Indústrias, urbanistas, arquitetos, engenheiros civis e especialistas em construção que buscam reduzir o ruído em seus projetos podem contar agora com o novo software de mapeamento desenvolvido pelos especialistas da SoundPLAN GmbH.

A mais recente versão do software, SoundPLANnoise versão 8.2, líder mundial em simulações acústicas que pode ser usado desde a etapas de planejamento e projeto inicial de empreendimentos e instalações, traz diversos novos e redesenhados recursos para modelar a dispersão dos níveis de pressão sonora em virtualmente qualquer ambiente.

O software de mapeamento sonoro é fundamental para combater o incômodo causado pelo ruído. Ele é usado para identificar as principais fontes sonoras, suas localizações e a propagação do som a partir delas.

Com um mapa de ruído é possível visualizar não só os níveis sonoros atuais como também os níveis esperados em uma situação futura. Isso significa que que o ruído pode ser mapeado e mitigado ainda no estágio de concepção de um edifício, antes que um único tijolo tenha sido assentado.

Empreendedores podem testar diferentes cenários e avaliar as melhores opções para mitigar o impacto acústico de seus projetos, protegendo trabalhadores e comunidades dos efeitos nocivos do ruído.

Principais novidades:

  • Na bibliotheca principal, o Geo-Datadase. Onde os dados de projeto são armazenados, o Situation Manager ganhou uma série de novas funções que melhoraram a forma como as informações podem ser filtradas e apresentadas. Isso permite ao usuário trabalhar de forma mais fácil e eficiente.
  • Melhorias na importação de grandes quantidades de dados. Os objetos podem ser divididos em áreas ou blocos de uma forma automática e estruturada, com muito mais clareza.
  • Diversas alternativas podem ser exploradas em uma sala ou edifício industrial. Por exemplo, diferentes conceitos acústicos podem ser testados e comparados com variações de forros, absorvedores ou cortinas em um escritório, assim como o efeito de diferentes enclausuramentos de um equipamento no interior de uma fábrica. Todas as superfícies de uma sala ou edifício industrial podem ser mostrados com códigos de cores, tanto no Geo-Database como na visualização do mapa de ruído. Isso permite um controle gráfico muito rápido dos espectros de emissão, absorção e transmissão atribuídos aos elementos do modelo.
  • Remodelagem completa da interface no módulo Building Acoustics Outside (ISO 12354-3:2017). Este é um modelo de cálculo que permite estimar o isolamento sonoro aos ruídos externos a uma edificação ou o nível de pressão sonora irradiado para fora de uma edificação devido a fontes sonoras em seu interior. Os cálculos são feitos a partir do índice de redução Sonora de diferentes elementos usados na construção das fachadas do edifício, incluindo a transmissão direta e a transmissão por “flanking”.
  • Novas diretrizes internacionais incorporadas aos cálculos de propagação sonora para atender às mais recentes normas de ruído, incluindo SonROAD18 (Suíça) e GPM2019 (Escandinávia). A garantia de qualidade conforme a ISO/TR 17534-3 da Diretiva Europeia e a implementação dos Métodos Comuns de Avaliação de Ruído n Europa (CNOSSOS-EU) continuam, e o software agora atende a mais de cinquenta padrões nacionais e internacionais diferentes.

Jochen Schaal, diretor geral da SoundPLAN GmbH disse:

“Nosso software de modelagem sonora e cálculo de acústica de salas oferece um pacote completo desenvolvido para atender todas as suas necessidades. Ele cobre tudo, desde a modelagem, o cálculo e a apresentação de resultados de forma gráfica e tabular com diferentes níveis de detalhe até planos consistentes para o gerenciamento do ruído de rodovias, ferrovias, aviação, instalações comerciais, industriais e de lazer, além da propagação sonora no interior de edificações, incluindo cálculos de acústica de salas”

Para mais informações sobre o SoundPLANnoise 8.2 visite: www.soundplan.eu.

Imagens: Divulgação