O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (3/9) o volume 64 da Revista Brasileira de Geografia (RBG), que está comemorando 80 anos do lançamento de sua primeira edição, em 1939.

Na sua estreia, a RBG caminhou lado a lado com a realização do primeiro Censo Demográfico do IBGE, em 1940, apresentando os marcos geodésicos para a definição dos recortes territoriais em que os questionários seriam aplicados.

Para a técnica do IBGE, Maria Lúcia Vilarinhos, um ponto de destaque é a ampliação do alcance da revista, seja por fatores tecnológicos, seja pela expansão da participação de autores:

“Para mim, é muito gratificante constatar que, de lá para cá, nos adaptamos às novas atribuições que a realidade nos foi dando. A modernização tecnológica proporcionou trabalharmos como um periódico eletrônico, o que aumenta a visibilidade dos trabalhos e as possibilidades de representação, através de mapas, imagens, diagramas, fotos”

Segundo Maria Lúcia, a revista é um veículo que se consolidou na divulgação de trabalhos acadêmicos de ampla utilização de informações e pesquisas do IBGE:

“É muito evidente que os autores buscam publicar na RBG porque reconhecem a importância dos nossos projetos, das nossas pesquisas. E isso está muito presente nesse número comemorativo”, comenta. “E é muito gratificante receber esse retorno da comunidade acadêmica/científica”.

Esta edição traz ainda uma homenagem especial a um dos autores, José Manuel Mateo Rodriguez, geógrafo cubano com expressiva produção nas áreas de educação em geografia, geografia ambiental e geografia cultural, que faleceu pouco antes do lançamento da RBG no semestre.

Com edição do IBGE, a RBG é uma publicação científica digital e realiza dois lançamentos ao ano. A submissão de trabalhos é contínua e está aberta a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, inclusive do próprio IBGE. Para acessar o conteúdo completo ou submeter trabalhos, visite o portal da RBG.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O estado-da-arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação