A Prefeitura de Curitiba (PR) se prepara para um novo patamar no planejamento da cidade.

Está em andamento um amplo mapeamento aerofotogramétrico que será realizado com alguns dos mais avançados recursos tecnológicos para garantir dados com alta precisão e acurácia.

A Solução de Gestão Territorial colocará a cidade na vanguarda da cartografia digital. Com o novo sistema será possível saber desde o relevo, hidrografia, sistema viário até os detalhes das construções em solo curitibano.

Sob a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto prevê o levantamento de imagens em três dimensões de toda a cidade feito as partir de aerofotogrametria numa área de 435 quilômetros quadrados.

Com o levantamento tridimensional, a Prefeitura conseguirá avançar na qualidade e na precisão das informações.

“Poucas cidades no mundo têm esse tipo de informação de uma área tão grande e com tamanha qualidade”

Oscar Schmeiske, coordenador de Pesquisa do Ippuc

A captação de imagens foi feita numa área ainda maior, de 550 quilômetros quadrados. Os novos recursos garantirão uma interpretação real de toda a cidade.

Recursos para a modernização

O investimento de 25,9 milhões de reais para contratar o consórcio Curitibatech, formado por quatro empresas especializadas (Esteio, Engefoto e Senografia, de Curitiba, e Hiparc, de Vitória, Espírito Santo), integra o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comparando as imagens dos sistemas existentes com os novos produtos contratados pela Prefeitura de Curitiba, a diferença é notória.

“O levantamento permite identificar mais elementos do que os dados que vínhamos usando”

Segundo ele, que é um especialista em geoprocessamento, a Prefeitura tem há décadas muitos dados espaciais.

“Alguns com características diferentes daquelas que passamos a ter agora. Com atualização permanente, o sistema vai suprir as diferentes necessidades da Prefeitura hoje e também no futuro”

Decolagens para as fotos

Nos últimos seis meses, o morador de Curitiba pode ter observado a presença de aeronaves (bimotores) de pequeno porte sobre a cidade, a altura de cerca de 770 metros. Vencidas as dificuldades do clima da cidade e as normas da aviação, foram dezenas de decolagens para as fotos em 102 faixas de voo. Cada faixa pode ter um voo ou mais.

Também houve 55 faixas de voo destinadas a outra tecnologia, a modelagem a laser, que resulta em imagens precisas relativas ao tipo de superfície. Esta é a primeira vez que Curitiba faz o levantamento a laser, abrangendo toda a cidade.

Tecnologia + experiência

Além da tecnologia embarcada nas aeronaves, os equipamentos do consórcio disponíveis para o trabalho são extremamente avançados e a equipe envolvida, formada por geógrafos, engenheiros cartógrafos, engenheiros civis, programadores, analistas de sistemas e engenheiros da computação, tem longa experiência cartográfica.

As informações levantadas passam ainda pelo controle de qualidade, feito por profissionais com grande conhecimento e, quando necessário, são feitas visitas de campo para tirar as dúvidas e tornar os dados ainda melhores.

“Conhecer a cidade de maneira adequada permite desenvolver políticas públicas compatíveis com a realidade. Os dados que Curitiba já tinha serão incorporados e nenhuma informação cartográfica e geográfica será perdida, pois o sistema é bastante robusto”

Alex Adriano Sikora, geógrafo e gerente do projeto Curitibatech

Exatidão cartográfica

O levantamento segue parâmetros definidos pela Concar (Comissão Nacional de Cartografia), que fixa diretrizes e bases da cartografia brasileira. O sistema desenvolvido para Curitiba atende o PEC (Padrão de Exatidão Cartográfica), utilizado em todo país, e as regras de um instrumento chamado INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais), que se orienta por meio de parâmetros válidos internacionalmente.

Com imagens de alta resolução e ortofotos, que permitem definir uma área, a posição de um muro, a largura de uma rua, a distância exata entre dois pontos, será possível ter o desenho da cidade em três dimensões de forma bastante precisa.

Simulações

Além do resultado cartográfico, que é transformar a cidade toda em desenho ou numa imensa maquete eletrônica, será possível fazer cálculos, testar possibilidades, verificar como o solo está sendo utilizado.

Com tanta informação, também será possível fazer simulações, comparar duas realidades diferentes, um momento antes e depois, saber o fluxo do vento, a insolação nos imóveis, estudar o uso de energia solar, eólica, ampliando os exercícios possíveis.

O novo cadastro de informações poderá ser utilizado por diferentes áreas que precisem dos dados. Dentre elas, o Ippuc, as secretarias da Saúde, de Finanças, do Urbanismo. A população também terá acesso ao banco de dados.

Na avaliação de Schmeiske, outro importante passo que Curitiba dará está relacionado ao sistema que será totalmente integrado.

“A informação espacial, do geoprocessamento, poderá ‘conversar’ com a informação documental, aquela registrada pela Secretaria do Urbanismo, por exemplo. Esta é uma possibilidade nova que dá consistência ainda maior à informação”

Fonte: Bem Paraná

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do evento DroneShow e MundoGEO Connect PLUS , que acontece de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera, em São Paulo. Vagas limitadas!

Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0

Os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019 aconteceram de 25 a 27 de junho em São Paulo, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Geotecnologias e Drones na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagem de capa: Pixabay