Com o objetivo de contribuir com grupos técnicos e científicos de diversas áreas que trabalham com espacialização da informação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (17/10) o Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais.

A publicação é a de número 14 da Série de Manuais Técnicos de Geociências.

Amplamente ilustrado e com 143 páginas, o manual traz conceitos de Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento importantes na utilização de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), e mostra suas funcionalidades e ferramentas.

A publicação apresenta, também, informações sobre variados tipos de dados geoespaciais e softwares para seu acesso e uso, com destaque para o QGIS, que utiliza o padrão aberto e gratuito de desenvolvimento e disponibilidade, proporcionando maior alcance aos usuários. E, ainda, orienta a elaboração de cartogramas e impressão de mapas.

O desenvolvimento dos Sistemas de Informações Geográficas proporcionou o acesso de grupos técnicos e científicos de diversas áreas às informações espaciais. Atualmente, com o uso de ferramentas livres e abertas, é possível que usuários de diferentes perfis produzam seus próprios mapas e cartogramas, para uso pessoal, acadêmico ou profissional.

Nesse contexto, o IBGE espera com esse trabalho atender à expectativa de diferentes tipos de pesquisadores e usuários de dados espaciais, incluindo aqueles de áreas diferentes das geociências, com o objetivo de ampliar a utilização e a produção de conhecimento geoespacial, possibilitando o desenvolvimento de novas ferramentas, complementos e aplicações.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem: Pixabay