Com a expansão da conectividade, várias tecnologias inovadoras estão se tornando mais predominantes; a inteligência de localização é uma delas, aproveitando os dados de posicionamento para gerar insights e criar valor.

No entanto, a inteligência de localização e a navegação historicamente carecem da capacidade de navegar efetivamente dentro dos edifícios. Isso deu origem a uma inovação tecnológica, que tem sido chamada de “Inteligência Espacial”.”

As plataformas de inteligência espacial aproveitam a simulação em tempo real de modelos 3D para fornecer informações visualizadas também em tempo real, que incluem a absorção de vários conjuntos de dados, a integração da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e o rápido desenvolvimento de “gêmeos digitais”.

A tecnologia pode colaborar com as novas tecnologias existentes, como cidades inteligentes, gêmeos digitais, Indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, para criar vários casos de uso inovadores.

Comentando sobre as capacidades das plataformas existentes, Prachir Singh, analista sênior, afirma:

“A Fugro lidera o Spatial Intelligence Platform Capability Index, seguido por PTC e Mapbox, de acordo com um relatório recente da empresa Counterpoint. A Fugro é uma plataforma completa de inteligência espacial, com capacidades em todos os parâmetros e se concentra no setor de Utilities e Recursos Naturais. A PTC tem se concentrado nas aplicações industriais de IoT para Indústria 4.0, principalmente gêmeos digitais, para se concentrar no monitoramento e manutenção de ativos, bem como no treinamento e aprendizado do desenvolvimento dos trabalhadores da indústria. O Mapbox está usando mapas e simulação em 3D para aprimorar seu domínio na inteligência de localização. A WRLD está focada em edifícios e locais inteligentes. Outras plataformas, como Enertiv e NavVis, estão se concentrando na navegação e posicionamento interno e em outras ideias relacionadas”

As plataformas de inteligência espacial podem ser aplicadas de várias maneiras para criar valor, através de melhorias na eficiência operacional, permitindo que as empresas gerem receitas incrementais nas empresas existentes, além de apoiar a criação de fontes de receita novas e não convencionais.

Como o setor de inteligência espacial está em um estágio inicial, os principais players do setor imobiliário, manufatura e automação, serviços públicos e infraestrutura, gerenciamento de eventos, bem como realidade virtual/aumentada e jogos devem fazer parcerias com essas plataformas para aprimorar suas ofertas. Isso impulsionará sua transformação digital existente, criando gêmeos digitais de ativos, visualização de dados da IoT e integração de novas tecnologias, como realidade aumentada, para impulsionar a experiência do usuário.

Um resumo do relatório sobre “Spatial Intelligence Platforms and Ecosystem ” pode ser acessado neste link .

Imagem: Pixabay