Com a expansão da conectividade, várias tecnologias inovadoras estão se tornando mais predominantes; a inteligência de localização é uma delas, aproveitando os dados de posicionamento para gerar insights e criar valor.

No entanto, a inteligência de localização e a navegação historicamente carecem da capacidade de navegar efetivamente dentro dos edifícios. Isso deu origem a uma inovação tecnológica, que tem sido chamada de “Inteligência Espacial”.”

As plataformas de inteligência espacial aproveitam a simulação em tempo real de modelos 3D para fornecer informações visualizadas também em tempo real, que incluem a absorção de vários conjuntos de dados, a integração da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e o rápido desenvolvimento de “gêmeos digitais”.

A tecnologia pode colaborar com as novas tecnologias existentes, como cidades inteligentes, gêmeos digitais, Indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, para criar vários casos de uso inovadores.

Comentando sobre as capacidades das plataformas existentes, Prachir Singh, analista sênior, afirma:

“A Fugro lidera o Spatial Intelligence Platform Capability Index, seguido por PTC e Mapbox, de acordo com um relatório recente da empresa Counterpoint. A Fugro é uma plataforma completa de inteligência espacial, com capacidades em todos os parâmetros e se concentra no setor de Utilities e Recursos Naturais. A PTC tem se concentrado nas aplicações industriais de IoT para Indústria 4.0, principalmente gêmeos digitais, para se concentrar no monitoramento e manutenção de ativos, bem como no treinamento e aprendizado do desenvolvimento dos trabalhadores da indústria. O Mapbox está usando mapas e simulação em 3D para aprimorar seu domínio na inteligência de localização. A WRLD está focada em edifícios e locais inteligentes. Outras plataformas, como Enertiv e NavVis, estão se concentrando na navegação e posicionamento interno e em outras ideias relacionadas”

As plataformas de inteligência espacial podem ser aplicadas de várias maneiras para criar valor, através de melhorias na eficiência operacional, permitindo que as empresas gerem receitas incrementais nas empresas existentes, além de apoiar a criação de fontes de receita novas e não convencionais.

Como o setor de inteligência espacial está em um estágio inicial, os principais players do setor imobiliário, manufatura e automação, serviços públicos e infraestrutura, gerenciamento de eventos, bem como realidade virtual/aumentada e jogos devem fazer parcerias com essas plataformas para aprimorar suas ofertas. Isso impulsionará sua transformação digital existente, criando gêmeos digitais de ativos, visualização de dados da IoT e integração de novas tecnologias, como realidade aumentada, para impulsionar a experiência do usuário.

Um resumo do relatório sobre “Spatial Intelligence Platforms and Ecosystem ” pode ser acessado neste link .

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no MundoGEO ConnectDroneShow 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais.

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para agendamento de reuniões. Quem quiser economizar até 50% e ainda ter liberdade de assistir todos os seminários e fóruns pode optar por adquirir um passaporte. Acesse a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Em paralelo às atividades acontece a maior feira de Geotecnologias e Drones nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes as principais empresas e marcas do setor. Neste vídeo de apenas 3 minutos você pode conferir um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay