A HERE, uma das líderes globais em serviços de mapeamento e plataforma de localização, divulgou o lançamento do HERE Geodata Models para ajudar a acelerar o planejamento e a implantação de redes sem fio 5G.

A solução ajudará o setor de telecomunicações a reduzir as despesas operacionais na implementação da rede.

O HERE Geodata Models é uma representação digital 3D altamente precisa e escalonável dos prédios, árvores e objetos na estrada (postes, viadutos, outdoors etc.) que compõem o ambiente físico ao redor das antenas 5G.

As representações digitais 3D fornecem aos planejadores de rede e engenheiros de radiofrequência (RF) a capacidade de realizar remotamente pesquisas de campo e planejar com precisão onde localizar as antenas 5G para criar uma cobertura de sinal ideal.

As características físicas das redes mmWave 5G podem exigir que as operadoras instalem até 10 vezes mais sites de celular por quilômetro quadrado do que as redes 4G. Diferentemente das redes 4G de espectro de banda média, os caminhos de sinal 5G dentro das bandas de espectro mmWave são especialmente vulneráveis ​​à obstrução de objetos no nível do solo, como edifícios, árvores e outdoors. Para se adaptar a esse comportamento da banda de espectro mmWave, as operadoras de rede exigem um nível muito mais alto de precisão e escalabilidade de localização, que muitas vezes não é suportada nas soluções de projeto e planejamento de rede 3G e 4G.

A HERE está atuando em parceria com vários líderes do setor, incluindo Nokia e Kinetica, para integrar esses dados 3D em suas soluções de planejamento e design de rede. Ao fazer isso, as operadoras de rede podem realizar pesquisas de campo digitais centralizadas para acelerar as implantações de rede e reduzir os custos operacionais gerais relacionados ao projeto e planejamento de rede.

“É um momento emocionante para o setor de telecomunicações, com o foco em oferecer excelentes serviços de rede hoje, enquanto investe em 5G e recursos avançados de rede que estão potencializando o futuro da IoT para consumidores e negócios. O HERE Geodata Models fornece os detalhes que as operadoras de rede móvel precisam para acelerar o design, a implantação e os benefícios das redes 5G em todo o mundo”

disse Giovanni Lanfranchi, diretor de tecnologia da HERE Technologies

O HERE Geodata Models para planejamento de rede 5G inclui:

  • Representações em 3D de volumes de construção com precisão de ± 1 metro ou melhor para a localização do centróide e geometria do edifício, incluindo as alturas;
  • Representações cilíndricas em 3D de troncos de árvores individuais com precisão geoespacial e geométrica de ± 1 metro ou melhor;
  • Representações em volume 3D da folhagem / vegetação das árvores com precisão geoespacial e geométrica de ± 1 metro ou melhor;
  • Representações cilíndricas em 3D dos componentes verticais de postes individuais com precisão geoespacial e geométrica de ± 1 metro ou melhor;
  • Representações cilíndricas em 3D dos componentes verticais de postes individuais com precisão geoespacial e geométrica de ± 1 metro ou melhor; e
  • Modelos digitais de terreno (mapas de altura da terra nua) com níveis de resolução de 1 metro ou melhor.

Medindo a força e a cobertura do sinal celular em todas as redes

A transição de 3 para 4 para 5G não é binária, e as operadoras de rede móvel desejam utilizar todo o espectro de RF para otimizar o serviço. Como as operadoras mantêm várias redes e se preparam para a demanda de 5G IoT, o produto HERE Cellular Signals pode ajudar fornecendo informações sobre o desempenho da rede móvel em 196 países. Os operadores podem obter os dados instantaneamente de sua própria cobertura de rede móvel, bem como a dos concorrentes. A força do sinal é representada para cada torre de célula em uma configuração poligonal e medida em 4 categorias: Excelente / Bom / Regular / Ruim.

O HERE Cellular Signals ajuda as operadoras de celular a monitorar o desempenho de sua própria rede, a conduzir análises competitivas para identificar áreas de força e fraqueza relativas e a tomar decisões de planejamento de rede mais informadas.

Dados de localização 3D para inovação 5G em telecomunicações e além

HERE Geodata Models se junta ao portfólio da empresa de soluções de mapeamento 3D e alta definição para casos de uso corporativos. Os sistemas automatizados de veículos (SAE L1-5) utilizam o HERE Lanes e o HERE HD Live Map para maior segurança e conforto, enquanto a Verizon e a HERE estão reunindo a rede 5G, a computação de bordo e o HERE HD Live Map para criar tecnologia de prevenção de colisão de veículos e pedestres. A solução está sendo testada para simulação de tráfego em larga escala, melhor identificação de localização e navegação para entrega e entrega de última milha e compartilhamento / transporte e desenvolvimento de videogames no mundo real.

A HERE aproveita a inteligência artificial e o Machine Learning para melhorar e aprofundar continuamente o Geodata Models, detectando, capturando e classificando automaticamente objetos 3D derivados, como postes, troncos de árvores, copas de árvores e edifícios em escala.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no MundoGEO ConnectDroneShow 2020, que acontece de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais.

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para agendamento de reuniões. Quem quiser economizar até 50% e ainda ter liberdade de assistir todos os seminários e fóruns pode optar por adquirir um passaporte. Acesse a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Em paralelo às atividades acontece a maior feira de Geotecnologias e Drones nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes as principais empresas e marcas do setor. Neste vídeo de apenas 3 minutos você pode conferir um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay