicações; ajudar os alunos no planejamento dos trabalhos; acompanhar e supervisionar trabalhos práticos e projetos; atualizar informações sobre o progresso dos alunos; fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes; servir de intermediário entre a instituição e os alunos.

O outro tipo de curso é o autoinstrucional, cujo resultado é produto fechado, que não pode ser alterado na fase de execução e, em geral, dispensa a participação de educador na sua execução. O foco do Designer Instrucional nesse caso deve estar na utilização de multimídia que torne o conteúdo agradável, interessante e que permita o aluno interagir com o mesmo.

c) Abordagens pedagógicas

Serão utilizadas duas abordagens pedagógicas (teorias de aprendizagem) nos cursos propostos:

  • teoria construtivista – treinamentos do tipo com mediação, para consolidar conceitos teóricos, construção do conhecimento baseado em trabalhos em grupo, trocas de experiências;
  • teoria behaviorista – os treinamentos do tipo autoinstrucionais são baseados principalmente em instruções de uso de software, tutoriais;

d) Trilhas de aprendizagem personalizadas

Cada aluno terá sua própria Trilha de aprendizagem, a ser negociada com o Coordenador imediato. A Trilha de aprendizagem é individual, personalizada, pois o próprio funcionário será o responsável por construir seu conhecimento, sua formação, sua carreira.
Segue Figura 1 com diagrama sobre as Trilhas de aprendizagem.

Figura 1 – Diagrama sobre as Trilhas de aprendizagem.

4.3. INTEGRAÇÕES DA PLATAFORMA CORPORATIVA DE EAD COM SISTEMAS DA EMPRESA

Outra contribuição da proposta é a criação de ‘Ecossistema de recursos educacionais e tecnológicos’, que é a integração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com os diversos sistemas implantados na empresa.

Seguem abaixo as descrições das principais integrações propostas:

4.3.1. Integração com a Biblioteca Virtual Corporativa

A Biblioteca Virtual Corporativa é a iniciativa tecnológica para disponibilizar o acervo digital de livros, composto por milhares de títulos, em várias áreas do conhecimento, tais como: administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, entre outras.

4.3.2. Integração com o Sistema de Gestão Empresarial (ERP)

O ERP (Enterprise Resource Planning) é o sistema de informação que integra os dados e os processos da empresa em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão). É o sistema de gestão empresarial.

A integração da Plataforma de EaD com o ERP tem objetivo de manter atualizados os dados dos funcionários, toda a parte contábil relativa aos custos dos treinamentos, a frequência dos alunos, entre outros.

4.3.3. Integração com o Sistema Corporativo de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)

O Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é a tecnologia que provê meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos.

O sistema de GED permite que os usuários acessem os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador web por meio da intranet corporativa.

No caso da integração da Plataforma de EaD com o GED todos os documentos relativos aos cursos oferecidos podem ser armazenados, acessados e gerenciados pelo sistema.

4.3.4. Integração com o Sistema Corporativo de Business Intelligence (BI)

O termo Business Intelligence (Inteligência Empresarial ou Inteligência nos Negócios) é o processo de organização, análise, coleta, compartilhamento e controle de informações dirigidas aos negócios.

A integração da Plataforma de EaD com o Sistema de Business Intelligence (BI) tem objetivo de extrair informações da base de dados dos cursos para gerar relatórios e gráficos gerenciais sobre o andamento dos mesmos.

4.3.5. Integração com o Sistema de Geoprocessamento Corporativo

O Sistema de Geoprocessamento Corporativo gerencia os dados georreferenciados da empresa.

A integração da Plataforma de EaD com o Sistema de Geoprocessamento Corporativo permitirá efetuar diversas análises espaciais que envolvem a localização dos alunos, mapeamento de possíveis polos de atendimento, elaboração de mapas temáticos sobre quantidade de alunos por municípios, entre outras análises.

