A área de monitoramento e controle de obras é mais um ramo onde os profissionais do setor de Geotecnologias podem atuar, seja na fase de ante-projeto, implantação ou acompanhamento de pontes, viadutos, túneis, minas, barragens, estádios, entre outras.

O monitoramento de obras deve ser feita constantemente, através da ocupação de pontos estratégicos tanto na estrutura em si como fora dela. A correta instrumentação no controle de estruturas tem o objetivo de minimizar prejuízos econômicos e danos ao meio-ambiente, além de salvar vidas.

Quanto às tecnologias empregadas no monitoramento de obras, sejam elas em concreto armado, aço ou qualquer outro material, pode-se usar estações totais robotizadas, receptores GNSS, níveis de alta precisão, RTK, etc..

Para obtermos os resultados esperados sem surpresas indesejadas e principalmente garantir a segurança das pessoas e investimentos, o Monitoramento se prova cada vez mais essencial e indispensável. Novas tecnologias vêm contribuindo a cada dia com a evolução dos equipamentos e técnicas deste processo.

Curso Avançado: Tecnologias e Soluções para Monitoramento de Obras

Para quem não pôde estar presente no DroneShow e MundoGEO Connect 2019, realizado no fim de junho na capital paulista, ou para quem quer ir além e complementar sua capacitação para o mercado através de cursos práticos e avançados, fóruns, mostra de tecnologia e rodadas de negócios acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), o evento DroneShow & MundoGEO Connect PLUS. As inscrições já estão abertas.

Atendendo a uma demanda da comunidade por treinamentos práticos e avançados, com maior tempo para transmissão e discussão dos conteúdos, além de mais interação com os instrutores e participantes, serão realizados no DroneShow e MundoGEO Connect PLUS cursos sobre Geotecnologias e Drones aplicados em diferentes áreas da economia, apresentados por instrutores que são referências no mercado.

O Curso Avançado Tecnologias e Soluções para Monitoramento de Obras, que acontece no dia 6 de novembro das 9h às 18h30, vai apresentar aplicações, dados obtidos, técnicas atuais, instrumentações utilizadas e produtos gerados, tanto para obras de menor porte quanto para barragens.

Voltado a profissionais interessados no conhecimento de técnicas, tecnologias e metodologias, aplicadas em processos de monitoramento e avaliação de obras de pequeno a grande porte.

Tópicos que serão abordados no curso:
• Introdução
• Planejamento e antecipação de problemas
• Condições necessárias para monitorar
• Tipos de dados
• Metodologias de coleta de dados e informações
• Digitalização de projetos e BIM
• Equipamentos e tecnologias de coleta de dados
• Monitoramento na construção civil
• Monitoramento de barragens e estruturas de grande porte
• Exemplos de produtos
• Discussão e estudos de caso
• Encerramento

O instrutor do curso será Rogério Carlos Weigert Junior, da Equipe Leica Geosystems, responsável pelas áreas de produtos e soluções voltadas ao Monitoramento de Barragens e Estruturas de grande porte. Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor – UFPR (Curitiba/Brasil). Pós-Graduado em Auditoria, Avaliação e Perícias em Engenharia – IPOG/PR Experiência profissional: com mais de cinco de 5 anos de experiencia nas áreas de Monitoramento de Estruturas e Auditoria Estrutural em obras de Engenharia e Construção Civil, atualmente faz parte do grupo Hexagon, na Leica Geosystems, contribuindo com as áreas de produtos e soluções voltadas ao Monitoramento de Barragens e Estruturas de grande porte.

Por dentro do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS

Quem estiver no DroneShow & MundoGEO Connect PLUS vai contar com conteúdos práticos e avançados relacionados a drones e geotecnologias. Serão 140 horas de conteúdo distribuídos em cursos, fóruns, mostra de tecnologia e rodadas de negócios.

Confira todas as atividades que serão realizadas nos três dias do evento:

DSMGplus-Insta-ImagemStories

Cursos Práticos
– QGIS para Mapeamento Temático
– QGIS para Análise Espacial
– Processamento de Imagens obtidas com Drones

Cursos Avançados
– Drones para uso em Mapeamento e Meio Ambiente
– Realidade Estendida: Conceitos e Aplicações
– Análise Espacial para Tomada de Decisões Estratégicas
– Tecnologias e Soluções para Monitoramento de Obras
– Topografia com Drones – Tecnologia, Métodos e Resultados
– Drones para Aerolevantamentos – Tecnologia, Levantamento, Processamento e Resultados
– Construção Digital, Laser Escâner e Layout Digital
– Agricultura com Drones: Tecnologias, Métodos e Estudos de Caso

Fóruns
– 8º Fórum Empresarial de Drones
– 1º Fórum de Soluções Geoespaciais para Smart Cities
– 1° Fórum de Observação da Terra – Soluções e Aplicações

Mostra de Tecnologia
– Espaço para exposição de produtos e serviços

Rodadas de Negócios
– Reunião entre expositores da mostra e potenciais clientes

As inscrições antecipadas com descontos especiais nas atividades do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS já estão abertas em droneshowla.com/plus.

DSMGplus-FB-CapaPáginaGrupo

Imagem: Pixabay