A plataforma Bartolomeo, construída pela Airbus Defence and Space, foi lançada com sucesso no dia 6 de março em Cape Canaveral na Flórida/EUA.

A Bartolomeo está agora a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) e será instalada na parte externa do Laboratório Columbus, o módulo europeu da ISS, também construído pela Airbus.

“Essa plataforma exclusiva oferecerá novos e acessíveis aplicativos de observação da Terra e dará às companhias e instituições de pesquisa a oportunidade única de explorar seu projeto de maneira rápida e fácil no espaço”

afirmou Andreas Hammer, Diretor de Exploração Espacial da Airbus

A Bartolomeo — cujo nome é uma homenagem ao irmão mais novo de Cristóvão Colombo — é financiada pela Airbus e será operada com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA).

A plataforma pode hospedar até 12 slots de carga útil diferentes para os quais fornecerá fonte de alimentação e transmissão de dados de volta para a Terra.

Isso oferece não somente oportunidades para observar a Terra, mas também para pesquisas ambientais e climáticas, robótica, ciências materiais, astrofísica ou ainda para testar novas tecnologias no espaço, abrindo caminho para sua comercialização.

A estratégica posição da plataforma, a 400 quilômetros acima da Terra, oferece uma visão desobstruída do nosso planeta, permitindo o armazenamento de carga útil externa ao percorrer uma órbita baixa da Terra.

Já estão disponíveis oportunidades de lançamento em todas as missões de manutenção da ISS, que são realizadas a cada 3 meses. A acomodação da carga útil oferece slots para uma ampla gama de massas, variando de 5 a 450 kg. Elas receberão uma capacidade de downlink óptico de dados de um a dois Terabytes por dia.

Em apenas 12 meses, qualquer carga útil poderá estar preparada e pronta para operar. Os tamanhos das cargas úteis, suas interfaces, sua preparação antes do processo de lançamento e sua integração são amplamente padronizados. Isso reduz os prazos de entrega e traz uma significativa economia em comparação com os custos tradicionais de missões.

A plataforma Bartolomeo é um serviço ponta-a-ponta de missão, pioneira em termos de espaço sustentável.

Imagens: Divulgação