A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou o cadastramento com drones em 2017, após lançar a regulação do setor. Naquele ano foram 30 mil cadastrados, sendo 11 mil para uso profissional e 19 mil para uso recreativo.

Até setembro de 2019 já são 77 mil cadastros, sendo 28 mil para uso profissional e 49 mil para uso recreativo, representando um crescimento de 150%. Estes dados da ANAC são públicos e estão no site da Agência, detalhando o avanço mensal e por estado e mostrando ampla transparência de informações.

Entretanto, na minha opinião, podemos ter 150 mil drones ou muito mais voando por aí no Brasil. Significa que muitos drones ainda não estão efetivamente cadastrados na ANAC, principalmente os utilizados para uso recreacional. Estes números se baseiam em percepções e comentários de profissionais que atuam no setor, no Brasil, e em comparações com dados globais realizados por institutos de pesquisa. Abordarei mais detalhes sobre estes dados em meu próximo artigo.

Em 2015 a MundoGEO fez um cadastramento de empresas da cadeia produtiva de drones, formada por fabricantes e importadores de drones, mas principalmente prestadores de serviços, somando 720 empresas. Em 2017 a ANAC recebeu 2 mil registros de empresas para operar com drones e, até setembro de 2019, este número chega a 4 mil. Isto representa um crescimento de 450% em relação a 2015 e 100% em relação a 2017.

Sobre a polêmica de não sabermos com mais exatidão quantos drones temos no Brasil em operação, ajudaria muito se os fabricantes e importadores divulgassem seus números. ANATEL, ANAC, DECEA e Receita Federal também poderiam se unir para ajudar neste levantamento, cruzando suas informações. Complicado mesmo é prever quantos drones entram no país via outros países de forma irregular. Na parte profissional, seria importante também as seguradoras divulgarem quantos drones têm seguros contra terceiros (RETA) emitidos.

Enfim, mapear com maior clareza o mercado será muito saudável para ajudar a divulgar e valorizar a nossa regulamentação, evitar o contrabando, minimizar acidentes e mostrar a força econômica deste setor como um impulsionador da economia brasileira, gerando empregos e prestando serviços de qualidade, de alto valor agregado e aumentando a produtividade com a máxima segurança nas operações.

O Brasil tem uma das melhores legislações do mundo neste setor. O que precisamos é ampliar as ações de educação e conscientização de todos os representantes da cadeira produtiva do setor, contratantes dos serviços e a população em geral. As orientações precisam chegar aos pouco informados e a fiscalização precisa agir sobre os que conhecem as regras mas optam por não segui-las.

Nessa sexta-feira (18/10) às 11h (hora de Brasília) apresentarei um webinar com dados novos e exclusivos do mercado de Drones. Para se inscrever, acesse esta página.

*Emerson Granemann – CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow, cujo propósito é desenvolver o mercado, disseminando conhecimento, conectando pessoas e promovendo o profissionalismo associado à segurança nas operações
Email emerson@mundogeo.com
LinkedIn www.linkedin.com/in/emersongranemann

8º Fórum Empresarial de Drones

Para quem não pôde estar presente no DroneShow e MundoGEO Connect 2019, realizado no fim de junho na capital paulista, ou para quem quer ir além e complementar sua capacitação para o mercado através de cursos práticos e avançados, fóruns, mostra de tecnologia e rodadas de negócios acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), o evento DroneShow & MundoGEO Connect PLUS.

O 8º Fórum Empresarial de Drones acontece no dia 5 de novembro das 9h às 18h30, proporcionando o ambiente ideal para a geração de novos negócios pela ampliação do networking, além do debate das mudanças necessárias na regulamentação dos drones no Brasil provocadas pelos avanços tecnológicos e pelas novas demandas da sociedade.

Dentre as expectativas de novidades regulatórias estão as relacionadas aos aerolevantamentos, voos BVLOS e sobre áreas urbanas, otimização dos processos de certificados de aeronavegabilidade, autorização de voos para projetos específicos, habilitação de pilotos remotos e criação de áreas fixas para testes no Brasil, entre outras.

O Fórum também apresenta os principais desafios resultados práticos na prestação de serviços com drones para os setores agrícola, florestal, meio ambiente, inspeções, mapeamento, topografia, mineração, energia, óleo e gás, entre outros.

Programação completa do 8º Fórum Empresarial de Drones:

DSMGplus-ForunsStories-8FDrones

Moderador: Emerson Granemann
CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow

9h às 12h30 – Painel: Desafios tecnológicos e resultados reais usando drones:

9h às 9h45 – Aerolevantamentos e Cadastro
Reinaldo Colares – Diretor Técnico da HorusGeo
Danilo Rodrigues- Diretor Técnico da GeoSurv Engenharia e Geomática

9h45 às 10h30 – Agricultura e Florestal
Carlos Júnior Ribeiro – CEO da Sensix
Fabrício Hertz – CEO da Horus Aeronaves

10h30 às 11h – Intervalo

11h às 11h45 – Recursos Naturais e Meio Ambiente
George Longhitano – Diretor da Gdrones
Antonio Marcos Ferraz de Campos – Diretor da Hexafly

11h45 às 12h30 – Construção Civil e Inspeções de Estruturas
Chase Dixon Olson – CEO da Smart Sky Consulting
Marco Fábio Borges – Inspetor de Qualidade da XD4 Solutions

12h30 às 14h – Intervalo

14h às 15h20 – Painel: Novidades da ANAC, DECEA e Ministério da Defesa na regulamentação do setor
Coronel Jorge Vargas* – Chefe da Divisão de Coordenação do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo)
Roberto Honorato – Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Cmt Muthz Barros e Cel Mário Celso (Ministério da Defesa)

15h20 às 16h30 – Painel: Principais reivindicações dos empresários do setor para ajustes na regulamentação do setor
André Arruda – CEO da AL Drones
Ulf Bogdawa – CEO da Skydrones
Giovani Amianti – CEO da Xmobots
Samuel Salomão – CEO da Speedbird Aero

16h30 às 17h – Intervalo

17h às 18h30 – Painel: A tecnologia, a segurança pública e a justiça para coibir as operações
Coronel Paulo Luiz Scachetti Junior – Comandante da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP)
Cel Jorge Vargas* – Chefe da Divisão de Coordenação do DECEA
Roberto Honorato – Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC
Roberta Fagundes Leal Andreoli – Advogada Especialista em Direito Aeronáutico e Regulatório do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados
Gustavo Vicentini – CEO da Techshield Dedrone

*a confirmar

As inscrições antecipadas com descontos especiais nas atividades do DroneShow & MundoGEO Connect PLUS estão abertas em droneshowla.com/plus. Vagas limitadas!

DSMGplus-FB-CapaPáginaGrupo

Fonte: DroneShow