Estão abertas as inscrições para bolsas de pesquisa do Instituto Mamirauá.

A Chamada Pública nº 06/2019, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece sete bolsas para pesquisadores, técnicos e especialistas para a realização de projetos de pesquisa na Amazônia.

Os valores das bolsas vão de R$ 1.950 a R$ 4.160, conforme estipulado na chamada.

As bolsas são para trabalhar em quatro projetos de pesquisa integrantes do programa “Conservação da biodiversidade, uso sustentável dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida das populações locais nas florestas alagáveis da Amazônia Brasileira”.

Os selecionados atuarão em algumas das diferentes linhas de pesquisa do instituto.

São duas vagas em Biodiversidade e Ecologia de Espécies Amazônicas, uma em Manejo de Recursos Naturais e Tecnologias Sustentáveis, duas em Organização Social e Governança Socioambiental, duas em Geotecnologias e Gestão Territorial.

Os bolsistas devem ter dedicação exclusiva e em tempo integral as atividades relacionadas a bolsa, sem vínculo empregatício com nenhuma instituição pública ou privada durante a vigência da bolsa.

Os candidatos também devem ter disponibilidade para residir no local de desenvolvimento da pesquisa e sempre que necessário viajar às unidades de conservação onde o Instituto Mamirauá realiza suas pesquisas, para acompanhar ou desenvolver atividades de campo.

Mais informações sobre as bolsas, orientações para inscrição e envio de documentação para a candidatura estão disponíveis no documento da Chamada Pública nº 06/2019.

O prazo de inscrições termina em 15 de dezembro.

As propostas deverão ser encaminhadas ao Instituto Mamirauá pelo endereço eletrônico chamadapublica.pci@mamiraua.org.br e esclarecimentos e informações adicionais devem ser requisitados pelo e-mail pci.idsm@mamiraua.org.br.

Bolsas em Geotecnologias e Gestão Territorial

Confira as oportunidades na área Geoespacial:

Monitoramento remoto da conversão de hábitats florestais em agroecossistemas

Graduado em Geografia, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas, Ecologia ou áreas afins; possuir Mestrado relacionado às áreas de sensoriamento remoto e Geoprocessamento, ou experiência comprovada de no mínimo 5 anos após a emissão do diploma de nível superior; domínio conceitual e prático do processamento de imagens de sensores remotos.

Sistema de Informações Geográficas Integradas da Amazônia

Técnico de nível médio com diploma de escola técnica reconhecida pelo MEC e com experiência em projetos científicos, tecnológicos ou de inovação; experiência com planilhas eletrônicas; capacidade de redigir relatórios técnicos; capacidade de rápido aprendizado em programas de computador; possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Freia Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagens: Divulgação