4.3.6. Integração com o Sistema de Gerenciamento de Imagens Georreferenciadas

O Sistema de Gerenciamento de Imagens Georreferenciadas armazena e publica o acervo de imagens da empresa, que são utilizadas em projetos de geoprocessamento.

A integração da Plataforma de EaD com o Sistema de Gerenciamento de Imagens Georreferenciadas permitirá que os alunos possam ter acesso a esse acervo durante as aulas, para consultas, o que irá otimizar o entendimento prático das atividades referentes ao uso de imagens georreferenciadas

5. DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS DO PROJETO

Os cursos de geoprocessamento baseados em EaD têm objetivo de capacitar a equipe multidisciplinar (profissionais de diferentes áreas) que utilizam geotecnologias em suas atividades rotineiras.

A seguir, foram relacionados os principais diferenciais e benefícios do projeto.

a) Curso didático, acessível

O grande diferencial do curso será abordar os conceitos que envolvem os recursos de geoprocessamento de forma didática, direcionada ao público específico, que são os profissionais (técnicos, engenheiros e gerentes) que necessitam de conhecimentos especializados sobre os mapas, que são utilizados em suas atividades rotineiras.

b) Curso em formato de EaD

O curso será feito na modalidade de EaD, pois no caso de treinamento presencial há diversos fatores que influenciam no seu custo e na oferta: a localização geográfica dos participantes e do local onde será realizado o curso podem ser dificultadores. O alto custo financeiro para efetivação do treinamento presencial foi avaliado, pois há deslocamentos, hospedagens, alimentações, entre outros. A logística para realização do curso presencial envolve muitos detalhes: confirmação de disponibilidade de instrutor, local de treinamento (sala e recursos de informática), confecção de apostilas, agendamento com os participantes.

A proposta é oferecer este curso a distância, com simplificação de logística e redução de custos, mantendo a alta qualidade do conteúdo a ser ministrado.

O treinamento corporativo por meio de EaD além de mais rentável para a empresa, pode ser uma boa maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organização, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação.

c) Distâncias geográficas

Em cursos presenciais, as empresas enfrentam grandes dificuldades para deslocar funcionários e professores aos locais de treinamentos específicos. Em geral, as distâncias são grandes e há muitas pessoas envolvidas com o curso simultaneamente.

Grande vantagem dos cursos em EaD é que o funcionário pode realizá-los de qualquer lugar. A EaD permite aproximar as pessoas e possibilitar melhor aproveitamento da disponibilidade de conteúdos por meios digitais. A forma de emprego das novas tecnologias possibilita a quebra de barreiras e distâncias geográficas, já que é possível sua utilização (pelos funcionários) em qualquer local, desde que tenham acesso à internet, seja em suas casas, em ambiente reservado na estrutura corporativa ou em qualquer outro lugar que seja possível a aplicação dos conteúdos sem prejuízo de seu entendimento e qualidade.

d) Metodologias de ensino

Uma das vantagens da Educação Corporativa a Distância (ECaD) é a possibilidade de utilizar diversos formatos de ensino. As plataformas de ensino a distância permitem novas abordagens pedagógicas, utilizando recursos tecnológicos mais inovadores. Além disso, há várias técnicas de transmitir o conteúdo, podendo ser utilizados recursos lúdicos, videoaulas, web conferência, cursos personalizados, jogos educativos (gamificação) entre outros, intercalando conteúdo com exercícios práticos. Tudo isso para estimular o engajamento e melhorar a forma de aprendizado.

e) Autodesenvolvimento

Os cursos baseados em EaD têm característica muito importante: o aluno (funcionário da empresa) é o responsável pelo seu aprendizado. A empresa oferece oportunidade de aprendizado ao funcionário, que contribui para o seu crescer profissional, mas cabe a ele buscar o constante aprimoramento de suas habilidades, pois o aprendizado adquirido o acompanhará para sempre.

A ECaD contribui para que o funcionário perceba a necessidade de se autodesenvolver.

