O Leica GS18 T é a primeira solução de levantamento GNSS com sistema de compensação de inclinação que é imune aos distúrbios magnéticos. Agora você pode levantar quaisquer pontos de forma ainda mais rápida e fácil sem a necessidade de segurar o bastão perfeitamente na vertical. E melhor, você pode implantar seu projeto de uma maneira ainda mais eficiente e conveniente.

Nesta Dicas de Especialistas Leica Geosystems vamos conhecer melhor as mudanças e melhorias ao realizar implantações de pontos com o Leica GS18 T.

A melhoria da implantação de pontos e linhas foi possível devido à capacidade do Leica GS18 T para derivar a informação de posição exata da unidade GNSS móvel, ou seja, o Rover. Usando as informações de rumo capturadas durante o levantamento GNSS, um gráfico na controladora Leia CS20 pode ser orientado corretamente de acordo com a direção real do GS18 T. Dessa forma, os elementos e feições do mundo real podem ser visualizados no aplicativo Implantar Pontos do Leica Captivate do ponto de vista do operário, facilitando muito o trabalho, e consequentemente, a eficiência e produtividade do projeto de topografia.

Com o GS18 T o processo iterativo de aproximar e ajustar, necessário para se locar um ponto com exatidão, não é exigido, porque o bastão não precisa mais ser nivelado perfeitamente na vertical. Quando implantamos pontos de locação de uma maneira convencional, um GNSS RTK Rover precisa ser orientado para o norte, para o sol, ou a alguma outra direção típica. O operador vai perto do ponto de estaca, nivela o bastão verticalmente e ajusta a posição do bastão. Esse processo é repetido muitas vezes até que os desvios de coordenada estejam dentro dos limites predefinidos. Além disso, pode acontecer que o usuário não sabe onde a direção norte é no momento do levantamento topográfico. Em um dia nebuloso também pode não ser possível ver o sol. Esses problemas agora podem ser evitados usando a seta guia no aplicativo Implantar Pontos. Com um bastão com tecnologia de autocompensar a inclinação sem limites de ângulo, a ponta pode diretamente ser guiada ao ponto de locação. Portanto, não há mais necessidade de orientar o Rover e executar o processo iterativo de locar, corrigir, relocar.

Locar pontos com a seta guia: Praticidade e Rapidez

Ao locar/implantar pontos seguindo uma seta de direção, um Rover GNSS RTK não precisa ser orientado para nenhuma direção predefinida. A seta a seguir mostra em que direção o Rover tem que ser movido de acordo com a direção atual do movimento que o operário está realizando.

Rumo e Direção do Movimento

A direção do movimento apresenta o sentido e decretação para qual o operador segurando o Rover se move. Esta direção é determinada a partir das diferenças coordenadas medidas em diferentes momentos (épocas consecutivas). Como visualizado na figura abaixo, a direção do movimento é expressa em relação à direção do norte verdadeiro.

Implantando pontos ou linhas com sistema convencional de Rover GNSS RTK utilizando a seta guia

Usar a seta guia de direção de caminhamento com que o trabalho de locar ponto se torne muito mais fácil e produtivo, como a visualização ao vivo na controladora Leica CS20 o operador pode orientar o Rover GNSS RTK muito mais rápido. No entanto, é importante ter em mente que este método é confiável desde que o sensor se mova, caso contrário, a direção do movimento não pode ser determinada com precisão, uma vez que as coordenadas em épocas consecutivas não diferem mais umas das outras. O sistema pode, portanto, não calcular para que direção o Rover GNSS RTK está orientado. Sem esta informação a seta guia não pode navegar o operador para o ponto a ser implantando.

Implantando Pontos e Linhas com o Leica GS18 T

Devido à unidade de medição inercial (IMU) integrada no GS18 T, o Rover tem a capacidade de determinar a sua posição automaticamente. Como visualizado na figura abaixo, o rumo descreve a direção para que a controlador Leica C20 aponta. Esta é também a direção que o usuário vê ao caminhar. A fim determinar corretamente o rumo, o GS18 T tem que ser corretamente alinhado com a controladora. Isso significa que a interface do usuário no GS18 T tem que estar de frente com o operador. O rumo é expresso com o respeito à direção do norte verdadeiro.

Implantando pontos ou linhas com o sistema de Rover GNSS RTK Leica GS18 T utilizando a seta guia e o rumo do sensor (smartantena)

Como a direção do movimento nem sempre coincide com a direção que o usuário percorre, o rumo do GS18 T é usado para navegar pela seta guia no aplicativo Captivate Implantar Pontos. Desta maneira, o operador pode ver exatamente para que sentido o sensor tem que ser movido. Consequentemente, o desempenho da locação de pontos é aumentado e o tempo gasto no campo é reduzido consideravelmente.

Locando Pontos com o Rover Leica GS18T, rumo do sensor sendo utilizado para a navegação sobre a seta guia

O Leica Captivate e a Implantação Aumentada

Os elementos e feições do mundo real da área a ser implantada podem ser visualizados no software Leica Captivate. Como mostrado na imagem abaixo, esses elementos podem ser um escaneamento de um edifício ou um desenho em arquivo DXF dos objetos localizados nesta área.

Um escaneamento de um edifício, um arquivo dxf com as linhas e pontos dos objetos locados dentro da área de trabalho

Peça uma demo, se você quiser experimentar a nova forma de implantar com o Leica GS18 T

Os leitores que querem ter sua própria impressão do potencial de implantação de projetos com o GS18 T, entre em contato com o seu distribuidor Leica Geosystems local para pedir uma demo. A rede de distribuição da Leica Geosystems estará ao seu serviço.

Adaptado de Metka Majeric – Engenheira de Produto na Leica Geosystems

Saiba mais:

Inscreva-se no Webinar: Gerando posições mais exatas: possibilidade ilimitadas com Smart Antenas e Softwares GNSS.

Imagens: Divulgação