No dia 8 de Outubro de 2019, Eduardo de Rezende Francisco, professor de Data Science e GeoAnalytics da Fundação Getulio Vargas, sócio-fundador da GisBI e membro do conselho consultivo do MundoGEO#Connect, proferiu palestra na Universidade das Nações Unidas, na UNU-EGOV, Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, na cidade de Guimarães, em Portugal.

A palestra foi denominada Big Data, Geoanalytics and Data Science. A apresentação discutiu a integração da perspectiva geoespacial com o Big Data Analytics, apresentando estudos como o do desenvolvimento de Indicadores Econômicos a partir do Consumo de Energia Elétrica, conduzido a partir de dados do IBGE e da distribuidora de energia de São Paulo.

Além disso, a plataforma Maptrix da GisBI foi explorada, mostrando projetos de integração de dados secundários georreferenciados – em especial, uma plataforma de gestão de dados de saúde e envelhecimento como suporte para políticas públicas.

A palestra contou com a presença de Elisabete Simões, Chefe da Administração, Delfina Soares, Diretora da UNU-EGOV, e Flávio Yuaça, frequente colaborador da MundoGEO e especialista em Cidades Inteligentes. Segundo Flávio,

“A integração entre geoinformação e a gestão de cidades é fundamental para o sucesso de projetos de Smart Cities, o que passa fundamentalmente por Big Data e Data Science”

O professor Eduardo Francisco completa:

“Neste sentido, foi muito importante a discussão envolvendo GeoAnalytics e oportunidades de projetos acadêmicos e aplicados que trazem o estado-da-arte da integração entre essas competências, no contexto da governança digital”

Mais detalhes sobre a apresentação podem ser acessados em em https://egov.unu.edu/events/archive/seminar/eduardo-rezende-8-october-2019.html#overview .

Imagens: Divulgação