Os cursos de EaD necessitam que o funcionário tenha mais envolvimento, mais disciplina e organização para acompanhar as atividades dentro do cronograma previsto.

Segundo Faria e Lopes (2014), no curso baseado em EaD o aluno precisa ser autônomo, organizado, disciplinado e responsável.

f) Gestão dos cursos e mensuração dos resultados

A empresa pode efetuar a gestão dos cursos e a mensuração de resultados, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, que permite elaborar relatórios, bem como ter o controle dos acessos e do desempenho dos funcionários nos cursos ofertados. Isso contribui para tomadas de decisões estratégicas dos gestores.

g) Flexibilização de horários

O curso baseado em EaD permite que os funcionários realizem sua aprendizagem nos horários que melhor se encaixam em sua rotina, até mesmo durante o expediente de trabalho, se for o caso, conforme política da empresa.

Dessa forma, os funcionários ganham mais autonomia para a realização de suas atividades e conseguem administrar melhor o tempo.
Com a flexibilização de horários, pode-se planejar a participação de mais funcionários nos treinamentos, sem implicar perda de produtividade.

h) Valorização dos funcionários

Investir em capacitações é forma de mostrar para os funcionários que a empresa se preocupa com desenvolvimento profissional. Eles conseguem perceber essa oportunidade como benefício.

Para a empresa, priorizar o treinamento e a capacitação é promover o aumento da satisfação dos funcionários, o que implica em diminuir os índices de rotatividade.

i) Custos da empresa

O curso realizado presencialmente necessita de investimentos financeiros mais altos, pois há diversos custos envolvidos: com o profissional que ministra o treinamento, o local, a logística, os materiais necessários para a realização das atividades, o transporte, a hospedagem e a alimentação.

O curso baseado em EaD tem logística mais simples e custo menor. Ele pode ser realizado apenas com computador, celular, ou tablet com acesso à internet, possibilitando a participação de muito mais funcionários do que o presencial.

Em EaD há os custos de planejar, criar, desenvolver, implantar e acompanhar os cursos virtuais, que têm que ser considerados. Mas há também economia de escala, pois o mesmo treinamento poderá ser utilizado por diversos funcionários, o que permite unificação dos conteúdos a serem transmitidos.

j) Reconhecimento do curso na carreira do funcionário

O curso será reconhecido internamente como instrumento para o crescimento profissional e também utilizado para avaliar possíveis promoções.

Após conclusão do curso, será emitido certificado de participação

k) Envolvimento da área de TIC da empresa, com respectiva infraestrutura

A área de tecnologia de informação e comunicação (TIC) da empresa terá grande envolvimento na execução e desenvolvimento do projeto, pois contará com o apoio de seus vários setores, que irão trabalhar de forma multidisciplinar: Geoprocessamento, Banco de Dados, Desenvolvimento, Infraestrutura (redes, servidores), entre outros.

l) Curso com mediação (tutor)

A mediação com os alunos será feita basicamente com o envolvimento do tutor, que tem as seguintes atribuições: corrigir e comentar os trabalhos realizados pelos alunos; ajudar os alunos a compreender os materiais do curso por meio de discussões e explicações; ajudar os alunos no planejamento dos trabalhos; acompanhar e supervisionar trabalhos práticos e projetos; atualizar informações sobre o progresso dos alunos; fornecer feedback aos coordenadores sobre os materiais dos cursos e as dificuldades dos estudantes; servir de intermediário entre a empresa e os alunos.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em seus processos de engenharia, a empresa de energia elétrica faz grande utilização de recursos e tecnologias de geoprocessamento, o que justifica esta proposta de capacitação em EaD para os profissionais envolvidos.

A implementação deste projeto irá requerer esforço muito grande, pois é sistema corporativo e envolverá praticamente todas as áreas técnicas da empresa (Geração, Transmissão e Distribuição).

