Seja para a direção autônoma, casas inteligentes ou manufatura: a inteligência artificial (IA) se tornou parte fundamental no dia a dia. A Bosch utiliza a IA e a Internet das Coisas (IoT) para tornar a vida das pessoas mais fácil e segura possível.

O slogan “O benefício da Inteligência Artificial: construindo confiança mútua” resume a estratégia da empresa em tecnologias e serviços. O foco é segurança e robustez em IA para a fabricação de produtos inteligentes que a Bosch apresentará na CES 2020, em Las Vegas de 7 a 10 de janeiro, considerada a maior feira de tecnologia do mundo.

Alguns destaques de IA da Bosch no evento envolvem um visor virtual 3D, manutenção preditiva para a Estação Espacial Internacional e um sistema de monitoramento interior de veículos.

“As soluções que serão apresentadas na CES deixam claro o objetivo da Bosch em se tornar uma líder de inovação no campo da IA. Até 2025, todos os produtos da Bosch terão inteligência artificial ou serão desenvolvidos ou produzidos com a ajuda de IA”

Michael Bolle, membro da direção mundial do Grupo Bosch

O mercado global para a aplicação de IA é estimado em torno de 120 bilhões de dólares nesse mesmo período, um aumento de doze vezes em relação a 2018 (fonte: Tractica). A Bosch quer alcançar esse potencial: a empresa já investe 3.7 bilhões de euros por ano no desenvolvimento de softwares, atualmente emprega mais de 30 mil engenheiros de software e tem mil colaboradores trabalhando com IA.

Além disso, a Bosch estabeleceu um programa de treinamento abrangente.

“Planejamos ter cerca de 20 mil colaboradores experts em IA nos próximos dois anos. Devemos investir não apenas em inteligência artificial, mas também na capacitação dos profissionais”

explica Bolle

O programa inclui treinamentos em três diferentes níveis para gerentes, engenheiros e desenvolvedores de IA, além de incluir diretrizes para o uso da Inteligência Artificial com responsabilidade. Para essa finalidade, a Bosch elaborou seus próprios princípios de IA para direcionar assuntos relacionados com segurança e questões éticas.

Tecnologia que salva vidas

Como pioneira no desenvolvimento de sistemas de segurança veicular que salvam vidas, como ABS, ESP e unidades de controle para airbag, a Bosch já demonstrou anteriormente que as pessoas se beneficiam de equipamentos confiáveis. A IA também torna os sistemas de assistência ao condutor mais eficientes e inteligentes: por exemplo, quando as câmeras com Inteligência Artificial da Bosch para condução autônoma identificam pedestres parcialmente ocultos, o assistente de frenagem automática de emergência pode reagir de maneira ainda mais confiável. A Bosch está criando tecnologia de aprendizagem e isso é “Tecnologia para a vida”.

Visor Virtual 3D

A Bosch possui mentes criativas de IA desenvolvendo inovações de produtos para mobilidade, casa inteligente e Indústria 4.0. Além disso, é pioneira no mundo todo no setor automotivo em IA – e irá celebrar seu lançamento mundial em Las Vegas: o Visor Virtual criado nos EUA, que nada mais é do que um quebra-sol digital transparente. Por meio de um display LCD transparente conectado à câmera interior, a tecnologia detecta a posição dos olhos do motorista. Usando um algoritmo inteligente, o Visor Virtual analisa a informação e escurece apenas a parte em que o brilho do sol iria causar algum tipo de cegueira momentânea no condutor. A tecnologia ganhou nota máxima do Prêmio Inovação CES.

Além disso, o novo display da empresa também foi premiado. Usando uma tecnologia 3D passiva, o display gera um efeito tridimensional realista de imagens e alertas, o que permite que a informação visual seja notada de forma mais rápida do que notificações tradicionais, aumentando a segurança nas vias.

Veículos Autônomos

Em 2019, as vendas de sistemas de assistência ao condutor da empresa cresceram cerca de 12%, quase 2 bilhões de euros. Eles estão abrindo caminho para a direção autônoma. No futuro, quando os veículos estiverem em modo de direção autônoma parcial em determinados trechos da viagem, como a estrada, o sistema de monitoramento do motorista irá se tornar essencial: nestas situações, a câmera irá assegurar que o condutor consiga retornar ao volante na hora em que quiser e de forma segura. Até 2022, a empresa investirá cerca de quatro bilhões de euros em direção autônoma e irá empregar mais de cinco mil engenheiros.

Para complementar o portfólio de sensores, a empresa está trabalhando na produção de sensores Lidar para pronta entrega. Alinhado com as câmeras e sensores, o Lidar é a terceira tecnologia essencial de sensores, que também consegue detectar objetos não-metálicos, como pedras na estrada, em uma distância favorável.

Na CES, a Bosch usará seu modelo de tecnologia de ônibus elétrico sem motorista com serviços integrados para apresentar as soluções que serão oferecidas para montadoras e fornecedoras de serviços de mobilidade nos pilares de eletrificação, automação, conectividade e personalização de caronas. O portfólio vai além dos componentes para integrar serviços conectados de mobilidade que ofereçam flexibilidade aos usuários para operar, configurar, carregar e manter a frota de veículos para tornar cada viagem segura.

Imagem: Divulgação