A Trimble acaba de anunciar a nova versão do SketchUp 2020, software de modelagem 3D, referência global para produção de desenhos arquitetônicos.

Entre as principais mudanças estão a chegada do Outliner, novas garras nas caixas delimitadoras e melhoria no controle de objetos ocultos.

Segundo Edgar Takano, gerente regional de Vendas da Trimble para o SketchUp, todas as inovações foram pensadas com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o fluxo de trabalho dos milhares de usuários do SketchUp em todo o mundo.

“Essa nova versão está cheia de novidades e ferramentas que facilitarão ainda mais o trabalho dos nossos clientes. Estamos plenamente satisfeitos com a entrega, e continuamos trabalhando para que a solução esteja sempre evoluindo, de acordo com a necessidade dos usuários”

Novidades da versão 2020:

• Apresentando o Outliner

Uma nova forma de organizar o modelo, sem precisar criar camadas em camadas. Basta clicar no ícone do globo ocular para alternar entre as principais seções, como plantas principais e mobiliadas.

• Novas garras nas caixas delimitadoras

Quando o usuário clica em um ponto que está obscurecido em um objeto (como um canto traseiro ou um ponto central) e começa a movê-lo, ele fica automaticamente transparente quando algo o interfere. Isso funciona com a ferramenta Girar e a ferramenta Mover, transformando o fluxo de trabalho.

• Melhor controle de objetos ocultos

O menu suspenso agora separa objetos ocultos da geometria. Isso permite gerenciar com mais facilidade a geometria e os objetos ocultos na modelagem.

Por exemplo, caso o usuário queira editar bordas ocultas em uma paisagem ou suavizar superfícies, mas ainda deseja ocultar objetos que estão próximos como árvores, arbustos ou um prédio, agora é possível.

• Atualizações no seu dicionário do SketchUp

A versão 2020 traz algumas atualizações de nomenclatura usadas no SketchUp. Por exemplo: Objetos agora são um termo coletivo para: grupos, componentes e componentes dinâmicos. Além disso, as Camadas agora são chamadas de “Tags”.

• LayOut 2020: Controle de Documento

Não é mais necessário ir e voltar no SketchUp, atualizando cenas para garantir que o desenho saia perfeitamente. Agora o usuário tem ainda mais capacidade de edição, diretamente no LayOut.

• Mais poder para ajustar as vistas do modelo

É possível mudar com segurança um estilo ou ângulo da câmera diretamente no LayOut sem perder acidentalmente suas alterações.

• Personalização aprimorada dos desenhos

Agora é possível vincular o modelo em apenas uma viewport. Nas versões anteriores era necessário excluir essa viewport, inserir um novo modelo SKP e redefinir todas as suas configurações de escala e dimensionamento da viewport.

Além de todas as inovações, o usuário também pode alternar a visibilidade da tag – diretamente no seu documento do LayOut. Ou seja, não precisa criar cenas extras apenas para os arquivos do LayOut, economizando tempo entre o LayOut e o SketchUp Pro 2020.

Para saber mais sobre o SketchUp, acesse www.sketchup.com/pt-BR.

Imagem de capa: Divulgação