A proposta consiste em estruturar a metodologia e desenvolver o sistema computacional, a ser implantado em ambiente de treinamento corporativo, com o objetivo de disponibilizar os cursos e informações padronizadas para os profissionais envolvidos com processos baseados em recursos e tecnologias de geoprocessamento.

A EaD surge como importante instrumento para promover a educação continuada para profissionais que estão geograficamente dispersos na área onde a empresa atua, com redução significativa dos custos operacionais e dos prejuízos para as rotinas diárias de trabalho.

Investir em educação corporativa e oferecer treinamentos para seus funcionários, mais do que incentivar seu crescimento individual, é a forma de impulsionar a estratégia da empresa. Há também melhorias consideráveis em questões como clima organizacional, retenção de conhecimento, produtividade e retorno financeiro.

Para implantar projetos de Educação a Distância é necessário planejamento adequado, com apoio em projetos pedagógicos construídos com o auxílio de profissionais qualificados e baseados nas principais teorias da aprendizagem.

O treinamento corporativo por meio de EaD é excelente maneira de formar, agregar e estabelecer a base de conhecimentos da organização, formando profissionais especialistas em suas áreas de atuação organizacional.

Neste trabalho buscou-se compreender o processo da Educação Corporativa a Distância, como apoio na construção e compartilhamento do saber e na melhoria do desenvolvimento profissional dos funcionários da empresa. A partir das informações prestadas, pretende-se que as capacitações a serem promovidas por meio da modalidade a distância possam trazer estímulos pela busca do conhecimento e seu compartilhamento, sem que, para isso, seja necessário estar vinculado a determinado espaço físico ou preso a horários definidos.

A EaD beneficia a melhoria contínua nos processos de gestão do conhecimento e no desempenho dos funcionários da empresa de energia elétrica.

Após implantar essa proposta, a empresa poderá aprimorar as estratégias de treinamento, na modalidade a distância, de forma a oferecer maior quantidade de cursos, para envolver os funcionários nas atividades e proporcionar mais flexibilidade de escolha do local e da hora de estudar, sobretudo para suprir lacunas deixadas pelos cursos presenciais na capacitação e no desenvolvimento dos funcionários da empresa por meio da otimização das novas tecnologias de informação e comunicação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRADEE. Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. site internet. Disponível em http://www.abradee.com.br/. 2018. Acesso em: 26 junho 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 18 maio 2018.

CEMIG. Companhia Energética de Minas Gerais. site internet. Disponível em http://www.cemig.com.br/. 2018. Acesso em: 26 maio 2018.

EBOLI, M. P. Educação Corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. 3 ed. São Paulo: Gente, 2004. 281 p.

ELETROBRÁS. Centrais Elétricas Brasileiras. site internet. Disponível em http://www.eletrobras.com/. 2018. Acesso em: 26 maio 2018.

FARIA, A. A.; LOPES, L. F. Práticas Pedagógicas em EaD. Curitiba: InterSaberes. 2014.

FERREIRA, A.; VALÉRIO, J. N. G.; SOUZA, G. C. A Educação a Distância nas Organizações: a Percepção Sobre o e-learning em uma Grande Empresa Nacional. Revista EAD em Foco, Rio de Janeiro, n. 1, v.1, abr./out., 2010. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/6/13. Acesso em: 01 set. 2018.

FREITAS, I.A.; BRANDÃO, H.P. Trilhas de aprendizagem como estratégia para o desenvolvimento de competências. In: ENANPAD, 29. Anais. Brasília: Anpad, 2005. Disponível em: www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-gpra-0316.pdf. Acesso em: 15 set. 2018.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

KENSKI, V. M.; BARBOSA, A. C. L. S. Gestão de pós-graduação a distância: curso de especialização em designer instrucional para educação on-line. In: Congresso lusobrasileiro de política e administração da educação. Anais. Porto Alegre: Anpae, 2007.

Imagem de capa: Pixabay