A Hitech Electric, empresa de soluções em mobilidade urbana, apresenta o primeiro veículo autônomo desenvolvido no Brasil. Denominado “e.coTech4 Autônomo”, é movido à energia elétrica e possui capacidade para dois passageiros.

O modelo alcança velocidade de até 50 km/h e tem autonomia de 100 km. Com design futurista, pode ser controlado de forma remota por meio de aplicativo de celular. Possui nível de automação 4 e detecta obstáculos numa distância máxima de 50 metros. A precisão de localização do veículo é de até 10 centímetros e o tempo de reação é de 100 milissegundos.

Para desenvolver o “e.coTech4 Autônomo”, a Hitech Electric definiu as especificações técnicas do veículo e as adequações físicas para implementação da tecnologia de direção autônoma. Teve ainda a parceria do Lume Robotics, projeto de inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“O esforço da Hitech Electric para desenvolver o ‘e.coTech4 Autônomo’ concentrou-se no módulo de controle e hardware necessário para atuar nos comandos de direção, aceleração e frenagem”

explica Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric

O “e.coTech4 Autônomo” foi apresentado nesta quinta-feira, 30 de janeiro, em Curitiba (PR), na sede da Positivo Tecnologia, parceira tecnológica da Hitech Electric. Inicialmente, o veículo autônomo está disponível apenas para o segmento corporativo. Pode ser alugado por empresas e utilizado para transporte de passageiros ou cargas em ambientes internos como pátios fabris, campi universitários, resorts ou clubes. Os contratos de locação são de 24 ou 36 meses.

O projeto de adequação do sistema de mobilidade autônoma e a criação do protótipo do veículo da Hitech Electric duraram doze meses. O modelo é capaz de trafegar sem motorista por regiões devidamente mapeadas. Atende a todas as solicitações de transporte entre os pontos das localidades identificadas e não requer preparação especial da infraestrutura viária nem utilização de sistema global de posicionamento (GPS). Além disso, o sistema permite que a tecnologia seja embarcada em qualquer um dos outros veículos da Hitech Electric, inclusive os utilitários elétricos, perfeitos para o transporte de cargas e insumos dentro de plantas industriais.

Durante o trajeto, o sistema autônomo do veículo reconhece quase que instantaneamente obstáculos estáticos e móveis, como sarjetas, muros, postes, pedestres e outros veículos. Dessa forma, prioriza decisões de direção e balizamento, além de realizar as ações adequadas de acordo com o tipo de barreira encontrada.

O veículo autônomo e elétrico é dez vezes mais econômico que o tradicional. Rodar 100 km com esse tipo de veículo custa, em média, R$ 4,50. O mesmo trajeto, quando realizado em cidades por um carro tradicional com motor 1.0 e abastecido com gasolina, pode custar R$ 45,00. O veículo pode ser carregado em qualquer tomada elétrica de 110 V ou 220 V, por meio de plugue de três pinos, no período de seis horas. Além disso, a manutenção do “e.coTech4 Autônomo” pode ser mais barata em função da baixa quantidade de peças móveis.

“Somos pioneiros no mercado de mobilidade autônoma no Brasil. Temos certeza que estamos viabilizando uma solução sustentável, que agrega inovação, conforto, além de eficiência e economia”

completa Rodrigo Contin

Imagem: Divulgação