Os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Ciência e Tecnologia (MCTIC) preparam estratégias integradas para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para mineração, energia elétrica e produção de petróleo, gás e biocombustível.

Os ministros titulares das pastas, Bento Albuquerque (MME) e Marcos Pontes (MCTIC), assinaram recentemente portaria conjunta criando um grupo de trabalho interministerial que, nos próximos 45 dias, deverá elaborar o plano e propor as medidas administrativas e legais para viabilizar a aproximação entre os setores de mineração e de energia dos centros de pesquisa.

“O MCTIC sabe onde estão os melhores laboratórios, os melhores centros de pesquisa para esse desenvolvimento”

Ministro Bento Albuquerque

O Ministro Marcos Pontes complementou:

“Estamos no ministério que sabe muito bem todo o potencial que o país tem de transformar toda riqueza natural em bens e qualidade de vida”

Recursos não utilizados

De acordo com Albuquerque, há recursos para incrementar as pesquisas nos setores de mineração e energia:

“Falta de recursos não há, o que falta é governança. Existem recursos e estão dispersos, são dissociados dos resultados que eles poderiam proporcionar e, muitas vezes, não são aplicados. Ficam aguardando os projetos serem viabilizados.”

De fato, as agências reguladoras já dispõem de recursos para pesquisa, arrecadados juntos às empresas, e que não estão sendo utilizados. Só no caso da Agência Nacional do Petróleo, dos R$16 bilhões disponíveis, só apenas R$6 bilhões foram gastos.

O objetivo é sofisticar as cadeias produtivas e agregar valor, por exemplo, na transformação de commodities (produtos primários negociados em mercados internacionais) minerais.

“Nós somos exportadores de commodities e não conseguimos agregar valor. Isso só será feito pela ciência e tecnologia”

Com informações da Agência Brasil. Imagens: Divulgação