O Professor Edilson Bias, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília – UnB, encontra-se desenvolvendo uma pesquisa de Pós-Doutorado, com o objetivo de analisar os resultados da implantação e disseminação de dados espaciais por meio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) da América do Sul, envolvendo: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colombia, Equador, Peru e Bolívia, além analizar e propor um modelo de integração de dados para este continente.

A pesquisa está sendo realizada junto às coordenações e aos usuários (instituições públicas, privadas e universidades), de acordo com a figura abaixo:

O envolvimento do usuários tem como objetivo, avaliar a percepção que os mesmo possuem das Infraestruturas Nacionais, buscando identificar se as mesmas mantêm os pontos propostos nos marcos e nos planos de ação.

Para participação, os usuários devem preencher um questionário de apenas 15 perguntas, disponível no site www.ide-americadelsur.com.

O pesquisador informa que, em razão de estar trabalhando com sete países de língua espanhola, todo o material está neste idioma para facilitar para a maior parte do participantes (coordenações e usuários).

O site, possui uma apresentação do pesquisador, o objetivo da pesquisa, uma relação dos endereços de todas as IDE da América do Sul e um conjunto de fotos dos países já visitados, além de um espaço para contatos.

Dada a importância que se reveste a informação espacial nos dias atuais, o MundoGEO convida a todos aqueles que acessam a plataforma inde.gov.br, seja como simples visualizador, produtor e/ou consumidor de dados, que colaborem com a presente pesquisa, para que possamos ter uma radiografia, não só do Brasil, mas da América do Sul.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no MundoGEO ConnectDroneShow 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais.

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para agendamento de reuniões. Quem quiser economizar até 50% e ainda ter liberdade de assistir todos os seminários e fóruns pode optar por adquirir um passaporte. Acesse a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Em paralelo às atividades acontece a maior feira de Geotecnologias e Drones nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes as principais empresas e marcas do setor. Neste vídeo de apenas 3 minutos você pode conferir um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Divulgação