O Professor Edilson Bias, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília – UnB, encontra-se desenvolvendo uma pesquisa de Pós-Doutorado, com o objetivo de analisar os resultados da implantação e disseminação de dados espaciais por meio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) da América do Sul, envolvendo: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colombia, Equador, Peru e Bolívia, além analizar e propor um modelo de integração de dados para este continente.

A pesquisa está sendo realizada junto às coordenações e aos usuários (instituições públicas, privadas e universidades), de acordo com a figura abaixo:

O envolvimento do usuários tem como objetivo, avaliar a percepção que os mesmo possuem das Infraestruturas Nacionais, buscando identificar se as mesmas mantêm os pontos propostos nos marcos e nos planos de ação.

Para participação, os usuários devem preencher um questionário de apenas 15 perguntas, disponível no site www.ide-americadelsur.com.

O pesquisador informa que, em razão de estar trabalhando com sete países de língua espanhola, todo o material está neste idioma para facilitar para a maior parte do participantes (coordenações e usuários).

O site, possui uma apresentação do pesquisador, o objetivo da pesquisa, uma relação dos endereços de todas as IDE da América do Sul e um conjunto de fotos dos países já visitados, além de um espaço para contatos.

Dada a importância que se reveste a informação espacial nos dias atuais, o MundoGEO convida a todos aqueles que acessam a plataforma inde.gov.br, seja como simples visualizador, produtor e/ou consumidor de dados, que colaborem com a presente pesquisa, para que possamos ter uma radiografia, não só do Brasil, mas da América do Sul.

Imagem: Divulgação