Cidades Inteligentes, resiliência e gestão estratégica serão assuntos principais na palestra gratuita oferecida pelo GEOeduc na próxima quarta-feira (25/3) às 15h (hora de Brasília).

A palestra abordará sobre as cidades do momento presente e de sua preparação para o futuro, com foco na importância da resiliência e da gestão estratégica para a formação de cidades mais inteligentes.

Cidades Inteligentes

Esse tema já vinha sendo amplamente discutido, sobretudo a partir das proposições da ONU, para a Agenda 2030, com os ODS. Isso, bem antes da Pandemia do Coronavírus. No entanto, agora, a reflexão sobre o assunto se torna ainda mais necessária e urgente.

Como as cidades irão reagir a esses e a outros eventos críticos, como crises do mercado, chuvas intensas ou longos períodos de estiagem?

Com isso, surgem grandes desafios e, proporcionalmente, grandes aprendizados. Existe uma acelerada transformação das relações entre todos os agentes que atuam no ambiente urbano.

Dessa forma, a palestra gratuita As cidades no século XXI – resiliência e gestão estratégica para cidades mais inteligentes discutirá sobre Cidades Inteligentes e assuntos importantes no cenário atual.

A palestra acontecerá ao vivo, e será no dia 25 de março às 15h. Inscreva-se gratuitamente!

Tópicos que serão discutidos

Neste cenário, mostra-se a necessidade de discutir os seguintes tópicos:
– As tecnologias como facilitadoras dos serviços públicos;
– A importância de encontrar a vocação do município para se alcançar um desenvolvimento sustentável;
– Gestão municipal eficiente e percebida como capital político passa pelo foco no desejo, viabilidade e praticabilidade das ações;
– A importância de organizar os dados em informações e as informações em indicadores para gestão municipal mais inteligente e estratégica;
– Cidades mais resilientes, criativas, sustentáveis e inovadoras.

O palestrantes será Júlio Giovanni da Paz Ribeiro – Graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela mesma instituição (2008). Experiências profissionais nos campos da licenciatura, bacharelado e empreendedorismo. Atualmente é CEO do Grupo Hubse, sendo este responsável pelo Instituto GEOeduc e execução dos treinamentos da AcademiaGIS Imagem (Esri BR). Foi o fundador/presidente da APROGEO-MG. Já atuou como professor universitário UniBH, UNA e PUCMinas, nos cursos de Geografia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Mineração e Relações Internacionais. Atualmente é Professor do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Continuada). Possui experiência como coordenador do Curso de Geografia e Diretor do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Uni-BH. Experiência como gerente de Marketing da linha de Conteúdo Geográfico da IMAGEM/ESRI (Soluções de Inteligência Geográfica). Atua nas áreas de tendências tecnológicas e práticas inovadoras de ensino. Consultor em gestão do conhecimento e geotecnologias. Principais áreas de interesse: Tendências Tecnológicas, Educação, Geomarketing, Análises espaciais e Smart Cities.

Artigos sobre o tema

Sugerimos a leitura dos seguintes artigos, também escritos pelo Júlio, sobre Cidades Inteligentes:

Cidades inteligentes e resilientes – Cidades inteligentes e resilientes fazem gestão estratégica e não apenas gestão de crise. Uma cidade não pode culpar as chuvas ou quaisquer fenômenos naturais sazonais por seus problemas: a responsabilidade é estrutural, histórica e complexa.

Profissionais da Geociência estão preparados para lidar com Smart Cities – O objetivo deste texto é iniciar, e provocar, uma reflexão sobre como algumas das principais tendências tecnológicas do momento, tais como Smart Cities, IoT, BigData e I.A. irão ajudar, e muito, a implementação abordagens que nós, profissionais que atuam na área de GIS, já somos habilitados para fazer.