O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através do projeto de pesquisa Sistema de Monitoramento do Semiárido Brasileiro (SIMSAB), lançará na próxima quarta-feira (18/9) o Portal da Desertificação: dados e indicadores do Semiárido brasileiro.

A plataforma que reúne um conjunto de indicadores, refletem as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza, produzidos a partir de dados das esferas ambiental, socioeconômica e institucional.

Visando assim, possibilitar o diagnóstico da suscetibilidade ao processo de desertificação da região semiárida, auxiliando na definição de políticas públicas de convivência com a região e de combate à desertificação.

Composta por duas aplicações, Índices de Desertificação (IDS) e Sistema de Avaliação da Desertificação (SADes), o sistema foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através de uma equipe multidisciplinar.

Como parte da programação de lançamento do Portal, está prevista a mesa redonda “Desertificação: compreender para poder agir”, que tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a problemática no Semiárido brasileiro.

Na ocasião, participarão do debate Bartolomeu Israel de Souza, Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Paulo Pedro de Carvalho e Ricardo Correia Lima, o último é o Coordenador de Pesquisa do Insa e autor da tese de doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Campina Grande, denominada de “Sistema de Avaliação e Comparação Espacial de Processos de Desertificação no Semiárido brasileiro” que deu origem ao projeto.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD), a região semiárida, está contida no polígono brasileiro de clima semiárido e subúmido seco, vulnerável ao processo de desertificação, que é caracterizado pela degradação das terras e compromete os sistemas produtivos das áreas susceptíveis.

Motivado a isso, o trabalho faz referência à necessidade de ações junto à sociedade para o enfrentamento desse processo de desertificação, bem como a identificação e monitoramento das consequências do mesmo.

Nesse sentindo, o Insa vem reunindo esforços para melhor entender os processos de desertificação na região e organizar um sistema de monitoramento capaz de oferecer a população uma ferramenta de acompanhamento e avaliação das ações de combate à desertificação.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O estado-da-arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação