“Inovação e tecnologia estão cada vez mais presentes no dia a dia da área de procurement das empresas. Participar de um evento desta magnitude e com executivos de alta relevância para o mercado para discutir sobre as grandes tendências do setor é um dos principais objetivos do Procurement Club”

Foi assim que Fernando Di Sora, CEO da Level Group e um dos organizadores do evento ‘A sociedade do amanhã’, abriu o painel realizado na Welcome Tomorrow, principal evento de mobilidade e propósito do mundo.

Mediado pelo CEO da Regus Tiago Alves e pela jornalista Maria Cândida, o primeiro painel abordou o tema smart city e desenvolvimento urbano. Especialista no conceito de cidades inteligentes, Diego Conti destacou a preocupação em importarmos tudo exatamente como ocorre fora:

“As definições de smart city precisam ser feitas localmente. Nem tudo que vem do Vale do Silício ou demais partes dos Estados Unidos, Europa e China servem para o Brasil. Muitas vezes não temos nem dinheiro para implantar determinados conceitos”

Diretor-presidente da Acepth – Associação dos Comerciantes, Empresários e Proprietários de Imóveis do Triângulo Histórico de SP –, Rafael Guedes concordou e reforçou:

“Além de levarmos em conta o ambiente, é importante também que as pessoas se conscientizem do papel e da força que elas têm na transformação do futuro”

Para contar como largaram o mundo corporativo para se lançar no empreendedorismo no painel, estavam presentes Leandro Baran, investidor e CEO da SouthRock Lab; André Ghion, fundador da Move2; e José Luiz de Aguiar Júnior, diretor comercial da Molécoola.

Todos foram unânimes em afirmar que o principal ponto para empreender é trazer o DNA da execução:

“Larguei um cargo de vice-presidente da SAP na América do Sul para empreender. Até hoje alguns dos meus amigos me chamam de louco, mas o ponto é que eu não queria mais entregar resultado apenas, eu gostaria ser um executor do que eu gosto e acredito”

contou Baran

Ghion disse que muitas pessoas ainda confundem empreendedor com empresário:

“São coisas diferentes. O empreendedor vai além, ele, de alguma forma, causa impacto na sociedade e no mundo ao seu redor”

Aguiar Júnior contou como foi largar a vida de executivo e apresentou o case da Molécoola:

“Eu morava em um apartamento bem maior que o atual e tinha dois carros de luxo. Hoje, tenho apenas um carro, bem mais simples, mas sou muito mais feliz, pois faço o que gosto e consigo mudar radicalmente a vida das pessoas, incluí-las realmente na nossa sociedade”

Para falar sobre smart office, Luana Lorenzato, gerente de Procurement, Facilities & Services do Mercado Pago, apresentou o case ‘Melicidade’, o escritório de 34 mil metros quadrados do MercadoLivre, localizado na cidade de Osasco, Grande São Paulo. Segundo Luana, a Melicidade foi projetada com base em três objetivos: encantar talentos, aproximar-se fisicamente de parceiros e clientes e promover sustentabilidade. Com 2 mil placas fotovoltaicas, a empresa economiza mais de 35% de energia.

“Em todo o Brasil, apenas o estádio do Mineirão é capaz de gerar mais energia que a Melicidade”

O painel que tratou sobre mobilidade contou com a presença de Mario D’Andrea, CEO da Dentsu, como mediador; Miguel Fonseca, diretor da Toyota, Mayra Faour Assad, CEO da YOURMAMA; e Lucas Nassar, arquiteto e urbanista.

“Muitos devem estar se perguntando o que um publicitário faz num painel desse. Mas é justamente para mostrar a vocês como pessoas e marcas podem contribuir para os conceitos de mobilidade”

explicou D’Andrea

Fonseca afirmou que até 2025, 40% do portfólio da Toyota no Brasil serão de carros eletrificados:

“Em 2030, este número estará em 80%”

Nassar, por sua vez, destacou que se a solução do país são os carros elétricos, o conceito já nasce ultrapassado:

“Não adianta termos carros elétricos se os espaços das ruas continuarão a ser ocupados. Resolveremos o problema ambiental, mas o trânsito continuará aumentando”

Nassar acredita que falta ouvir as pessoas.

“Devemos propor aos cidadãos que eles se apropriem de espaços públicos. Isso sim traz resultados concretos na mobilidade. Devemos inseri-las nas resoluções dos problemas para melhorar a mobilidade urbana”

A YOURMAMA trouxe a série documental ‘Hack The City’, que conta a trajetória de personalidades desafiadas a encontrarem soluções para problemas existentes na cidade de São Paulo e resolvê-los por meio do design e da tecnologia.

“Mais do que um produto de audiovisual, queríamos entregar um legado para a cidade. E já estávamos felizes com o impacto causado na capital paulista, mas quando soubemos da indicação na categoria curta-metragem do Emmy, foi muito gratificante, pois comprovou que o trabalho foi bem feito”, comemorou.

Para finalizar, o diretor da Ericsson para a América Latina, Tiago Machado, fez uma provocação sobre como a modernidade chega até nós:

“No século XVIII, as carroças tinham 3,7 metros de largura, medida exata de dois cavalos. Com isso, as estradas tiveram a mesma largura e as ferrovias seguiram a estrada. O primeiro foguete dos Estados Unidos, construído em 1981, era o que havia de mais moderno na época. Mas ele tinha os mesmos 3,7 metros de diâmetro, pois foi construído em Utah e transportado de trem para a Flórida. Fosse mais largo que isso, não passaria nos túneis que há pelo caminho. Conto tudo isso para mostrar a vocês que não adianta sermos os mais inovadores do mundo se somos analógicos para tanta coisa. A indústria 4.0 deve atrair US$ 10 trilhões de investimento até 2030, temos que estar preparados para este crescimento, precisamos inovar sempre”

O evento aconteceu na última quinta-feira (7/11) na Welcome Tomorrow, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).