O uso da tecnologia tem sido aprimorado por diferentes setores. Indústria, varejo, educação e saúde são exemplos de setores que já adotam dispositivos inteligentes e sistemas avançados para os mais diversos objetivos – facilitar diagnósticos, otimizar a produtividade e aumentar vendas são alguns deles. Em paralelo, o setor de turismo ainda parece longe de explorar o potencial que os recursos tecnológicos têm a oferecer.

Discussões sobre o uso de sensores e realidade virtual ainda parecem distantes e as iniciativas para facilitar esse processo ainda não ocupam os holofotes centrais na mídia. Diante desse cenário, surge a questão: é possível tornar o turismo mais inteligente e eficaz com o uso da tecnologia? Como fazer isso sair do papel e se tornar realidade?

Pensando em colaborar para o avanço do setor em âmbito global, a Minsait, uma empresa de Indra, desenvolveu recentemente uma ferramenta importante para fortalecer o turismo inteligente: o Smart Camiño. A solução consiste basicamente em uma plataforma digital com aplicativos que turistas podem baixar no próprio celular a fim de obter orientação e informações turísticas de forma ágil e eficiente.

Atualmente, a plataforma já está em funcionamento na Galícia (España) e já trouxe como consequência o aumento de 68,5% em consultas a respeito dos destinos da cidade por parte de turistas. Ao todo, já foram registradas mais de 300 mil visitas aos sites relacionados à cidade, feitas principalmente por turistas da Itália, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, França, Argentina e México.

A ideia é estender o uso da solução para outros locais gradativamente, de acordo com o interesse e disponibilidade das cidades em adotar essa tecnologia. “As soluções da Minsait são referências globais em turismo inteligente, um modelo para muitas cidades do mundo, pois são ferramentas completas, capazes de gerar impacto muito positivo na economia local”, explica Alberto Bernal, diretor de Smart Cities da Minsait.

Imagem: Divulgação