O DroneShow & MundoGEO Connect PLUS 2019, que acontece de 5 a 7 de novembro no hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo (SP), terá na sua programação o 1º Fórum de Observação da Terra, sob a curadoria do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na ocasião serão apresentados os resultados do Projeto “Monitoramento dos Biomas: Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa”, que tem apoio financeiro do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES.

O projeto está sendo desenvolvido no contexto da estratégia nacional para REDD+, que visa reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes do desmatamento e degradação florestal nos biomas brasileiros.

Os resultados gerados são informações estratégicas para a gestão territorial do país, a formulação e implementação de políticas públicas, a preservação da vegetação dos biomas brasileiros e também para a compreensão da dinâmica da cobertura vegetal do país.

Os pesquisadores do Instituto também apresentarão resultados de outros mapeamentos, como o desmatamento do Pantanal e do Pampa, trazendo comparativos de 2016 a 2018.

Além disso, serão abordadas as tecnologias desenvolvidas pelo INPE para produção e disseminação de dados e informações geoespaciais, com destaque para a plataforma TerraBrasilis e o cubo de dados Brazil Data Cube.

Workshop sobre Uso de Dados e Meio Ambiente

Outra iniciativa do INPE com a MundoGEO no evento será o workshop para capacitação sobre uso dos dados de Risco de Incêndios Florestais, Supressão de Vegetação e Emissões de GEE no bioma Cerrado.

Realizada em parceria com a UFMG e UFG, a atividade faz parte do projeto “Desenvolvimento de Sistemas de Prevenção de Incêndios Florestais e Monitoramento da Cobertura Vegetal no Cerrado Brasileiro‘’, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), financiado pelo Programa de Investimento Florestal (FIP) e administrado pelo Banco Mundial.

O workshop será ministrado por especialistas de vários órgãos governamentais, como MMA, Ibama, ICMBio, SFB, Cemaden, Ciman, IBGE, Funai, ONS, Aneel, SIPAM, MAPA, Embrapa, Incra, MCTIC e Secretarias Estaduais do Meio Ambiente.

Para mais informações, acesse droneshowla.com/plus.

Imagem de capa: Oton Barros (DSR/OBT/INPE)
CBERS4 MUX Cicatriz de queimada em APA de São Félix do Xingú
Coordenadas: 6°25’13.7″S 53°08’20.1″W
Data: 24-08-2019
RGB765 (cor verdadeira)
Cena: 165 / 107