A empresa Guandalini Equipamentos Topográficos e Comércio Ltda assinou no final do mês de agosto um Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG), órgão auxiliar vinculado ao Setor de Ciências da Terra da Universidade Federal do Paraná.

O termo de cooperação, publicado no Diário Oficial da União sob nº 168 de 30 de agosto de 2019, tem com objeto “O desenvolvimento de pesquisas para analisar a precisão de um sistema de posicionamento de precisão denominado Guandalini PPK (sigla GPPK) para uso em Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT)”.

Segundo o coordenador do CEPAG, Prof. Dr. Leonardo Ercolin Filho, esse termo consolida um dos pilares do plano estratégico do centro que visa aproximar as empresas da iniciativa privada com a universidade pública federal, possibilitando acesso às novas tecnologias do mercado e colaborando com pesquisas científicas para validação das especificações técnicas de novas soluções, bem como sua aplicabilidade na área da Geoinformação.

Segundo o diretor da Guandalini, o Me. Eng. Marcos Guandalini, esse termo de cooperação técnica é a perfeita aproximação do meio acadêmico x empresa de tecnologia x mercado de prestação de serviço.

Os profissionais que trabalham em seu cotidiano prestando serviços de Topografia, Geodésia e agora Aerofotogrametria, vivenciam a realidade prática do campo e precisam que o meio acadêmico estude e interprete as novas tecnologias pragmaticamente e assim as valide para o uso imediato substituindo antigas técnicas de levantamento.

As empresas de tecnologia vivem o grande desafio de interpretar e posicionar no Brasil todos os novos hardwares e softwares que são constantemente anunciados pelos fabricantes internacionais.

Estas soluções precisam ser avaliadas por nosso meio acadêmico por pesquisas práticas para termos a certeza de que os profissionais poderão utilizar as novas soluções com um resultado ótimo em seus projetos.

Os três vértices (tecnologia x academia x prestação de serviço) precisam se aproximar para que o mercado brasileiro consiga realmente se desenvolver, realizar estudos claros com rápida absorção pelo mercado, de modo a sermos mais produtivos em campo e contribuindo adequadamente com nossa sociedade.

A expectativa da Guandalini e do CEPAG é que durante a realização das atividades previstas neste termo, sejam desenvolvidas pesquisas acadêmicas e aplicadas com o sistema GPPK instalado em um VANT modelo DJI Phantom 4 PRO e Mavic 2 PRO, permitindo não somente analisar as características técnicas do sistema, mas também desenvolver experimentos que possibilitem analisar a precisão dos resultados obtidos, visando a geração de pesquisas científicas para publicações nacionais e internacionais. Em sequência, outros projetos serão desenvolvidos, objetivando-se até mesmo a criação de uma equipe de capacitação técnica dentro do CEPAG.

Guandalini confirmada na mostra DroneShow e MundoGEO Connect PLUS

Para quem não pôde estar presente no DroneShow e MundoGEO Connect 2019, realizado no fim de junho na capital paulista, ou para quem quer ir além e complementar sua atualização para o mercado através de cursos avançados, fóruns empresariais, mostra de tecnologia e rodadas de negócios, acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), o evento DroneShow & MundoGEO Connect PLUS. As inscrições já estão abertas.

Guandalini Equipamentos Topográficos confirmou sua participação na mostra de tecnologia, comprovando a confiança no mercado de Geotecnologias e Drones.

A Guandalini atua área de comercialização de equipamentos topográficos e em serviços agregados como: locação, manutenção, desenvolvimento de software consolidando grande experiência na agrimensura.

Fundada pelo engenheiro agrimensor Marcos Guandalini, a empresa nasceu da união da força de sua paixão pelos estudos com seu espírito empreendedor ansiando por novos desafios.

Hoje, conta com um corpo diretivo com mais de 20 anos de vivência no segmento, assim, a empresa se destaca pela ampla experiência nos equipamentos disponíveis no mercado e está preparada para indicar aos profissionais, o melhor produto a ser utilizado em cada projeto.

Leia mais: Lançamento Kit Guandalini PPK para drone Phantom 4 ADV/PRO

Marcos Guandalini é um profissional e estudioso da área, a qual dedicou muitos anos lecionando em universidades e dando palestras pelo Brasil. Finalizou em 2010 seu mestrado na universidade de engenharia de São Paulo (POLI-USP), apresentando nova tecnologia que foi colocada em prática no dia a dia do seu trabalho e em projetos aprovados pela FAPESP. Para completar seu curriculum, se pós graduou na área administrativa na FGV SP.

A Guandalini Equipamentos consegue combinar experiência com a capacidade única de desenvolver novos produtos e serviços agregados que, permitem sempre entregar ao mercado, o melhor método de posicionamento.

Estande da Guandalini na última edição da feira MundoGEO Connect e DroneShow, em maio passado na capital paulista
Estande da Guandalini na última edição da feira MundoGEO Connect e DroneShow, em maio passado na capital paulista

Por dentro do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS

Quem estiver no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS vai contar com conteúdos práticos e avançados relacionados a drones e geotecnologias. Serão 140 horas de conteúdo distribuídos em cursos, fóruns, mostra de tecnologia e rodadas de negócios.

Confira todas as atividades que serão realizadas nos três dias do evento:

DSMGplus-Insta-ImagemStories

• Cursos Práticos
– QGIS para Mapeamento Temático
– QGIS para Análise Espacial
– Processamento de Imagens obtidas com Drones

• Cursos Avançados
– Drones para uso em Mapeamento e Meio Ambiente
– Modelagem, Visualização 3D, Realidade Virtual e Aumentada
– Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Urbanos e Sinter
– Análise Espacial para Tomada de Decisões Estratégicas
– Tecnologias e Soluções para Monitoramento de Obras
– Descomplicando a Regulamentação para Trabalhar com Drones
– Instrumentos Geo norteadores para Smart Cities
– Topografia com Drones – Tecnologia, Métodos e Resultados
– Drones para Aerolevantamentos – Tecnologia, Levantamento, Processamento e Resultados
– Inspeções com Drones: Tecnologias, Cases de Sucesso e Tendências
– Construção Digital (BIM), Laser Escâner e Tecnologias Complementares
– Agricultura com Drones: Tecnologias, Métodos e Estudos de Caso

• Fóruns
– 8º Fórum Empresarial de Drones
– 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities
– 1º Fórum de Observação da Terra – Soluções e Aplicações

• Mostra de Tecnologia
– Espaço para exposição de produtos e serviços

• Rodadas de Negócios
– Reunião entre expositores da mostra e potenciais clientes

Na mostra de tecnologia para negócios as empresas poderão mostrar suas soluções através de produtos e serviços. Serão organizadas também rodadas de negócios, mediante agendamento antecipado entre as empresas que participarem da mostra e os visitantes do evento. Um diferencial deste evento será a realização de Rodadas de Negócios, reunindo as empresas que participarem da Mostra de Tecnologia e contratantes potenciais selecionados pela MundoGEO entre os participantes e outros convidados.

As inscrições antecipadas com descontos especiais nas atividades do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS já estão abertas em https://droneshowla.com/plus.

DSMGplus-FB-CapaPáginaGrupo

Imagens da feira: LEX Studio