Inovação e desafios definitivamente não assustam os empresários Allan Giovani de Souza e Darlan de Souza Grun, sócios da AzimuteTech: Inspeção e Tecnologia. Quando viram a necessidade por mais segurança e dados precisos no mapeamento de tubulações e galerias subterrâneas, os dois uniram forças para desenvolver algo novo nos levantamentos de dados. Surgiu então a ideia de criar robôs para darem conta do recado.

« Na Alemanha já trabalham há um certo tempo com este tipo de tecnologia, » conta Darlan, que teve a ideia quando trabalhava na companhia de saneamento da cidade de Joinville (SC). « Um robô para inspecionar essas tubulações traz segurança e mais confiabilidade ».

Foi pensando nisso que, em 2013, os dois amigos conversaram e resolveram inscrever o projeto no prêmio Sinapse da Inovação, um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador « Ainda era um protótipo arcaico, mas fomos aprovados nas três fases do programa e fomos um dos ganhadores. O prêmio foi um um divisor de águas para nós, o precursor de todo o projeto », completa Darlan.

Durante a aceleração do projeto, Allan conta que conheceu um dos sócios da Azimute Engenharia, empresa com mais de 30 anos de mercado, sempre usando equipamentos Leica Geosystems. « Um dos consultores do Prêmio era amigo de um dos sócios da Azimute Engenharia e, após um ano trocando experiências com a empresa, foi fundada a Azimute Tech, para aplicação de tecnologia robótica de inspeção visual em tubulações . « , conta Darlan. « 

Leica BLK360: o laser compacto que dá conta do recado

Em 2019, a Azimute Tech queria ir além. Pensando novamente em melhorar a segurança e em gerar dados importantes de galerias subterrâneas, foi adquirido um Leica BLK360, o menor e mais leve laser scanner do mercado.

« Temos um projeto grande em Balneário Camboriú para localizar esgoto clandestino na rede de drenagem. O primeiro passo é mapear para onde vão esses rejeitos ».

Darlan conta que, para atender o contrato com a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), iriam mapear manualmente as galerias, enviando pessoas para entrar e tomar as medidas. « Como é um lugar inóspito, quanto menos tempo ficar lá, melhor. A galeria muda de diametro em diversos pontos, precisávamos de uma ferramenta rápida e precisa. Foi aí que a Leica Geosystem nos apresentou o BLK360 e, após testarmos e vermos em funcionamento, percebemos que o laser é fácil de ser operado, prático e muito rápido, superando as nossas expectativas ».

As galerias de Balnerário Camboriú (SC) passam por baixo de vários prédios e ruas e, segundo Darlan, este mapeamento demoraria mais de um mês para ser feito manualmente. « Em janeiro de 2020 já temos outra galeria para escanear, e isso não poderia ser feito sem o BLK ».

Segundo a AzimuteTech, os principais benefícios trazidos pelo BLK360 no projeto foram: « Economia de tempo, segurança (pois os locais são inóspitos), praticidade, quantidade de informações que podem ser extraídas em uma cena, precisão dos dados e facilidade de operação, além de ser bem intuitivo, trazendo economia e assertividade nas operações « .

O empresários contam que, com os dados coletados pelo BLK360, o produto gerado foi o mapeamento interno completo das galerias que passam dentro da cidade, com saídas, contribuições e diâmetros « Este produto pode ser inserido em software CAD para ser manipulado com análise da situação real de toda a galeria », conclui.

Laser BLK360 embarcado em robô

Para quem pensa que a dupla vai parar por aí, está enganado. Os empresários estão desenvolvendo uma integração do Leica BLK360 com seus robôs. « A ideia é, a curto prazo, trabalhar com robos entrando na tubulação e fazendo toda a inspeção. Vamos acoplar o escaner em cima do robô, sem ninguém realmente precisar entra nas galerias e tubulações, tirando diâmetros, medindo e quantificando rupturas, por exemplo ».

Para mais informações sobre a série BLK de Captura de Realidade, entre em contato com a equipe de vendas e marketing da Leica Geosystems Brasil: marketing.br.geo@leica-geosystems.com / vendas.br.geo@leica-geosystems.com.