No início de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) retirou do ar seu antigo portal na internet, que vinha sendo mantido durante a etapa da transição para o novo.

Com a mudança, a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC) também atualizou sua página, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários aos dados diários das estações.

A partir de agora os dados podem ser obtidos bastando seguir os passos abaixo:

Acessar a página www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/rede-geodesica
Clicar em “RBMC”
Clicar em “Dados diários e situação operacional”
Clicar em “Download de dados”

O usuário poderá selecionar as estações desejadas exibidas no mapa ou em lista, em seguida deverá escolher o período através das opções “calendário” ou “dia do ano” e clicar em “Fazer Download”.

O resultado será uma tabela com os dados das estações escolhidas no período selecionado. Os dados disponíveis serão apresentados na cor azul enquanto os indisponíveis na cor rosa.

Não há mais a necessidade de inserir usuário e senha para o acesso aos dados diários, entretanto o cadastro e o acesso com usuário e senha permanece necessário apenas para o serviço RBMC-IP www.ibge.gov.br/cadastro-dgc, serviço de posicionamento em tempo real a partir das estações da RBMC, para usuários que fazem uso da técnica RTK (relativo cinemático em tempo real) nos seus levantamentos.

Modernização da RBMC

Os esforços para a modernização da RBMC continuam, com a previsão de mais 15 estações com equipamentos multi-constelação até o final deste ano.

Em 2019 também foram instaladas novas estações nas seguintes cidades: Lavras/MG-MGLA, Niterói/RJ-RJNI, Vassouras/RJ-RJVA, Parintins/AM-AMPT e Tabatinga/AM-AMTG.

A RBMC tem parceria com mais de 70 instituições, que colaboram na operação da rede e são de vital importância para o sucesso e continuidade de suas atividades.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay