As empresas Trimble, Hilti e Boston Dynamics anunciaram uma colaboração para explorar a integração entra as soluções de hardware e software para gerenciamento da construção, tecnologia GNSS e dispositivos de captura de realidade da Trimble e da Hilti com os robôs Spot desenvolvidos pela Boston Dynamics.

Os robôs autônomos podem desempenhar um papel significativo na construção, especificamente nos fluxos de trabalho de produção e controle de qualidade, permitindo a automação de tarefas rotineiras e tediosas, reduzindo a carga de trabalho e melhorando a segurança.

As empresas colaborarão para desenvolver uma solução de “prova de conceito”. Equipado com os dispositivos de captura de realidade da Trimble e Hilti como sua carga útil e se comunicando diretamente com um aplicativo de gerenciamento de construção baseado em nuvem, o robô Spot, da Boston Dynamics, poderá fornecer resultados consistentes, oferecer maior eficiência em tarefas repetíveis e permitir atualizações mais rápidas em dados de as built.

Os recursos autônomos e independentes de terreno suportam a natureza dinâmica do ambiente de construção, permitindo que o robô contorne obstáculos e mantenha seu caminho definido para suportar tarefas rotineiras, como varreduras diárias no local, monitoramento de progresso, gerenciamento de ativos e suporte remoto.

“A utilização de robôs para tarefas rotineiras em ambientes perigosos para melhorar a segurança, a eficiência e a consistência da captura de dados faz parte da nossa visão de transformação digital. Estamos entusiasmados com essa colaboração mais recente e esperamos ansiosamente pela possível integração de nossas soluções de hardware e software com o robô Spot da Boston Dynamics para aprimorar os fluxos de trabalho orientados em campo, reduzir a quantidade de retrabalho e facilitar as tarefas no local”

Aviad Almagor, diretor sênior de Realidade Mista e Interface Cérebro-Computador (BCI) da Trimble

A comunicação multidirecional entre o robô, as cargas úteis da Trimble e da Hilti e o aplicativo em nuvem suportam um fluxo contínuo de informações e fecham o ciclo para o ambiente de construção.

“O conhecimento do setor, a liderança e as tecnologias da Trimble e Hilti são ótimos para nossa plataforma robótica. A implantação de uma solução integrada no ambiente real, realizando trabalhos sujos e perigosos, antes, durante e após o estágio de construção é uma visão comum para as três empresas, o que pode ajudar a impulsionar a transformação da indústria da construção ”

Michael Perry, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Boston Dynamics

Imagem: Divulgação