O Women in GIS (WiGIS) é uma organização internacional, profissional e social, além de um grupo de defesa de mulheres e seus aliados.

O objetivo do WiGIS é servir de apoio para o desenvolvimento de mulheres nas atividades que envolvem geotecnologias.

Os pontos fundamentais são:

  • Trabalhar para superar a discriminação no trabalho, salários mais baixos, isolamento profissional e outras barreiras comuns que as mulheres podem enfrentar;
  • Fomentar relacionamentos e compartilhamento de recursos entre membros e instituições.

O WiGIS Brasil chega ao país com os mesmos objetivos que o movimento original.

“Nossa intenção é promover o movimento para que mais pessoas saibam que ele existe e aderirem a nossa causa. Temos o propósito de criar uma plataforma de ação para fortalecimento dos profissionais que atuem com geotecnologias e criar condições para qualificação profissional, além de promover eventos para networking e parcerias estratégicas. Nesse contexto, pretendemos contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, estabelecido na Agenda 2030 da ONU, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”

Déborah Pires, co-fundadora

Marina Tedesco, co-fundadora, reforça:

“Enquanto movimento da sociedade civil, podemos, devemos e queremos contribuir para o empoderamento de mulheres dentro de nossa área de atuação, de forma a lhes garantir a possibilidade de realizarem todo o seu potencial na sociedade e a construírem suas vidas de acordo com suas próprias aspirações”

Dáborah Pires e Marina Tedesco

O que o WiGIS pretende:

Ser uma rede de promoção e desenvolvimento, por meio da criação e identificação de oportunidades de protagonismo feminino. Instigar e empoderar mulheres a aprender, ensinar, atuar e promover as profissões que envolvem geotecnologias.

Déborah Pires complementa:

“Nosso propósito é criar um ambiente para que mais meninas e mulheres sejam atraídas pelas geotecnologias e possam se desenvolver em suas atuações profissionais, com apoio e participação de todos”

  • Valores:
  • Equidade de gênero
  • Empoderamento e protagonismo feminino
  • Colaboração
  • Respeito às diferenças
  • Empreendedorismo
  • Inovação

Quer fazer parte? Entre em contato através do Instagram @womeningisbrasil ou através do e-mail womeningisbrasil@gmail.com.

Imagens: Divulgação