Conhecer as condições meteorológicas contribui para definir as estratégias em diversos setores. Um deles que se beneficia com isso é o Agronegócio, que tem evoluído de forma constante com o uso da tecnologia.

E isso vai além da mecanização. Estamos falando da Agricultura 4.0, que utiliza Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) biotecnologia, big data, sensoriamento e muito mais.

Para garantir processos mais eficientes e melhores colheitas, a 6ª RM Vale TI dedica-se a explorar as potencialidades da tecnologia para o agronegócio, com empresas expositoras que apresentem tecnologias que podem contribuir para os negócios no campo.

A Squitter é uma das empresas que vai estar na 6ª RM Vale TI que apresentará soluções para o setor e que também se aplicam à Smart Cities. Uma delas será o Guru do Agro, que faz o monitoramento de chuva intensa, sensação térmica, estresse hídrico, ponto de orvalho, evapotranspiração e risco de praga, com emissão de alertas. O sistema oferece visualização das informações meteorológicas em tablets, smartphones e laptops.

Para a área de Smart Cities, dados meteorológicos também são fundamentais para a definição de políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida da população. Para esse setor, a Squitter também chega com duas novidades. O primeiro é o Sistema de Alerta de Massa – um sistema de alarme composto por sirenes inteligentes e um sistema de visualização georreferenciada que permite a emissão de alertas à distância. As sirenes emitem um sinal sonoro que pode ser mensagem de voz ou som de evacuação. Sistema ideal para barragens, mineradoras e áreas de risco de deslizamento.

A Squitter apresentará ainda o Pluviômetro Digital de baixo custo, eletrônico totalizador, construído com peças impressas em 3D e materiais resistente às intempéries. O PluvDigi foi criado para substituir os pluviômetros convencionais de torneira e reservatório, facilitando a rotina diária de leitura de precipitação. O acumulado de chuva é visualizado diretamente no display luminoso no corpo do próprio sensor.

A Climatempo é outra empresa que aproveitará a 6ª RM Vale TI para lançar sistemas meteorológicos. A novidade será o aplicativo Pédagua, para monitoramento de alagamentos. Desenvolvido para o município de São Paulo, o aplicativo permite ao usuário desviar de rotas com alto risco de alagamento e também reportar pontos de alagamento detectados. Este APP está integrado a dados do Waze e também a radares meteorológicos próprios de alta precisão no acompanhamento das chuvas em São Paulo.

A Climatempo também apresentará toda tecnologia de monitoramento de condições ambientais desenvolvida no LABs Climatempo, área de inovação sediada no Parque Tecnológico São José dos Campos, aplicada para diversas indústrias e setores afetados pelas condições do tempo. A empresa levará outras soluções como o monitoramento em tempo real para Raios e serviços de monitoramento de chuvas para fazendas.

Também para atender Smart Cities e Agronegócios, a Optimus GIS levará à 6ª RM Vale TI soluções em Sistemas de Informações Geográficas (SIG/GIS). Entre os serviços oferecidos há monitoramento de falha de plantio; sistema de silvicultura de precisão; sistema de alerta de monitoramento de índices de vegetação; aplicação de indicadores hídricos e de ecologia da paisagem, entre outros. A empresa, inclusive, lançara o Sistema de Aplicação para Planejamento de Estradas para Transporte de Madeira.

Mais informações em www.rmvaleti.com.br.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Divulgação